A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Os pioneiros Gunnar Vingren e Daniel Berg

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Os pioneiros Gunnar Vingren e Daniel Berg

1 Os pioneiros Gunnar Vingren e Daniel Berg


2 Gunnar Vingren ( )

3 Gunnar Vingren nasceu na cidade sueca de Östra Husby no dia 8 de agosto de Seu pai era um jardineiro, também dirigente da Escola Dominical da igreja batista onde congregava. Assim, desde cedo, ensinou ao seu filho tanto o ofício de jardineiro, que Gunnar exerceu até os 19 anos de idade, como a Palavra de Deus.

4

5 Aos 9 anos de idade apenas, Gunnar sentiu a chamada de Deus na sua vida. Sentia-se atraído por Deus de uma forma especial e costumava orar muito, sendo comum reunir outras crianças para orar com ele. Aos 12 anos de idade, porém, desviou-se dos caminhos do Senhor,

6 Aos 17 anos, porém, em 1896, entregou-se novamente ao Senhor no culto de vigília do Ano Novo. Em março ou abril de 1897, foi batizado nas águas e passou a ser o dirigente da Escola Dominical, sucedendo a seu pai,

7 Em 14 de julho de 1897, ao ler uma revista sobre as grandes necessidades e sofrimentos de tribos nativas no Exterior, Gunnar derramou muitas lágrimas e subiu ao seu quarto e ali prometeu a Deus pertencer-lhe e se pôs à disposição do Senhor para honra e glória do Seu nome,

8 Em fevereiro de 1900, Gunnar Vingren foi convocado ao serviço militar, que durou 68 dias, ocasião em que testificou do Evangelho para os demais soldados,

9 Em junho de 1903, Gunnar Vingren foi atingido pela febre dos Estados Unidos, que fazia com que muitos suecos emigrassem para o promissor país. Gunnar chegou aos Estados Unidos, em Kansas City, no dia 19 de novembro de 1903, onde foi morar com seu tio Carl Vingren,

10 Kansas City

11 No fim de setembro de 1904, Gunnar mudou-se para Chicago, a fim de começar um curso de quatro anos no seminário teológico sueco dos batistas, no final do curso, estagiou como pastor em Mountain, no estado norte-americano de Michigan

12

13 Após os estudos, Gunnar assumiu o pastor da Primeira Igreja Batista em Menominee, também em Michigan, onde foi pastor de junho de 1909 a fevereiro de 1910.

14 menominee michigan

15 A Convenção Geral dos Batistas americanos decidiu que Gunnar seria enviado como missionário a Assam, na Índia, juntamente com sua noiva, mas, no meio da convenção, Gunnar sentiu que não era esta a vontade de Deus para a sua vida.

16

17 por causa desta decisão, ocorreu o rompimento de seu noivado. Após a tomada desta decisão, diz Gunnar que voltou a sentir o poder e a paz de Deus em seu interior, sentimentos que haviam desaparecido quando participara daquela convenção.

18 Em 1909, Gunnar Vingren sentiu grande sede de receber o batismo com o Espírito Santo e com fogo, tendo ido, com este propósito, a uma conferência batista que seria realizada na Primeira Igreja Batista Sueca em Chicago. Depois de cinco dias de busca, Gunnar foi batizado com o Espírito Santo.

19 Retornando para a igreja que dirigia, Gunnar passou a pregar a verdade que Jesus batiza com o Espírito Santo e com fogo e, como resultado desta pregação, foi obrigado a deixar a igreja, que ficou dividida com a doutrina do batismo com o Espírito Santo.

20 Gunnar, então, foi dirigir uma igreja na cidade de South Benda, no estado norte-americano de Indiana. Na primeira semana em que começou a pastorear a igreja, dez pessoas foram batizadas com o Espírito Santo e a igreja se tornou pentecostal. Gunnar Vingren dirigiu a igreja até o dia 12 de outubro de 1910.

