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Aprendizado de Árvores de Decisão Ricardo Prudêncio.

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Apresentação em tema: "Aprendizado de Árvores de Decisão Ricardo Prudêncio."— Transcrição da apresentação:

1 Aprendizado de Árvores de Decisão Ricardo Prudêncio

2 Introdução Seres humanos manipulam símbolos em alto nível Tomamos decisões a partir de regras e modelos que generalizamos Realizamos inferências a partir dos dados que temos e do nosso conhecimento explícito

3 Conhecimento Simbólico Conhecimento adquirido pode ser representado em linguagens de alto nível –De forma legível e interpretável por humanos Motivações –Compreender um problema (mais do que obter modelos precisos) –Justificar decisões –Incorporar novo conhecimento

4 Conhecimento Simbólico Algoritmos de árvores de decisão e regras adquirem conhecimento simbólico a partir de dados de treinamento Conhecimento podem ser representado em linguagens com diferentes graus de expressividade

5 Linguagens de Representação Linguagem de Ordem Zero, ou Cálculo Proposicional –Conjunções, disjunções e negações de contantes booleanas Ex: Fêmea AND Adulta -> Pode_ter_filhos –Pequeno poder de expressividade e pouco usada na prática

6 Linguagens de Representação Lógica de Atributos –Semelhante ao cálculo proposicional, porém com atributos que recebem valores Ex: sexo = F AND Idade = A -> Classe = Pode_filhos –Usado na maioria dos algoritmos de aprendizado de regras e árvores de decisão –Médio poder de expressividade Dificuldade de expressar relacionamento entre objetos

7 Linguagens de Representação Lógica de Primeira Ordem –Predicados associados a argumentos Ex: IRMAO(X,Y) :- HOMEM(X), PAI(Z,X), PAI(Z,Y) –Usado em programação em lógica indutiva Inductive Logic Programming (ILP) –Alto poder de expressividade, porém algoritmos se tornam mais complexos

8 Árvores de Decisão Ampla classe de algoritmos de aprendizado –Exemplo: ID3, C4.5, CART,... Conhecimento representado em uma árvore de decisão, em geral, na linguagem da lógica de atributos

9 Árvores de Decisão Cada nó interno (não-terminal) contém um teste sobre os valores de um dado atributo Folhas da árvore (nós terminais) são associadas às classes –Comumente, acompanhadas com graus de confiança Novas instâncias classificadas percorrendo a árvore a partir da raiz até as folhas Filme Ruim (p = 0.7) Gênero Cores Não Sim Filme Ruim (p = 1.0) Musical Ação Drama Filme Bom (p = 0.8) Filme Ruim (p = 0.6)

10 Árvores de Decisão - Construção Árvore de decisão construída de forma recursiva da raiz para as folhas (top-down) –A cada nó, é escolhido um teste que separe melhor os exemplos de classes diferentes Maximização de critério de separação –Nós terminais são criados ao atingir um critério de parada Ex.: todos os exemplos do nó pertencem à uma só classe

11 AD(Exemplos:D; Atributos:A; Alvo:C) –Crie nó_raiz –SE Critério_de_Parada ENTÃO Crie nó terminal associada à classe mais freqüente –SENÃO Encontre atributo a j cujo teste de decisão maximize a separação dos exemplos que atinjem o nó - PARA CADA valor v do teste adicione nova sub-árvore - Sub_arvore = AD(D [a j = v], A – {a j }, C) Árvores de Decisão - Construção

12 Árvores de Decisão – Critérios de Separação Ganho de Informação (Information Gain) –Impureza ou incerteza de um nó pode ser medida através da Entropia –Propriedades da Entropia: Se todos os exemplos de D são da mesma classe então entropia assume valor mínimo –Ent(C,D) = 0 Se todos as classes têm o mesmo número de exemplos em D então entropia assume valor máximo

13 Árvores de Decisão – Critérios de Separação Ganho de Informação (Information Gain) –O ganho de um atributo/teste é definido pela redução de Entropia proporcionada após a separação dos exemplos do nó Entropia do nó pai Entropia do nó filho ponderada pelo número de exemplos do nó

14 Árvores de Decisão – Critérios de Separação Critério de Gini –Fórmula alternativa para medir impureza

15 Árvores de Decisão – Critérios de Separação Gain Ratio –Valor normalizado do ganho de informação –Boa alternativa quando os atributos possuem muitos valores Ex.: E se alguém colocasse o atributo Data como preditor?

