A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Continente americano: aspecto físico ou geológico Leva em consideração clima, relevo, vegetação, etc.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Continente americano: aspecto físico ou geológico Leva em consideração clima, relevo, vegetação, etc."— Transcrição da apresentação:

1 Continente americano: aspecto físico ou geológico Leva em consideração clima, relevo, vegetação, etc.

2 Critérios Físicos ou geográficos Aspectos físicos e geológicos América do Norte – Canadá, EUA e México América Central – parte continental ou ístmica e parte insular América do Sul – 12 países e 3 territórios

3 America do Norte – Canadá, Estados Unidos e México América Central – Guatemala, Belize, El Salvador, Honduras, Nicarágua, Panamá e as Garandes Antilhas – Jamaica, Cuba, Bahamas, Haiti, Republica Dominicana. América do Sul – Guiana Francesa, Suriname, Guiana, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru, Bolívia, Chile, Paraguai, Argentina, Uruguai e Brasil.

4 Histórico-social-econômico América Anglo-Saxônica – países de língua inglesa (EUA e Canadá) e maior desenvolvimento América Latina – países de língua originadas do latim e menor desenvolvimento

5 América Latina e América Anglo-saxônica Os anglo-saxões e os latinos Se considerarmos a língua falada e os traços culturais impostos pelos colonizadores, a América pode ser subdividida em: América Anglo-saxônica: - Canadá e Estados Unidos. - Língua inglesa. - Religião protestante. América Latina: - México, América Central e América do Sul. - Portugueses e espanhóis. - Religião católica. - Línguas mais faladas: espanhol e português. Parte integrante da obra Geografia homem & espaço, Editora Saraiva

6 Continente americano

7 COLONIZAÇÃO DA AMÉRICA LATINA -COLÔNIA DE EXPLORAÇÃO. - COLONIZADA PRINCIPALMENTE POR PORTUGUESES E ESPANHÓIS, além de holandeses, franceses e ingleses.

8

9

10

11

12

13 Europeus dominam a América

14 Colonização Colônias de povoamento (USA e Canadá) Colônias de exploração (Demais países)

15 A colonização da América Anglo-Saxônica O processo de colonização teve início no séc. XVII. A maioria dos colonizadores são formados por ingleses e franceses. Ao Norte predominou as colônias de povoamento e ao Sul de exploração

16 A Colonização de Povoamento Principais Características: Objetivo: fixar o homem definitivamente nas terras. Desenvolveram os seus próprios meios de subsistência Trabalho familiar; Policultura; Pequenas propriedades.

17

18 Colônia de Exploração Principais características: Objetivo: servir exclusivamente aos interesses das metrópoles. Intensa utilização da terra. Trabalho escravo. Monoculturas. Grandes propriedades.

19

20

21 Oeste Grandes cadeias montanhosas Montanhas rochosas Sierra Madre – México Cordilheira dos Andes – América do Sul

22 Oeste Origem geológica recente Era Cenozóica (65 milhões de anos) Choque de placas tectônicas Ocorrência de terremotos e vulcões em atividade Cumes pontiagudos e altitudes elevadas – sofreram pouco desgaste

23 Oeste Aconcágua (Argentina) – 6.962m de altitude

24 América Latina Cordilheira dos Andes

25 América Latina

26

27 Talamanca

28 Sierra Madre

29 América Leste Presença de escudos cristalinos - extensos planaltos antigos, planaltos rebaixados, depressões, planícies Grandes reservas de minerais Planícies centrais com bacias fluviais

30 Relevo e hidrografia O relevo da América Anglo- saxônica, a exemplo do que ocorre com toda a América, caracteriza-se por apresentar três grandes domínios, que se estendem no sentido norte-sul.

31

32

33 No domínio oriental, há a presença de planaltos cristalinos de origem pré-cambriana, como o do Labrador, no Canadá, e de dobramentos antigos, como os montes Apalaches, junto à costa atlântica, nos Estados Unidos.

34 Vista de los montes Apalaches, en Estados Unidos, donde domina el bosque templado.

35

36 Clima e vegetação Entre os fatores que definem os tipos de climas da América Anglo-saxônica, destacam-se a latitude (distancia da Linha Equador), a disposição do relevo (altitude = altura em ralação ao nível do mar, a cada 180 metros de altitude a temperatura varia em 1ºC)e as correntes marítimas. A latitude faz as temperaturas medias aumentarem de norte para o sul; a disposição do relevo influi na ocorrência de climas áridos e semi-áridos nos planaltos interiores a oeste; e as correntes marítimas, que determinam o declínio das medias térmicas na porção oriental do Canadá (corrente fria do Labrador) ou que são responsáveis pelos elevados índices pluviométricos na península da Flórida (corrente quente do Golfo).

37 Com relação aos grandes domínios climáticos da América observa-se a ocorrência, do norte para o sul, dos seguintes climas: subpolar, ao norte do Alasca e do Canadá; temperado continental, na porção central do Canadá e nos Estados Unidos; árido e semiárido nos planaltos interiores a oeste dos Estados Unidos e o de montanha, no domínio dos dobramentos modernos, equatorial, tropical e subtropical e frio.

38

39

40

41

42

43

44

45

46

47

48

49


Carregar ppt "Continente americano: aspecto físico ou geológico Leva em consideração clima, relevo, vegetação, etc."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google