21 South Benda

22 Nesta igreja, Gunnar Vingren começou a realizar culto de oração na casa de um irmão que havia sido batizado com o Espírito Santo, Adolfo Ulldin, que tinha o dom de profecia, foi usado para dizer a Gunnar e Daniel, que deveriam ir para o Pará,

23 Belem, 1910

24 local onde deveria testificar de Jesus, A um povo que era de nível social muito simples, a quem Gunnar deveria ensinar-lhe os primeiros rudimentos da doutrina do Senhor.

25 Naquela ocasião, inclusive, o Senhor fez com que o irmão que profetizava falasse a língua daquele povo, tendo sido a primeira vez que Gunnar ouviu o idioma português. O Senhor também disse a Gunnar que ele comeria uma comida muito simples, mas que o Senhor daria tudo o que fosse necessário.

26 Também foi dito que Gunnar casaria com uma moça chamada Strandberg, o que aconteceu muitos anos (1917) depois, pois Gunnar Vingren se casaria com Frida Strandberg, que passaria a se chamar Frida Vingren

27

28 Diante desta palavra profética, Gunnar Vingren foi, na companhia do irmão Adolfo Ulldin à biblioteca de South Benda, onde descobriram que Pará era uma região situada no norte do Brasil.

29 Juntamente com os dois, também estava um outro irmão, que Gunnar havia conhecido na conferência batista de Chicago, chamado Daniel Hogberg.

30 Elevado Daniel berg

31 Daniel Berg ( )

32 Daniel Hogberg, conhecido como Daniel Berg, nasceu na cidade sueca de Vargon em 19 de abril de 1884, filho dos batistas Gustav Verner Högberg e Fredrika Högberg.

33 Vargon, Suécia

34 Criado na igreja, Daniel, aos 17 anos de idade, resolveu emigrar para os Estados Unidos, em 5 de março de 1902, tendo assumido consigo mesmo o propósito de sempre seguir os passos de Jesus e, com o seu auxílio, resistir às tentações. Daniel também decidira servir a Deus em amor e respeito que sentia a seus pais.

35 Em 25 de março de 1902, Daniel chegou aos Estados Unidos, indo para Providence, no estado norte-americano de Rhode Island, onde, através de amigos da Suécia, conseguiu emprego em uma fazenda, onde passou a tomar conta dos cavalos e das carroças.

36 Providence

37 Transferiu-se, depois, para a cidade de Glasport, no estado norte-americano da Pensilvânia, onde trabalhou em uma fundição de aço e conseguiu seu diploma de fundidor especializado.

38

39 Daniel voltou à Suécia para rever seus pais. Ali descobriu que seu melhor amigo de infância, Lewi Pethrus, não mais morava em Vargon, vivendo numa cidade próxima onde pregava o Evangelho, inclusive pregando o batismo com o Espírito Santo.

40 Após um culto, conversaram longamente acerca da doutrina do Espírito Santo e, a partir de então, desejou receber o batismo com o Espírito Santo e passou a orar que Deus lhe batizasse, o que aconteceu.

41 Daniel, então, voltou para os Estados Unidos e, na viagem, sentiu do Senhor de entregar sua vida totalmente a ele e de pregar o Evangelho. Aguardando que Deus iniciasse essa obra em sua vida, começou a trabalhar em uma atacadista de frutas,

42 Daniel foi participar da conferência batista em Chicago, quando, então, conheceu Gunnar, recém-formado em teologia e desejoso de ir para a obra missionária. Nessa ocasião, Gunnar relatou a Daniel que havia recebido o batismo com o Espírito Santo e que, com o batismo, adquirira a certeza de que, no futuro, seria missionário aonde quer que o Senhor o mandasse.

43 Neste diálogo com Gunnar, Daniel ficou convicto de que estava ali o seu companheiro para a obra missionária. Em 1910, diante desta convicção, Daniel mudou-se para South Benda e passou a congregar na igreja dirigida por Gunnar Vingren.

44 Daniel revelou a mesma convicção a Gunnar e passaram, então, a orar juntos diariamente e esperar que Deus mostrasse o caminho que deveriam seguir. Daniel estava no culto de oração onde o irmão Adolfo Ulldin disse que Gunnar deveria ir para o Pará.

