A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DOCUMENTO CURRICULAR DO ESTADO DO PARÁ E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC): EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL EM FOCO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DOCUMENTO CURRICULAR DO ESTADO DO PARÁ E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC): EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL EM FOCO."— Transcrição da apresentação:

1 DOCUMENTO CURRICULAR DO ESTADO DO PARÁ E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC): EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL EM FOCO.

2 BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
Documento que define as aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo da educação básica – de forma progressiva e por áreas de conhecimento 1 Referência nacional e obrigatória para a formulação dos currículos dos sistemas e das redes escolares dos estados, do DF e dos municípios e das propostas pedagógicas das escolas 2 Soma-se aos propósitos que direcionam a educação brasileira para a formação humana integral e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva 3

3 PROCESSO DE ELABORAÇÃO DA BNCC
3ª versão BNCC 2ª versão BNCC 1ª versão BNCC Contribuições de professores, especialistas e associações científicas jan-mar 2017 27 seminários estaduais Mais de 9 mil contribuições jun-ago 2016 12 milhões de contribuições na consulta pública out 2015 – mar 2016 Aprovação no CNE e homologação pelo MEC dez 2017 Seminários (1 por UF) organizados pelo Consed e pela Undime Estudo dos currículos em vigor

4 IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC (Re)elaborar o currículo da rede de ensino a partir as diretrizes da BNCC; Formar professores e gestores escolares para trabalhar o conteúdo da BNCC em sala de aula (planejamentos, avaliações internas, etc.) Adequar materiais didáticos; Repensar avaliações nacionais, estaduais e municipais.

5 PLANEJAMENTO Realização de eventos formativos e de mobilização;
Consulta Pública Oficinas Jornada pedagógica I Jornada pedagógica II Seminário final Impressão dos materiais curriculares.

6 PLANEJAMENTO OFICINAS
Componente/Sala Professores convidados Língua Portuguesa 50 Educação Física Arte Língua Inglesa História Geografia Ciências da Natureza Matemática Anos Iniciais Educação Infantil Total 500

7 PLANEJAMENTO JORNADAS PEDAGÓGICAS I e II
19 encontros 14 cidades pólo 12 regiões de integração 3503 participantes/jornada

8 PLANEJAMENTO JORNADAS PEDAGÓGICAS I e II
Região de Integração Cidade Pólo Participantes Jornada 1 Guajará - Região Metropolitana Pólo 1 – Belém 708 Jornada 2 Marajó Pólo 2 – Belém 198 Jornada 3 Pólo 3 – Belém 193 Jornada 4 Araguaia Pólo 4 – Rio Maria 143 Jornada 5 Pólo 5 – Redenção 158 Jornada 6 Carajás Pólo 6 – Marabá 177 Jornada 7 Pólo 7 – Paraupebas 129 Jornada 8 Guamá Pólo 8 – Castanhal Jornada 9 Pólo 9 – Castanhal 159 Jornada 10 Rio Capim Pólo 10 – Paragominas 124 Jornada 11 Pólo 11 – Paragominas 142 Jornada 12 Rio Caeté Pólo 12 – Bragança Jornada 13 Pólo 13 – Salinas Jornada 14 Tocantins Pólo 14 – Abaetetuba Jornada 15 Lago do Tucuruí Pólo 15 – Tucuruí 110 Jornada 16 Baixo Amazonas Pólo 16 – Santarém 111 Jornada 17 Pólo 17 – Santarém 146 Jornada 18 Xingu Pólo 18 – Altamira Jornada 19 Tapajós Pólo 19 – Itaituba 126 TOTAL 3503

9 PLANEJAMENTO SEMINÁRIO
Documento Curricular do Estado do Pará 1000 participantes Consolidação da elaboração do Documento Curricular

10 REGIME DE COLABORAÇÃO A CF 88 prevê que “a União, os Estados e os Municípios organizarão em regime de colaboração seus sistemas de ensino”. A colaboração está nas raízes do PNE que, seguindo os princípios da LDB/96, considerou os diferentes papéis dos entes federados para garantir acesso à Educação de qualidade em todo o território nacional.

