A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A EUROPA DOS 28. Como tudo começou? 1926: 1º congresso da União Pan- Europeia em Viena (Áustria) 24 países aprovaram um manifesto para uma organização.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A EUROPA DOS 28. Como tudo começou? 1926: 1º congresso da União Pan- Europeia em Viena (Áustria) 24 países aprovaram um manifesto para uma organização."— Transcrição da apresentação:

1 A EUROPA DOS 28

2 Como tudo começou? 1926: 1º congresso da União Pan- Europeia em Viena (Áustria) 24 países aprovaram um manifesto para uma organização federativa na Europa O que enfraqueceu esse desejo? Crise de 29; Governo de Hitler (1933); 2ªGM

3 O que renovou esse desejo? A perda de hegemonia econômica para outros países Receio de que o EUA, através do Plano Marshall colocasse em risco a hegemonia da Europa

4 1944: BENELUX, primeiro bloco econômico europeu (união aduaneira). Integrantes: Bélgica, Holanda e Luxemburgo.

5 1946: Churchill fez um discurso considerando o 1º passo para a integração do continente; 1948: Organização Europeia para Cooperação Econômica (OECE) para centralizar a administração da renda recebida pelo Plano Marshall; 1949: Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) – EUA, Canadá e Europa Ocidental

6 1950: CECA (Comunidade Europeia do Carvão e do Aço) – Declaração Schuman Integrantes: países da BENELUX + França, Alemanha e Itália.

7 Tratado de Roma1957: assinatura do Tratado de Roma que cria a Comunidade Econômica Européia (CEE) e a Comunidade Europeia de Energia Atômica (EURATOM) Integrantes: países da CECA + Reino Unido (73), Dinamarca, Irlanda, Grécia (81), Portugal, Espanha (86). Objetivos: formação de um mercado comum, abolição de tarifas alfandegárias, livre circulação de mercadorias, serviços e pessoas.

8 Por que houve uma evolução tão rápida deste bloco? Objetivo de união econômica para fortalecimento em relação aos EUA, diminuindo a dependência criada com Plano Marshall.

9 Enfim, a União Européia 1992: assinatura do Tratado de Maastricht (Holanda), que cria a União Européia (União econômica e monetária). Integrantes: países da CEE + Suécia, Áustria e Finlândia.

10 Tratado de Maastricht Objetivo: Reforçar a cooperação política, desenvolver a vertente social da Comunidade, melhorar as instituições e criar o Banco Central Europeu.

11 Espaço Schengen O Espaço Schengen permite a livre circulação de pessoas dentro dos países participantes, sem a necessidade de apresentação de passaporte nas fronteiras. Mesmo que não haja controle nas fronteiras, os cidadãos residentes nos países membros devem, por norma, portar um documento legal de identificação. Fronteira entre Áustria e Alemanha - uma típica fronteira Schengen, sem nenhum posto de controle.

12 O EURO 1999: adoção da moeda única por 12 países (Zona do EURO). 2002:entrada em circulação da moeda. Atualmente, 18 países integram a zona do euro (Áustria, Bélgica, Chipre, Estônia, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Irlanda, Itália, Letônia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos, Portugal, Eslováquia, Eslovênia e Espanha)

13 Intensas negociações para a entrada de novos membros, que devem seguir as seguintes exigências: combate à dívida pública; países que sejam capita- listas e democráticos; inflação baixa e sob controle; enxugamento da máquina estatal (privatizações); reduzida carga tributária; respeito aos direitos humanos.

14 01/05/2004: 10 novos membros São aceitos a Estônia, Letônia, Lituânia, Polônia, República Tcheca, Eslováquia, Hungria, Eslovênia, Malta e Chipre, sendo os 8 primeiros países ex-socialistas. Criação de uma periferia empobrecida frente a um núcleo forte e rico.

15 A Europa dos 25

16 Integrantes mais recentes da UE: 2007: Romênia e Bulgária 2013: Croácia Não fazem parte da UE: Noruega, Suíça, Moldávia, Belarus e Ucrânia Países candidatos: Islândia, Sérvia, Montenegro, Macedônia e Turquia

17 Turquia: apenas 3% do seu território é europeu, tendo fronteira com o Iraque, 25% dos 73 milhões de habitantes são pobres, 97% da população é islâmica, apresentando problemas com direitos humanos em relação aos Curdos e às mulheres... Enfim, com tantos problemas, talvez o ingresso ocorrerá apenas em 2015;

18 Como funciona a UE: UNIÃO EUROPEIA PODER LEGISLATIVO CONSELHO DA UE Representa os países membros CONSELHO EUROPEU Chefes de Estado+ presidente da CE PARLAMENTO EUROPEU Representa os cidadãos PODER ECONÔMICO Controlado pelo Banco Central europeu PODER JUDICIÁRIO Está sob o comando do Tribunal de Justiça

19 CE: Comissão europeia é um órgão independente que representa o interesse geral dos europeus Presidente: José Manuel Barroso


Carregar ppt "A EUROPA DOS 28. Como tudo começou? 1926: 1º congresso da União Pan- Europeia em Viena (Áustria) 24 países aprovaram um manifesto para uma organização."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google