A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A BASE CORRETA PARA RELACIONAMENTOS. A DOAÇÃO A BASE CORRETA PARA RELACIONAMENTOS : A DOAÇÃO OBJETIVO: Demonstrar que precisamos de uma base correta.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A BASE CORRETA PARA RELACIONAMENTOS. A DOAÇÃO A BASE CORRETA PARA RELACIONAMENTOS : A DOAÇÃO OBJETIVO: Demonstrar que precisamos de uma base correta."— Transcrição da apresentação:

1 A BASE CORRETA PARA RELACIONAMENTOS

2 A DOAÇÃO

3 A BASE CORRETA PARA RELACIONAMENTOS : A DOAÇÃO OBJETIVO: Demonstrar que precisamos de uma base correta para relacionamentos saudáveis que envolva a doação e não somente uma expectativa de gratificação (bem estar ou justiça) ou de trocas. Abandonar o sistema de recompensas ou retaliações (castigos) nos relacionamentos.

4 A BASE CORRETA PARA RELACIONAMENTOS : A DOAÇÃO INTRODUÇÃO: Existem dois tipos principais de bases para relacionamentos, estruturas nas quais eles se apóiam: BASE DE INTERESSE BASE DE DOAÇÃO

5 A BASE CORRETA PARA RELACIONAMENTOS : A DOAÇÃO BASE DE INTERESSE Há uma expectativa de ganho, lucro ou pelo menos troca. O relacionamento é a própria FONTE. Funciona como um contrato. Assim se alguém cumpre a sua parte entende que faz jus a um tipo de recompensa, e o que prevalece é o direito, criando um sistema de gratificações ou retaliações na relação (má vontade).

6 A BASE CORRETA PARA RELACIONAMENTOS : A DOAÇÃO BASE DE DOAÇÃO A perspectiva é a doação, pressupõe a boa vontade, funciona como uma aliança. Assim se o outro não cumpre a sua parte, aquele que está aliançado permanece fiel. O relacionamento não é a fonte em si mesmo. O que prevalece, neste caso, é o amor e a vida.

7 A BASE CORRETA PARA RELACIONAMENTOS : A DOAÇÃO PORTANTO: Na primeira base se não há recompensa, lucro ou pelo menos uma troca, o relacionamento tende para a extinção, como acontece em um relacionamento comercial. Chamamos isso de base mesquinha. Na segunda base, o relacionamento tende a prosseguir por causa da doação(investimento).

8 A BASE CORRETA PARA RELACIONAMENTOS : A DOAÇÃO A BASE CORRETA : Precisamos escolher a base correta, porque ou nós crescemos e evoluímos ou estagnamos na base que estamos, seja para a doação, seja para gratificação ou satisfação.

9 A BASE CORRETA PARA RELACIONAMENTOS : A DOAÇÃO AMOR E DOAÇÃO : O amor se expressa em doação e gera vida. Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:16

10 A BASE CORRETA PARA RELACIONAMENTOS : A DOAÇÃO AMOR É DERRAMADO : Ora, a esperança não confunde, porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado. Romanos 5:5

11 A BASE CORRETA PARA RELACIONAMENTOS : A DOAÇÃO EXEMPLO DE BASE CORRETA : 1.Na contradição da suposta injustiça que Jó sofria, manteve-se fiel no seu relacionamento com Deus. Embora ele me mate, ainda assim esperarei nele… Jó 13:15b (Bíblia Nova Versão Internacional)

12 A BASE CORRETA PARA RELACIONAMENTOS : A DOAÇÃO O relacionamento de Jó com Deus foi além do interesse pessoal de bem estar ou do desejo de justiça. O relacionamento permaneceu! Como Jó conseguiu? Colocando a pessoa de Deus acima do seu interesse pessoal de bem estar ou de justiça. Acima de sua satisfação.

13 A BASE CORRETA PARA RELACIONAMENTOS : A DOAÇÃO 2. A oração de Jó por seus amigos aponta para a doação. Neste momento de doação Deus mudou a sorte de Jó. A atitude de Jó foi além das trocas chegou na doação! Mudou o SENHOR a sorte de Jó, quando este orava pelos seus amigos; e o SENHOR deu-lhe o dobro de tudo o que antes possuíra Jó 42:10

14 A BASE CORRETA PARA RELACIONAMENTOS : A DOAÇÃO AS SUAS EXPECTATIVAS DETERMINARÃO AS SUAS REAÇÕES.

15 A BASE CORRETA PARA RELACIONAMENTOS : A DOAÇÃO ENTÃO.... A atitude correta para relacionamentos deve ir além da expectativa de satisfação. Deve chegar na DOAÇÃO.