45 Num dos cultos de oração, o Senhor, então, mandou que Daniel Berg e Gunnar Vingren fossem para Nova Iorque e lá tomassem um navio com direção ao Pará, navio que sairia no dia 5 de novembro de 1910.

46 Obedientemente, Gunnar Vingren deixou a igreja em South Benda e, juntamente com Daniel, resolvera, ir para Nova Iorque a fim de iniciar sua viagem ao Pará.

47 Ao darem notícia de sua resolução, a igreja não foi receptiva. Os irmãos disseram que o clima no Brasil era adverso e que, certamente, ambos os missionários não demorariam em retornar.

48 Não prometeram qualquer ajuda financeira e se limitaram a dizer que os separariam como missionários, não dando qualquer garantia de sustento nem tampouco a aquisição de Bíblias e Novos Testamentos.

49 Mesmo diante desta ducha de água fria, os dois missionários resolveram obedecer à voz do Senhor e foram acrescidos na fé depois que o Espírito Santo falou a Gunnar que se fossem, nada lhes faltaria.

50 Decididos a partir, tendo apenas 90 dólares no bolso, exatamente o necessário para a viagem até o Brasil, foram para Chicago, aonde haviam sido recomendados e enviados a uma igreja pentecostal dirigida pelo irmão Durham.

51 Durante a visita àquela igreja, o Senhor tocou no coração de Gunnar Vingren para que desse todo o seu dinheiro ao jornal pentecostal mantida pelo irmão Durham.

52 Enquanto caminhavam pensativos como comprariam a passagem, encontraram um conhecido negociante de Chicago, o qual disse que naquela noite teve um sonho e que Deus lhe mandou dar uma oferta missionária, justamente 90 dólares.

53 Chegando a Nova Iorque, os dois missionários, conforme a profecia que lhes havia sido dada, foram procurar um navio que fosse para o Brasil e zarpasse no dia 5 de novembro.

54

55 descobriram que o navio Clement, que se atracara no porto de Nova Iorque para alguns reparos, partiria no dia 5 de novembro de 1910 para o Brasil, embora não estivesse nas listas de partidas do porto, confirmando-se, pois, a profecia, havendo apenas dois lugares no navio.

56

57 Gunnar e Daniel compraram passagens de terceira classe, pois precisavam economizar alguns dólares quando desembarcassem no Pará. A terceira classe era um grande salão com divisões e, em cada divisão, havia quatro camas.

58 Gunnar e Daniel eram os únicos passageiros brancos do navio e somente alguns falavam inglês. Um deles, que falava inglês e era companheiro de beliche dos missionários, foi evangelizado por Daniel e creu em Jesus como seu Salvador.

59 Distância percorrida. Soulth brenda-Chicago = 1.400Km Chicago-Nova York = 1.270Km Nova York-Belém = Km Total = Km

60

61 Gunnar e Daniel chegaram a Belém do Pará em 19 de novembro de 1910, sem conhecer pessoa alguma, nem sequer sabendo falar a língua portuguesa. Após desembarcarem do navio, Gunnar perguntou a Daniel para onde iriam, tendo Daniel respondido que deveriam subir uma rua,

62 Foram, então, a um parque e ali sentaram num banco de jardim, orando a Deus e buscando orientação. Encontraram uma família que havia viajado com eles e que falava inglês e que indicaram o hotel onde estavam hospedados..

63

64 No dia seguinte encontraram o Pr. justus nelson que os conduziu a igreja batista dirigida temporiariamente pelo irmão Raimundo nobre que os recebeu, o qual falava inglês e pode conversar com eles e hospedá-los no porão da igreja.

65 O resultado depois de 100 anos.

66 Templo de Bélem-Pa

67

68 Assembleia de Deus A maior denominação pentecostal do mundo.


Carregar ppt "Os pioneiros Gunnar Vingren e Daniel Berg

Apresentações semelhantes


Anúncios Google