11 PREMISSAS PARA O ÊXITO DO REGIME DE COLABORAÇÃO
Estados assumem compromisso em conjunto com os municípios pela aprendizagem de todos os alunos do estado (não apenas de sua rede) Colaboração ocorre independentemente de questões partidárias Agenda de prioridades é construída conjuntamente, a partir do diálogo entre os entes e com isonomia entre eles Cooperação é formalizada, incluindo instâncias de governança e termos de cooperação entre estados e municípios

12 55 Municípios representados
A Consulta Pública da Proposta de Documento Curricular do Estado do Pará ficou aberta entre os dias 21/08/2018 e 21/10/2018. 2354 pessoas participaram contribuições aproximadamente 55 Municípios representados Participações expressivas: 1º Ananindeua 2º Terra Santa 3º Canaã dos Carajás 4º Belém 5º Parauapebas 6º Oriximiná

13 BNCC E CURRÍCULO

14 BNCC E CURRÍCULO BNCC Plano de Aula dos professores
Currículo do estado Documentos orientadores das redes: matrizes, elementos locais e regionais, etc Projeto Pedagógico das Escolas (PPs) Plano de Aula dos professores

15 ESTRUTURA DA BASE EDUCAÇÃO BÁSICA Competências gerais
Ensino Fundamental Áreas de conhecimento Competências específicas de área Componentes curriculares Competências específicas de componente Anos iniciais Anos finais Unidades temáticas Objetos de conhecimento Habilidades Educação Infantil Direitos de aprendizagem e desenvolvimento Campos de experiências 0 - 1a 6m 1a 7m – 3a 11m 4a – 5a 11m Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento

16 PROPOSTA DE DOCUMENTO CURRICULAR DO ESTADO DO PARÁ E A BNCC
EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL

17 CONTEXTO HISTÓRICO 2007 2008 2009 2011 MARCO
I Conferência Estadual de Educação – subsidio ao Plano Estadual de Educação 2007 1ª reunião para construção da Política Educacional para o Estado do Pará. Resultado: Caderno de Educação Básica I; Seminários com Profissionais da Educação da EI, EF e EM; e Fórum exclusivo para EM Integrado – Resultado: Caderno de Educação Básica II; Relatório Final da Conferência; I Seminário Estadual de Educação Infantil – Regime Colaboração . 2008 Lançamento da Política de Educação Infantil do Estado do Pará ; Lançamento do Caderno da Política de Educação Básica do Estado do Pará; Lançamento do Caderno O EM Integrado no Pará como Política Pública. 2009 - Subsidio à construção do documento preliminar de reorientação curricular; - Organização a partir de ementas das áreas de conhecimento o EF e EM Integrado e referenciais gerais para EI. RETOMADA DE DISCUSSÕES - Seminários com docentes e gestores da Educação Básica e docentes da Educação Superior Organização em GTs de acordo com as áreas de conhecimento propostas pelas DCN. 2011

18 Homologação da terceira versão da BNCC
CONTEXTO HISTÓRICO Resgate do debate para elaboração de um documento de reorientação curricular; Reunião das produções sobre currículo; Reunião com a ACREPA; Definição de estratégias para a nova agenda de trabalho. Definição de uma concepção de organização do conhecimento a partir de eixos estruturantes, subeixos e objetivos de aprendizagem 2013 Apreciação pelos profissionais da rede estadual de ensino do Documento Preliminar da DIRETRIZ CURRICULAR DA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO PARÁ. 2014 1ª Versão da BNCC (outubro) 2015 2ª Versão da BNCC e Seminários Regionais Institui a Medida Provisória EM – Lei nº 746/2016 2016 2017 Homologação da terceira versão da BNCC Início do Programa de Apoio à Implementação da Base Nacional Comum Curricular (ProBNCC) nas Ufs em regime de colaboração 2018

19 OBJETIVO GERAL Reorientar e definir princípios e diretrizes gerais para as escolas do Estado do Pará, sinalizando percursos de aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes ao longo da educação básica capazes de garantir os campos de experiência e as aprendizagens a serem alcançadas para a Educação Infantil e os objetivos de aprendizagens, e/ou competências e habilidades propostos para os ciclos e anos do Ensino Fundamental.

20 PRINCÍPIOS NORTEADORES
O Respeito às diversas Culturas Amazônicas e suas inter-relações no Espaço e no Tempo A Educação para a Sustentabilidade Ambiental, Social e Econômica A Interdisciplinaridade no processo Ensino-Aprendizagem

21 EIXOS ESTRUTURANTES A proposta curricular do estado do Pará apresenta como concepção de organização do conhecimento os eixos estruturantes que se configuram como campos temáticos amplos e privilegiados, capazes de mobilizar conhecimentos/conteúdos eleitos na escola e tratados cientificamente na articulação com saberes produzidos historicamente e reelaborados por homens e mulheres.