16 A BASE CORRETA PARA RELACIONAMENTOS : COMO IR ALÉM DA SATISFAÇÃO OU DA TROCA? VEJA.... Dessa maneira, Ele nos deu as suas grandiosas e preciosas promessas, para que por elas vocês se tornassem participantes da natureza divina e fugissem da corrupção que há no mundo causada pela cobiça. Por isso mesmo, empenhem-se para acrescentar à sua fé a virtude; à virtude o conhecimento; ao conhecimento o domínio próprio; ao domínio próprio a perseverança; à perseverança a piedade com a piedade, a fraternidade; com a fraternidade, o amor. Porque estas coisas, existindo em vós e em vós aumentando, fazem com que não sejais nem inativos, nem infrutuosos no pleno conhecimento de nosso Senhor Jesus II Pedro 1:4 a 8 ( Nova Versão Internacional)

17 A BASE CORRETA PARA RELACIONAMENTOS : COMO IR ALÉM DA SATISFAÇÃO OU DA TROCA? PORTANTO.... O caminho para ir além é criar uma estrutura interior capaz de chegar na atitude de doação.

18 CRIANDO UMA ESTRUTURA INTERIOR CAPAZ DE CHEGAR NA ATITUDE DE DOAÇÃO: NATUREZA DIVINA TORNANDO-ME PARTICIPANTE DA NATUREZA DIVINA (VIDA); II Pedro 1:4 Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tendes vida em vós mesmos. João 6:53 CUIDADO COM A HIPOCRISIA! O cristão que tenta enquadrar-se aos padrões cristãos apenas pelo autocontrole e não por uma genuína conversão do espírito, terá de suportar doenças e frustrações que podem torná-lo deprimido.

19 CRIANDO UMA ESTRUTURA INTERIOR CAPAZ DE CHEGAR NA ATITUDE DE DOAÇÃO: FUGINDO DA COBIÇA FUGINDO DA CORRUPÇÃO QUE HÁ NO MUNDO, CAUSADA PELA COBIÇA (DESEJO VEEMENTE); A COBIÇA FRUSTRADA GERA MÁ VONTADE. Divisor de águas: Amor ou Cobiça? E andai em amor, como também Cristo nos amou e se entregou a si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus, em aroma suave. Mas a impudicícia e toda sorte de impurezas ou cobiça nem sequer se nomeiem entre vós, como convém a santos ; Efésios 5:2 e 3

20 CRIANDO UMA ESTRUTURA INTERIOR CAPAZ DE CHEGAR NA ATITUDE DE DOAÇÃO: FUGINDO DA COBIÇA CRIANDO UMA ESTRUTURA INTERIOR CAPAZ DE CHEGAR NA ATITUDE DE DOAÇÃO: FUGINDO DA COBIÇA O AMOR NÃO PROCURA OS SEUS INTERESSES; O amor é paciente, é benigno; o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece, não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal; 1Cor 13:4,5

21 CRIANDO UMA ESTRUTURA INTERIOR CAPAZ DE CHEGAR NA ATITUDE DE DOAÇÃO: FUGINDO DA COBIÇA CRIANDO UMA ESTRUTURA INTERIOR CAPAZ DE CHEGAR NA ATITUDE DE DOAÇÃO: FUGINDO DA COBIÇA CUIDADO COM A SUBSTITUIÇÃO DO PERFEITO DE DEUS PELO DESEJÁVEL DO HOMEM; -Desejável Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, agradável aos olhos e árvore desejável para dar entendimento, tomou-lhe do fruto e comeu e deu também ao marido, e ele comeu. Gênesis 3:6 -Perfeito E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Romanos 12:2

22 CRIANDO UMA ESTRUTURA INTERIOR CAPAZ DE CHEGAR NA ATITUDE DE DOAÇÃO: FUGINDO DA COBIÇA CUIDADO COM A OBSTINAÇÃO QUE É IDOLATRIA; Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e a obstinação é como a idolatria e culto a ídolos do lar. I Samuel 15:23

