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Rafael Rodrigues da Rosa
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Escola de Engenharia Departamento de Engenharia de Produção e Transportes PROPOSTA E APLICAÇÃO DE UM SISTEMA INTEGRADO DE CUSTEIO PARA UMA EMPRESA PÚBLICA DO SETOR METROFERROVIÁRIO Rafael Rodrigues da Rosa Orientador: Professor Francisco José Kliemann, Dr. Trabalho de Diplomação 2 Porto Alegre, 2006
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Comentários Iniciais Pressão para aumento da produtividade econômica e conseqüente redução da taxa de cobertura Existe hoje um sistema de custeio que permita às empresas saberem de forma precisa, ágil e confiável onde seus recursos estão sendo consumidos? É preciso saber quando, onde, em quê, quanto e como os recursos estão sendo consumidos
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Objetivos Proposição e aplicação de um sistema integrado de custeio em uma empresa pública do setor metroferroviário. Avaliar de forma mais precisa os custos das atividades/processos Auxiliar o processo de tomada de decisão e identificar onde os recursos estão sendo consumidos Explicitar as principais perdas associadas aos processos de manutenção da empresa através de indicadores
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Justificativa Possibilidade de atacar apenas os gastos
É necessário identificar onde existe ineficiência e ‘gorduras’ no sistema Corte de custos indiscriminadamente de forma homogênea pode prejudicar os setores eficientes
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Delimitações Não pretende esgotar os sistemas de custeio existentes
Proposta não é definitiva Sistema limitado à base de dados da empresa
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Referencial Teórico Produtividade Econômica Sistemas de Custeio
Conceitos Gerais de Custos Princípios de Custeio Métodos de Custeio Sistemas de custeio no ambiente metroferroviário
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Fonte: Adaptado de Müller (1996)
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Descrição do Cenário O presente trabalho foi realizado na Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. (TRENSURB) Projeto realizado em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) que atuou em cinco frentes: processos suprimentos custos de manutenção custos ABC indicadores e estratégia.
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Descrição do Cenário Fonte: TRENSURB (1996)
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Descrição do Cenário Utilização do método dos centros de custos com ênfase puramente contábil Atividades e custos nos centros de apoio desconhecidos Rateio inexistente ou inadequado dos custos indiretos As perdas não são explicitadas Utilização do PLACOMP para custeio de OS
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Procedimentos Metodológicos
Fonte: Adaptado de Meneses (1996)
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Procedimentos Metodológicos
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Procedimentos Metodológicos
Produtividade Econômica Análise do atual sistema de custeio da empresa Sistemas de Custeio Revisão Bibliográfica Proposição de Modelo Sistemas de custeio no ambiente metroferroviário Aplicação do Modelo Discussão dos Resultados
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Resultados
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Resultados
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Resultados
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Resultados
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Resultados
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Resultados Resultados
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Conclusões Integração de base de dados até então isoladas
Sistema permitiu avaliar os custos dos processos/atividades da empresa, identificando pontos de melhoria e facilitando o processo de tomada de decisão. Identificação de perdas nos processos de manutenção Utilização do PLACOMP Sistema de custos como um identificador de melhoria
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Sugestões para trabalhos futuros
Discussão a respeito das alterações necessárias para aplicação da metodologia desenvolvida em outros ambientes que não o metroferroviário Criação de outros relatórios com um grau de detalhamento maior e até mesmo uma maior customização destes relatórios por parte dos próprios usuários do sistema.
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