22 PROPOSTA CURRICULAR DO ESTADO DO PARÁ
EDUCAÇÃO INFANTIL

23 PROPOSTA CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL ORGANIZADA A PARTIR DE EIXOS ESTRUTURANTES
Interações Brincadeira Nesta Proposta Curricular, temas de tamanha relevância são indicados para reflexão e reelaborados no cotidiano escolar por meio de quatro Eixos Estruturantes no desenvolvimento das unidades escolares. O espaço/tempo e suas transformações; Linguagens e suas formas comunicativas; Valores à vida social; Cultura e identidade;

24 EIXOS ESTRUTURANTES ASSEGURAM OS DIREITOS DE APRENDIZAGEM
Interações Brincadeira Conviver Conhecer-se Brincar Expressar-se Nesta Proposta Curricular, temas de tamanha relevância são indicados para reflexão e reelaborados no cotidiano escolar por meio de quatro Eixos Estruturantes no desenvolvimento das unidades escolares. O espaço/tempo e suas transformações; Linguagens e suas formas comunicativas; Valores à vida social; Cultura e identidade; Participar Explorar

25 ORGANIZAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
Campos de experiência Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento Aprendizagens a serem alcançadas pelos bebês, crianças bem pequenas e crianças pequenas Os eixos estruturantes se desdobram em subeixos e em objetivos de aprendizagem, que mantém estreito diálogo com as áreas de conhecimento e que deverão ser alcançados ao longo do tempo dos Ciclos e anos do Ensino Fundamental

26 CAMPOS DE EXPERIÊNCIA O EU, O OUTRO E O NÓS ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES De modo geral e segundo a BNCC, os campos de experiências estão baseados no que propõe as DCNEI, no que concerne aos saberes e conhecimentos essenciais para o aprendizado da criança, associado às suas experiências. *Os campos potencializam experiências de distintas naturezas e áreas. CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS

27 ORGANIZAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
Campos de experiência Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento Aprendizagens a serem alcançadas pelos bebês, crianças bem pequenas e crianças pequenas Os eixos estruturantes se desdobram em subeixos e em objetivos de aprendizagem, que mantém estreito diálogo com as áreas de conhecimento e que deverão ser alcançados ao longo do tempo dos Ciclos e anos do Ensino Fundamental

28 OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
“Os objetivos de aprendizagem (learning outcomes), estabelecem o que o estudante deve ser capaz de saber e de saber fazer de modo a completar com sucesso um determinado período de aprendizagem (uma aula, uma unidade curricular, um curso).” “No caso da educação infantil […] os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento são considerados como essenciais para o entender as vivências, os comportamentos, as habilidades da criança dentro dos eixos estruturantes de interações e brincadeira.”

29 APRENDIZAGENS A SEREM ALCANÇADAS
Estão fundamentadas nas ideias interacionistas sobre aprendizagem e desenvolvimento, no que tange a interdependências entre esses dois processos. “[…] aprendizagem antecede o desenvolvimento […] o compasso entre o desenvolvimento e a aprendizagem não coincidem. [...] as aprendizagens tem um papel primordial no desenvolvimento da criança”. (Vygotsky, 1995, p. 109).

30 ORGANIZAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
Campos de experiência Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento Aprendizagens a serem alcançadas pelos bebês, crianças bem pequenas e crianças pequenas Os eixos estruturantes se desdobram em subeixos e em objetivos de aprendizagem, que mantém estreito diálogo com as áreas de conhecimento e que deverão ser alcançados ao longo do tempo dos Ciclos e anos do Ensino Fundamental

31 EXEMPLO: ORGANIZADOR CURRICULAR PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
GRUPO I (BEBÊS DE ZERO A 01 ANO E 06 MESES) CAMPO DE EXPERIÊNCIA – O EU, O OUTRO E O NÓS Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento Aprendizagens a serem alcançadas (EI01EO01) Perceber que suas ações têm efeitos nas outras crianças e nos adultos. Brincar e interagir com diferentes crianças e adultos; Reconhecer-se como pessoa, a partir de sua própria imagem reproduzida a partir de diferentes objetos e efeitos como por exemplo: espelho, projetores de imagem, sombras; Identificar-se como “eu” e o outro como “tu/ele” Reconhecer o outro como alguém que faz parte do grupo de convivência e é diferente do “eu”; Identificar o outro como alguém que tem um nome, que tem características próprias (sentimentos/sensações).