23 CRIANDO UMA ESTRUTURA INTERIOR CAPAZ DE CHEGAR NA ATITUDE DE DOAÇÃO: VALORES BÍBLICOS EMPENHANDO-ME PARA ESTABELECER E FAZER CRESCER NA MINHA VIDA, OS VALORES BÍBLICOS ATÉ O AMOR. Porque estas coisas, existindo em vós e em vós aumentando, fazem com que não sejais nem inativos, nem infrutuosos no pleno conhecimento de nosso Senhor Jesus II Pedro 1:4 a 8 ( Nova Versão Internacional)

24 CRIANDO UMA ESTRUTURA INTERIOR CAPAZ DE CHEGAR NA ATITUDE DE DOAÇÃO: VALORES BÍBLICOS CRISTO DEU A SUA VIDA POR NÓS E NÓS DEVEMOS DAR A NOSSA VIDA PELOS IRMÃOS; Nisto conhecemos o amor: que Cristo deu a sua vida por nós; e devemos dar nossa vida pelos irmãos. I João 3:16

25 DOAÇÃO...INDO UM POUCO MAIS ALÉM O VERDADEIRO SIGNIFICADO DA NOSSA EXISTÊNCIA ESTÁ NA DOAÇÃO, E NÃO NA SATISFAÇÃO OU NA RECOMPENSA!!

26 DOAÇÃO...INDO UM POUCO MAIS ALÉM A Igreja de Atos : Vendiam as suas propriedades e bens, distribuindo o produto entre todos, à medida que alguém tinha necessidade. Atos 2:45 Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é mister socorrer os necessitados e recordar as palavras do próprio Senhor Jesus: Mais bem-aventurado é dar que receber. Atos 20:35b

27 DOAÇÃO... INDO UM POUCO MAIS ALÉM A Postura de Abraão Mas Abrão lhe respondeu: Levanto a mão ao SENHOR, o Deus Altíssimo, o que possui os céus e a terra, e juro que nada tomarei de tudo o que te pertence, nem um fio, nem uma correia de sandália, para que não digas: Eu enriqueci a Abrão; Gênesis 14:22-23

28 OITO VALORES QUE SÃO NA VERDADE UM CAMINHO PARA DOAÇÃO NOS RELACIONAMENTOS: O PLENO CONHECIMENTO DE CRISTO

29 OITO VALORES QUE SÃO NA VERDADE UM CAMINHO PARA DOAÇÃO NOS RELACIONAMENTOS: O PLENO CONHECIMENTO DE CRISTO 1.FÉ No grego pistis. Relativo a Deus: a convicção de que Deus existe e é o criador e governador de todas as coisas, o provedor e doador da salvação Eterna em Cristo. Fé e obediência.

30 OITO VALORES QUE SÃO NA VERDADE UM CAMINHO PARA DOAÇÃO NOS RELACIONAMENTOS: O PLENO CONHECIMENTO DE CRISTO 2.VIRTUDE No grego arete. Uma conduta virtuosa de pensamento, sentimento e ação. Bondade moral, qualquer excelência moral particular, como modéstia, pureza, lealdade, honestidade, caráter etc.

31 OITO VALORES QUE SÃO NA VERDADE UM CAMINHO PARA DOAÇÃO NOS RELACIONAMENTOS: O PLENO CONHECIMENTO DE CRISTO 3.CONHECIMENTO No grego gnosis. Significa conhecimento em geral, inteligência, entendimento. Conhecimento geral da religião cristã. Sabedoria moral, tal como é vista em uma vida correta.

32 OITO VALORES QUE SÃO NA VERDADE UM CAMINHO PARA DOAÇÃO NOS RELACIONAMENTOS: O PLENO CONHECIMENTO DE CRISTO 4.DOMÍNIO PRÓPRIO No grego egkrateia. Autocontrole, equilíbrio (virtude de alguém que domina seus desejos e paixões, especialmente seus apetites sensuais).

33 OITO VALORES QUE SÃO NA VERDADE UM CAMINHO PARA DOAÇÃO NOS RELACIONAMENTOS: O PLENO CONHECIMENTO DE CRISTO 5.PERSEVERANÇA No grego hupomone. Estabilidade, constância, tolerância, alguém paciente que espera por alguém ou algo lealmente, que persiste com paciência, constância.

34 OITO VALORES QUE SÃO NA VERDADE UM CAMINHO PARA DOAÇÃO NOS RELACIONAMENTOS: O PLENO CONHECIMENTO DE CRISTO 6.PIEDADE No grego eusebeia. Reverência, respeito. Compaixão pelo sofrimento alheio.

