A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UML - Diagramas de Interação1 UML Diagramas de Interação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UML - Diagramas de Interação1 UML Diagramas de Interação."— Transcrição da apresentação:

1 UML - Diagramas de Interação1 UML Diagramas de Interação

2 UML - Diagramas de Interação2 Diagramas de Interação entre Objetos: zO diagrama de Interação entre Objetos da UML retrata as mensagens e os argumentos de mensagens que os objetos enviam uns aos outros (mostra a comunicação em tempo de execução!) É ideal para modelar a estrutura de um simples caso de uso (definido por Jacobson).

3 UML - Diagramas de Interação3 Tipos de diagramas: zDiagrama de Colaboração zDiagrama de Seqüência Um pode ser convertido no outro de forma automática!

4 UML - Diagramas de Interação4 Tipos de mensagens: zSíncrona (o objeto remetente deve esperar pelo objeto destinatário para finalizar a execução) zAssíncrona (o objeto remetente não precisa esperar)

5 UML - Diagramas de Interação5 Diagramas de Colaboração: umaAeronave: Aeronave flapeEsquerdo: Flape posicionarÂngulo (ânguloDeAterrissagem: Ângulo, out ânguloDeAterrissagemOK: boolean) Aterrissar (..)

6 UML - Diagramas de Interação6 … indicando a operação: umaAeronave: Aeronave. aterrissar (..) flapeEsquerdo: Flape posicionarÂngulo (ânguloDeAterrissagem: Ângulo, out ânguloDeAterrissagemOK: boolean)

7 UML - Diagramas de Interação7 … polimorfismo do diagrama de colaboração: ícone: (Polígono) escala (fator: NúmeroRealPositivo)

8 UML - Diagramas de Interação8 : (Polígono) Mensagens interativas: atualDesktop: Desktop : (Polígono) *: escala (fator: NúmeroRealPositivo) 0..* 1 ícones

9 UML - Diagramas de Interação9 Uso do self em mensagens objetoRemetente: Classe1 objetoDestino: Classe2 mensagem1 (self: Classe1, …) Self como argumento (indica ao objeto destinatário qual objeto enviou a mensagem)

10 UML - Diagramas de Interação10 Enviar mensagem para si próprio: objetoRemetente: Classe1 self: Classe1 mensagem2 (…) objetoRemetente: Classe1 mensagem2 (…) > Em termos de programação não haveria necessidade!

11 UML - Diagramas de Interação11 Diagrama de Seqüência: : Transferência contaOrigem: ContaBancária contaDestino: ContaBancária iniciar nova titular retirarFundos (…)

12 UML - Diagramas de Interação12 : Transferência.efetuarTransferência: Booleano criar nova transação de transferência iniciar transação definir titular da conta-Origem definir titular da conta-Destino if os dois titulares são o mesmo e tem boa reputação then conta-Origem.retirarFundos (quantia, out retiradaOK); else transferirAçãoX.desfazerOperações; return false; endif if retiradaOK then contaDestino.depositarFundos (quantia, out depósitoOK); else transferirAçãoX.desfazerOperações; return false; endif if depósitoOK then transferirAçãoX.registrar; return true; else transferirAçãoX.desfazerOperações; return false; endif

13 UML - Diagramas de Interação13 Mensagem síncrona: zApenas um objeto pode enviar mensagem num instante zO objeto remetente deve esperar até que o destintário processe a mensagem zO objeto destinatário processará somente uma mensagem de cada vez

14 UML - Diagramas de Interação14 Representação de mensagem assíncrona: objetoRemetente: Classe1 objetoDestino: Classe2 mensagemAssíncrona1 (argEntrada)

15 UML - Diagramas de Interação15 porta eletrônica: gerenciadorEntrada: GerenciadorEntrada reg.Funcion: Registro porta: PortaSegura registrarEntrada (…) sinalDaPorta: SinalIluminado permitir Entrada manterAberta (duraçãoDaPorta) Operar (duraçãoSom) Operar (duraçãoSinal)

16 UML - Diagramas de Interação16 Mecanismo de recado (callback) zO objeto signatário registra um interesse em algum tipo de evento via uma mensagem assíncrona ao objeto destinatário zO objeto signatário continua com suas atividades, enquanto o destinatário monitora a ocorrência do evento zQuando o evento ocorre o destinatário devolve uma mensagem assíncrona notificando da ocorrência

17 UML - Diagramas de Interação17 detectar urgente: sessãoDoUsuário: Sessão listenerDe ListenerDe registrarNovo (classUrgente) Novo recebido (máxUrgencia)

18 UML - Diagramas de Interação18 Mensagens assíncronas com prioridade: objetoRemetente: AlgumaClasse portaDe Porta transmitirMensagem (Mensagem ) {prioridade =3}

19 UML - Diagramas de Interação19 : (Polígono) Mensagens de difusão (broadcasting): : Sequenciador DeConfiguração : (Objeto) *: Carregue (…) >


Carregar ppt "UML - Diagramas de Interação1 UML Diagramas de Interação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google