A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Classificação biológica - O ramo da Biologia que estuda a diversidade dos seres vivos (biodiversidade) é a Sistemática. Este campo de estudo tem como objetivo:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Classificação biológica - O ramo da Biologia que estuda a diversidade dos seres vivos (biodiversidade) é a Sistemática. Este campo de estudo tem como objetivo:"— Transcrição da apresentação:

1 Classificação biológica - O ramo da Biologia que estuda a diversidade dos seres vivos (biodiversidade) é a Sistemática. Este campo de estudo tem como objetivo: 1 – descrever a diversidade biológica; 2 – desenvolver critérios para a organização e classificação dos seres vivos; 3 – entender quais os processos que levam a gigantesca biodiversidade do nosso planeta. - Para expor os resultados de seus estudos, a Sistemática utiliza como ferramenta a Taxonomia. - A taxonomia é um sistema utilizado para organizar os seres vivos em diferentes categorias hierárquicas, denominadas coletivamente de categorias taxonômicas ou táxons.

2 Classificação biológica - Os métodos de classificação dos seres vivos começam a ser melhor definidos a partir do século XVIII, quando Carl von Linné (Lineu) sugere critérios eficientes para tal classificação. Basicamente, as principais contribuições de Lineu nessa área foram: 1 – Definição de critérios mais relevantes para a classificação dos seres vivos, principalmente os de natureza estrutural e anatômica. 2 – Desenvolvimento de um sistema de nomenclatura binomial (explicado em aula). Para mais detalhes, consultar a pg. 237 e 238 do livro-texto de biologia.

3 Classificação biológica - Categorias taxonômicas ou Táxons : REINO FILO CLASSE ORDEM FAMÍLIA GÊNERO ESPÉCIE O Rei Filósofo Classificou Ordinariamente a Família do General Esperidião ANIMAL CORDADOS MAMÍFEROS CARNÍVORA CANÍDEOS Canis Canis familiares

4 Classificação biológica - Categorias taxonômicas ou Táxons : REINO FILO CLASSE ORDEM FAMÍLIA GÊNERO ESPÉCIE O Rei Filósofo Classificou Ordinariamente a Família do General Esperidião ANIMAL ARTRÓPODES ARACNÍDEOS ESCORPIONES BUTÍDEOS Tityus Tityus serrulatus

5 Classificação biológica De acordo com essa analogia: - O que seria o sala (ou escritório)? Filo Cordados. - O que seria o prédio (ou departamento)? Reino Animal

6 Classificação biológica - Atualmente, muitas evidências sustentam que a biodiversidade resulta de um processo evolutivo no qual todas as espécies compartilham ancestrais comuns (por exemplo, a semelhança entre esqueletos fósseis e esqueletos de seres atuais). - Esses ancestrais não estão mais vivos, mas teriam dado origem aos seres vivos atuais. - Existem formas de representar o parentesco evolutivo entre grupos de seres vivos. A mais usada é um diagrama com nome de árvore filogenética ou filogenia (pg. 239 e 240 do livro-texto).

7 Classificação biológica CLASSE Na arvore filogenética, o ponto em que um ramo se divide – geralmente de forma bifurcada - indica a espécie que teria dado origem às espécies mais recentes, ou seja, a espécie ancestral. tempo passado presente

8 Classificação biológica CLASSE As espécies atuais ficam sempre na ponta da filogenia. tempo passado presente

9 Classificação biológica

10

11

12 Os 5 Reinos de seres vivos: - A classificação dos seres vivos em Reinos distintos sofreu, ao longo das últimas décadas, algumas alterações. - Isso pode ser explicado, em parte, pelo avanço das técnicas de análise das estruturas que constituem os seres vivos. Assim, seres que pareciam de um mesmo grupo – por exemplo, algas multicelulares e certas plantas aquáticas – foram agrupados em Reinos diferentes. ALGAPLANTA