35 OITO VALORES QUE SÃO NA VERDADE UM CAMINHO PARA DOAÇÃO NOS RELACIONAMENTOS: O PLENO CONHECIMENTO DE CRISTO 7.FRATERNIDADE No grego philadelphia. Amor de irmãos ou irmãs, amor fraterno, o amor que cristãos cultivam uns pelos outros como irmãos.

36 OITO VALORES QUE SÃO NA VERDADE UM CAMINHO PARA DOAÇÃO NOS RELACIONAMENTOS: O PLENO CONHECIMENTO DE CRISTO 8.AMOR No grego ágape. Boa vontade, benevolência. Banquetes de amor. Amor incondicional.

37 ATITUDES PARA OBTER UMA VIDA DE DOAÇÃO RENOVAÇÃO DA MENTE: E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade Deus. Romanos12:2

38 ATITUDES PARA OBTER UMA VIDA DE DOAÇÃO VINHO NOVO: Não dá para colocar conhecimento espiritual numa estrutura velha natural de ego cheia de cobiça.Precisamos de arrependimento da cobiça, dos castigos e da má vontade. Ninguém põe remendo de pano novo em roupa velha, pois o remendo forçará a roupa, tornando pior o rasgo. Nem se põe vinho novo em vasilha de couro velha; se o fizer, a vasilha rebentará, o vinho se derramará e a vasilha se estragará. Ao contrário, põe-se vinho novo em vasilha de couro nova; e ambos se conservam. Mateus 9:16-17

39 ATITUDES PARA OBTER UMA VIDA DE DOAÇÃO PALAVRA ENSINADA PELO ESPÍRITO: Uma vida de doação não se baseia em sabedoria humana,mas em palavra ensinada pelo Espírito. Disto também falamos, não em palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas ensinadas pelo Espírito, conferindo coisas espirituais com espirituais. Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Porém o homem espiritual julga todas as coisas, mas ele mesmo não é julgado por ninguém. I Coríntios 2:13 -15

40 ATITUDES PARA OBTER UMA VIDA DE DOAÇÃO ASSIM... Devemos buscar uma vida de doação nos relacionamentos. Mas podemos ter recompensas também, desde que exista primeiro uma atitude de semear para depois colher....pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará. Gálatas 6:7b.

41 ATITUDES PARA OBTER UMA VIDA DE DOAÇÃO CUIDADO!!!! Não se pode semear de punhos fechados!

42 ATITUDES PARA OBTER UMA VIDA DE DOAÇÃO... POR OUTRO LADO A BIBLIA DIZ PARA NÃO DAR AOS QUE SÃO COMPROMETIDOS COM O DESPREZO. Não deis aos cães o que é santo, nem lanceis aos porcos as vossas pérolas, para não acontecer que as calquem aos pés e, voltando-se, vos despedacem. Mateus 7:6

43 ATITUDES PARA OBTER UMA VIDA DE DOAÇÃO Exemplo de desprezo: GOLIAS Quando o filisteu olhou e viu a Davi,desprezou-o, porquanto era mancebo, ruivo, e de gentil aspecto. I Samuel 17:42

44 PORQUE NADA PODEMOS CONTRA A VERDADE, SENÃO EM FAVOR DA PRÓPRIA VERDADE. II Coríntios 13:8

45 ALGUMAS VERDADES SOBRE RECEBER DO SER HUMANO & SOBRE O COMÉRCIO AO INVÉS DA DOAÇÃO ALGUMAS VERDADES SOBRE RECEBER DO SER HUMANO & SOBRE O COMÉRCIO AO INVÉS DA DOAÇÃO COMO ESPERAR RECEBER JUSTIÇA DAS PESSOAS NOS RELACIONAMENTOS? Se não há justo, nem um sequer. como está escrito: Não há justo, nem um sequer, não há quem entenda, não há quem busque a Deus; todos se extraviaram, à uma se fizeram inúteis; não há quem faça o bem, não há nem um sequer. A garganta deles é sepulcro aberto; com a língua, urdem engano, veneno de víbora está nos seus lábios, a boca, eles a têm cheia de maldição e de amargura; são os seus pés velozes para derramar sangue, nos seus caminhos, há destruição e miséria; Romanos 3:10

