A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Instrumentos analógicos de medida directa. Fundamentos teóricos – a lei de Lorentz A força que actua uma carga em movimento, inserida num campo magnético.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Instrumentos analógicos de medida directa. Fundamentos teóricos – a lei de Lorentz A força que actua uma carga em movimento, inserida num campo magnético."— Transcrição da apresentação:

1 Instrumentos analógicos de medida directa

2 Fundamentos teóricos – a lei de Lorentz A força que actua uma carga em movimento, inserida num campo magnético é: Parte 1 Onde q = valor da carga; v = velocidade da carga: B = intensidade do campo magnético vB F Q(+)vB F Q(-)

3 Fundamentos teóricos – a lei de Lorentz A força que actua um condutor de comprimento L, com corrente I, imerso num campo magnético B : Parte 1 Onde: q = carga de cada portador; v = velocidade de deriva; A = secção do condutor; n = número de portadores por unidade de volume a) Corrente eléctrica:

4 O medidor de dArsonval A deflexão angular de um ponteiro é proporcional à corrente que atravessa o medidor. Parte 2 No equilíbrio:

5 O medidor de dArsonval Símbolo eléctrico e características principais. Parte 2 I FS R m + -

6 Aplicações do medidor de dArsonval 3.1 Amperímetro de corrente contínua Parte 3 I + - Demonstrar que a corrente que percorre o mdA é proporcional à que percorre o instrumento.

7 Aplicações do medidor de dArsonval 3.2 Amperímetro de corrente contínua multiescala com shunt de Ayrton Parte 3 I escala1 I escala2 I escala3 Determinar para cada caso a constante de proporcionalidade entre I m e I in.

8 Aplicações do medidor de dArsonval 3.3 Voltímetro de corrente contínua Parte 3 Demonstrar que a corrente que percorre o mdA é proporcional à tensão aos terminais do instrumento

9 Aplicações do medidor de dArsonval 3.4 Voltímetro de corrente contínua multiescala Parte 3 V1V1 V2V2 V3V3 Determinar para cada caso a constante de proporcionalidade entre I m e V in. Determinar, para cada escala, qual a sensibilidade do aparelho.

10 Aplicações do medidor de dArsonval 3.4 Ohmímetro Parte 3 RxRx I Determinar os valores de I m para R = 0 e R =. Como se podem fazer ohmímetros multiescala ?

11 Efeito de carga em aparelhos de medida directa 4.1 Voltímetros Parte 4 Valor esperado de V R2 ? R: I=2,5 mA V=2,5V V Qual o valor medido se R T volt = 2000 ? Determinar o erro relativo!


Carregar ppt "Instrumentos analógicos de medida directa. Fundamentos teóricos – a lei de Lorentz A força que actua uma carga em movimento, inserida num campo magnético."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google