13 Classificação biológica Os 5 Reinos de seres vivos: - A classificação dos seres vivos em Reinos distintos sofreu, ao longo das últimas décadas, algumas alterações. - Isso pode ser explicado, em parte, pelo avanço das técnicas de análise das estruturas que constituem os seres vivos. Assim, seres que pareciam de um mesmo grupo – por exemplo, algas multicelulares e certas plantas aquáticas – foram agrupados em Reinos diferentes. - A classificação que adotaremos foi proposta por Robert H. Whittaker em 1969 e complementada por Lynn Margulis e Karlene Schwartz em Tal classificação propõe a classificação dos seres vivos em 5 Reinos:

14 Classificação biológica Os 5 Reinos de seres vivos: -REINO MONERA -REINO PROTOCTISTA -REINO FUNGI -REINO PLANTAE -REINO ANIMALIA

15 Classificação biológica Os 5 Reinos de seres vivos: - REINO MONERA - Inclui todos seres vivos unicelulares procariontes (portanto microscópicos), autótrofos ou heterótrofos: as bactérias.

16 Classificação biológica Os 5 Reinos de seres vivos: - REINO PROTOCTISTA - Inclui seres vivos com características e origens evolutivas muito distintas, razão pela qual este Reino recebe muitas críticas da comunidade científica. - Existem várias propostas para a reorganização deste Reino, mas nós utilizaremos a que esta mais difundida no momento, inclusive em termos de vestibular. - Os seres protoctistas são subdivididos em 2 grupos: Protozoários: todos unicelulares, eucariontes e heterótrofos. Algas: seres unicelulares e multicelulares, eucariontes, autótrofos fotossintetizantes.

17 Classificação biológica Os 5 Reinos de seres vivos: - REINO PROTOCTISTA Protozoários: todos unicelulares, eucariontes e heterótrofos

18 Classificação biológica Os 5 Reinos de seres vivos: - REINO PROTOCTISTA Algas: seres unicelulares e multicelulares, eucariontes, autótrofos fotossintetizantes.

19 Classificação biológica Os 5 Reinos de seres vivos: - REINO FUNGI - Inclui todos os fungos, seres que podem ser unicelulares ou multicelulares, eucariontes e heterótrofos.

20 Classificação biológica Os 5 Reinos de seres vivos: - REINO PLANTAE - Inclui todas as plantas, seres multicelulares, eucarióticos e autótrofos fotossintetizantes. Além disso, todas as plantas apresentam tecidos (grupo de células especializadas em uma função) e, na época de reprodução, desenvolve-se um embrião multicelular maciço, que se alimenta da planta genitora (planta mãe). - Devido à estas duas últimas características (presença de tecidos e de embrião), as algas multicelulares não devem ser classificadas como plantas, já que não possuem tais atributos.

21 Classificação biológica Os 5 Reinos de seres vivos: - REINO PLANTAE

22 Classificação biológica Os 5 Reinos de seres vivos: - REINO ANIMALIA - Inclui todos ao animais, seres multicelulares, eucarióticos e heterótrofos. Uma das características mais típicas dos animais é um estágio embrionário chamado blástula, uma esfera oca de células embrionárias que se forma logo nos primeiros estágios do desenvolvimento embrionário.

23 Classificação biológica Os 5 Reinos de seres vivos: - REINO ANIMALIA

24 Classificação biológica Vírus -Seres que não apresentam constituição celular (acelulares). -Por esta razão, não estão incluídos em nenhum dos Reinos de seres vivos (leitura da pg. 109 – Teoria Celular) -Em geral, constituem-se de ácidos nucleicos (DNA ou RNA) envolvidos por uma capa de proteínas. -São parasitas intracelulares obrigatórios e, fora das células, são completamente inertes (não apresentam metabolismo próprio e não se reproduzem). Contudo, uma vez dentro das células, podem apresentar alto metabolismo e taxa de reprodução.

25 Classificação biológica Vírus


Carregar ppt "Classificação biológica - O ramo da Biologia que estuda a diversidade dos seres vivos (biodiversidade) é a Sistemática. Este campo de estudo tem como objetivo:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google