46 ALGUMAS VERDADES SOBRE RECEBER DO SER HUMANO & SOBRE O COMÉRCIO AO INVÉS DA DOAÇÃO NÃO ADIANTA TENTAR RECEBER A JUSTIÇA APENAS COM PALAVRAS. O servo não se emendará com palavras, o escravo de vícios do ego tenderá a ser injusto. Por exemplo: violência, indiferença etc. O servo não se emendará com palavras, porque, ainda que entenda, não obedecerá. Provérbios 29:19

47 ALGUMAS VERDADES SOBRE RECEBER DO SER HUMANO & SOBRE O COMÉRCIO AO INVÉS DA DOAÇÃO COMO RECEBER O BEM DO SER HUMANO SE O EFETUAR O BEM NÃO ESTÁ NO HOMEM? Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem nenhum, pois o querer o bem está em mim; não, porém, o efetuá-lo. Porque não faço o bem que prefiro, mas o mal que não quero, esse faço. Mas, se eu faço o que não quero, já não sou eu quem o faz, e sim o pecado que habita em mim. Então, ao querer fazer o bem, encontro a lei de que o mal reside em mim. Romanos 7:18-21

48 ALGUMAS VERDADES SOBRE RECEBER DO SER HUMANO & SOBRE O COMÉRCIO AO INVÉS DA DOAÇÃO O PECADO ALTERA A NOÇÃO DE JUSTIÇA NO CORAÇÃO DO HOMEM.

49 ALGUMAS VERDADES SOBRE RECEBER DO SER HUMANO & SOBRE O COMÉRCIO AO INVÉS DA DOAÇÃO A BASE DE SATANÁS É O COMÉRCIO: Comércio envolve lucro não doação. Na multiplicação do teu comércio, se encheu o teu interior de violência, e pecaste; pelo que te lançarei, profanado, fora do monte de Deus e te farei perecer, ó querubim da guarda, em meio ao brilho das pedras. Ezequiel 28:16

50 ALGUMAS VERDADES SOBRE CRISTO

51 ALGUMAS VERDADES SOBRE CRISTO: ALGUMAS VERDADES SOBRE CRISTO: A CRUZ FOI A SEMEADURA DE CRISTO... Depois da cruz, Ele recebeu a alegria que lhe estava proposta. Olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus. Hebreus 12:2

52 ALGUMAS VERDADES SOBRE CRISTO: ALGUMAS VERDADES SOBRE CRISTO: O QUAL NÃO COMETEU PECADO, NEM DOLO ALGUM SE ACHOU EM SUA BOCA O qual não cometeu pecado, nem dolo algum se achou em sua boca; pois ele, quando ultrajado, não revidava com ultraje; quando maltratado, não fazia ameaças, mas entregava-se àquele que julga retamente, carregando ele mesmo em seu corpo, sobre o madeiro, os nossos pecados, para que nós, mortos para os pecados, vivamos para a justiça; por suas chagas, fostes sarados. Porque estáveis desgarrados como ovelhas; agora, porém, vos convertestes ao Pastor e Bispo da vossa alma. I Pedro 2:22-25

53 O QUE FAZER? DEVEMOS DOAR A NOSSA PRESENÇA E INTIMIDADE AO SENHOR EM ORAÇÃO! Esta mulher em cantares não agiu assim: Eu dormia, mas o meu coração velava; eis a voz do meu amado, que está batendo: Abre-me, minha irmã, querida minha, pomba minha, imaculada minha, porque a minha cabeça está cheia de orvalho, os meus cabelos, das gotas da noite. Já despi a minha túnica, hei de vesti-la outra vez? Já lavei os pés, tornarei a sujá-los? Cantares 5:2-3

54 CONCLUSÃO: Primeiro vem a base correta depois as demais coisas; A base correta é a doação e não a satisfação, mas ninguém pode dar o que não tem; Precisamos da natureza de Deus, da presença do Espírito Santo para uma vida de doação.

55

56 A amizade é o conforto indescritível de nos sentirmos seguro com uma pessoa, sem ser preciso pesar o que se pensa, nem medir o que se diz George Elot

57


Carregar ppt "A BASE CORRETA PARA RELACIONAMENTOS. A DOAÇÃO A BASE CORRETA PARA RELACIONAMENTOS : A DOAÇÃO OBJETIVO: Demonstrar que precisamos de uma base correta."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google