16 Lidando com atributos numéricos: –Testes são da forma: atributo > valor –Procedimento: Ordene os valores do atributo observados no conjunto de treinamento Considere a média de valores adjacentes como possíveis testes Por eficiência, considere apenas os valores onde são observadas mudanças de classe Árvores de Decisão Temperatura: Classe: A A B B B A 5495Valores candidatos

17 Totalidade (ou alternativamente, a maioria) do exemplos do nó pertencem a mesma classe Profundidade máxima para o nó Número mínimo de exemplos no nó Ganho pouco significativo no critério de separação –Obs.: valores definidos como parâmetros do aprendizado Árvores de Decisão – Critérios de Parada

18 Day Outlook Temp. Humit. Wind Play D1 Sunny Hot High Weak No D2 Sunny Hot High Strong No D3 Overcast Hot High Weak Yes D4 Rain Mild High Weak Yes D5 Rain Cool Normal Weak Yes D6 Rain Cool Normal Strong No D7 Overcast Cool Normal Strong Yes D8 Sunny Mild High Weak No D9 Sunny Cool Normal Weak Yes D10 Rain Mild Normal Weak Yes D11 Sunny Mild Normal Strong Yes D12 Overcast Mild High Strong Yes D13 Overcast Hot Normal Weak Yes D14 Rain Mild High Strong No Árvores de Decisão - Exemplo

19 Raíz: [9+; 5-] –Entropia = - 9/14*log 2 (9/14) - 5/14*log 2 (5/14) = Considerando teste com atributo Outlook –Outlook = Sunny: [2+;3-] Entropia = - 2/5*log 2 (2/5) - 3/5*log 2 (3/5) = –Outlook = Overcast: [4+;0-] Entropia = - 4/4*log 2 (4/4) - 0/4*log 2 (0/4) = 0.0 –Outlook = Rain: [3+;2-] Entropia = - 3/5*log 2 (3/5) - 2/5*log 2 (2/5) = –Média: 5/14* /14* /14*0.971 = –Ganho de Informação: = Árvores de Decisão - Exemplo

20 Considerando os outros atributos: –Ganho(Outlook, D) = –Ganho(Humit., D) = –Ganho(Wind, D) = –Ganho(Temp., D) = –Atributo Outlook é o escolhido na raíz Árvores de Decisão - Exemplo

21 Outlook Overcast Rain Yes [4+; 0-] ? [3+; 2-] Entropia: [2+; 3-] Entropia: ? Sunny [9+; 5-] Entropia: Humit.? Temp.? Wind? Humit.? Temp.? Wind?

22 Árvores de decisão podem super-ajustar os dados de treinamento (overfitting) –Sempre é possível crescer a árvore de forma a classificar corretamente todos os dados Ná prática, a árvore é podada, i.e., nós desnecessários são cortados Árvores de Decisão - Poda

23 Procedimento: –Passo 1: Separe um conjunto de validação diferente do conjunto de treinamento –Passo 2: Gere a árvore de decisão completa usando o conjunto de treinamento –Passo 3: Para cada nó da árvore: Passo 3.1: Computar o erro no conjunto de validação obtido se a sub-árvore do nó fosse cortada da árvore Passo 3.2: Efetue a eliminação da sub-árvore, caso o erro de validação se mantenha ou diminua Árvores de Decisão - Poda

24 Vantagens: –Geram modelos dos dados (i.e., método eager) –Conhecimento interpretável –Pouca sensibilidade a atributos irrelevantes Uma vez que implementam seleção de atributos Desvantagens: –Em geral, menos precisos comparados com algoritmos como redes neurais e SVMs Árvores de Decisão - Discussão

25 Diferentes versões de algoritmos podem ser encontradas na literatura –Algoritmo ID3 – versão básica de AD para atributos categóricos, com InfoGain –Algoritmo C4.5 – extensão do ID3 para atributos categóricos e numéricos, com GainRatio Árvores de Decisão

26 Árvores de Decisão - no WEKA

27 Parâmetros Importantes confidenceFactor: ????? minNumObj: número mínimo de exemplos em uma folha numFold: controla a quantidade de exemplos de validação usados para poda

28 Árvores de Decisão - no WEKA Árvore Gerada

29 T. Mitchell, Machine Learning, Cap. 3, M. Monard, J. Baranauskas, Indução de Regras e Árvores de Decisão, Sistemas Inteligentes, Cap. 5, J. R. Quinlan, Induction of Decision Trees, Machine Learning, Vol.1, N.1, Referências


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