32 TRANSIÇÃO EDUCAÇÃO INFANTIL ENSINO FUNDAMENTAL
INTEGRAÇÃO ENTRE OS NÍVEIS DE ESCOLARIDADE PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO E APRENDIZADO - CONFLITO EDUCAÇÃO INFANTIL ENSINO FUNDAMENTAL TRANSIÇÃO REGISTROS DE DESENVOLVIMENTO ARTICULAÇÃO

33 PROPOSTA CURRICULAR DO ESTADO DO PARÁ
ENSINO FUNDAMENTAL

34 ÁREAS DE CONHECIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA E COMPONENTES CURRICULARES
Linguagens Ciências Humanas Ciências da Natureza Matemática Ensino Religioso - Língua Portuguesa - Educação Física - Arte - Língua Inglesa - História - Geografia - Estudos Amazônicos - Ciências da Natureza - Matemática - Ensino Religioso

35 PROPOSTA CURRICULAR DO ENSINO FUNDAMENTAL ORGANIZADA A PARTIR DE EIXOS ESTRUTURANTES
O espaço/tempo e suas transformações Linguagens e suas formas comunicativas Valores à vida social Cultura e identidade Nesta Proposta Curricular, temas de tamanha relevância são indicados para reflexão e reelaborados no cotidiano escolar por meio de quatro Eixos Estruturantes no desenvolvimento das unidades escolares. O espaço/tempo e suas transformações; Linguagens e suas formas comunicativas; Valores à vida social; Cultura e identidade;

36 Objetivos de aprendizagem
EIXOS ESTRUTURANTES Eixos estruturantes Subeixos Objetivos de aprendizagem Habilidades Áreas de conhecimento Os eixos estruturantes se desdobram em subeixos e em objetivos de aprendizagem, que mantém estreito diálogo com as áreas de conhecimento e que deverão ser alcançados ao longo do tempo dos Ciclos e anos do Ensino Fundamental

37 BNCC E PROPOSTA CURRICULAR ESTADUAL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
Na perspectiva de buscar adequar/aproximar a Proposta Curricular do Estado do Pará à BNCC, optamos em relacionar as Habilidades dos componentes curriculares da BNCC aos Objetivos de Aprendizagem contidos na Proposta Curricular do Estado do Pará. Proposta Curricular do Estado do Pará BNCC + Objetivos de Aprendizagem Habilidades Contribuições e consultas Na perspectiva de buscar adequar/aproximar a Proposta Curricular do Estado do Pará à BNCC, optamos em relacionar as Habilidades dos componentes curriculares da BNCC aos Objetivos de Aprendizagem que já haviam sido elaborados na Proposta do Estado. Documento Curricular do Estado do Pará

38 PROPOSTA CURRICULAR ESTADUAL / COMPETÊNCIAS BNCC – ORGANIZADOR CURRICULAR
As Competências da BNCC, estão contidas nos Textos Introdutórios das Áreas de Conhecimento e dos respectivos Componentes Curriculares, fazendo relação com os Eixos Estruturantes e subeixos. No organizador curricular não foram colocadas explicitamente as Unidades Temáticas e os Objetos de Conhecimento da BNCC, entendemos que esses elementos estão implícitos nos Subeixos e Objetivos de Aprendizagem.

39 EXEMPLO: ORGANIZADOR CURRICULAR PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
ARTES VISUAIS CICLO DE APRENDIZAGEM I EIXO 2: LINGUAGENS E SUAS FORMAS COMUNICATIVAS SUBEIXOS 1. O diálogo nas diferentes formas de comunicação, expressão e manifestação artística e corporal. 2. A variação linguística, as manifestações artísticas e as práticas corporais nos diversos contextos sociais. 3. Os diferentes aspectos comunicativos das linguagens artística, corporal e linguística no contexto social como processo de formação cultural. Objetivos de Aprendizagem Habilidades 1.1. Expressar ideias, emoções, sensações por meio da articulação de poéticas pessoais em trabalhos individuais e grupais. 1.2. Valorizar as próprias expressões em arte e dos colegas. (EF15AR24) Caracterizar e experimentar brinquedos, brincadeiras, jogos, danças, canções e histórias de diferentes matrizes estéticas e culturais. (EF15AR05) Experimentar a criação em artes visuais de modo individual, coletivo e colaborativo, explorando diferentes espaços da escola e da comunidade.

40 VISITE O SITE: sites. google
VISITE O SITE: sites.google.com/view/probnccpara E PARTICIPE DA CONSULTA PÚBLICA DA PROPOSTA DE DOCUMENTO CURRICULAR DO ESTADO DO PARÁ!

41 Obrigado(a)! bnccpara@gmail.com sites.google.com/view/probnccpara


Carregar ppt "DOCUMENTO CURRICULAR DO ESTADO DO PARÁ E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC): EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL EM FOCO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google