A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

2ª FASE MODERNISTA 1930-1945. Artes Literatura desejo desejo REALIDADE SOCIALESPIRITUAL CULTURAL.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "2ª FASE MODERNISTA 1930-1945. Artes Literatura desejo desejo REALIDADE SOCIALESPIRITUAL CULTURAL."— Transcrição da apresentação:

1 2ª FASE MODERNISTA

2 Artes Literatura desejo desejo REALIDADE SOCIALESPIRITUAL CULTURAL

3 2ª FASE DO MODERNISMO A arte mergulhou fundo no tenso panorama ideológico da época, buscando analisar as contradições vividas pelo país e representá-las pela linguagem estética. A primeira fase do Modernismo, demolidora e experimental, preparou terreno para este segundo momento. A nova linguagem dos modernistas já não chocava mais.

4 Produção literária do período: PROSA Diferentemente da primeira fase, em que reinou a poesia, agora a prosa de ficção ocupa lugar de maior destaque, sobretudo pela estréia de muitos escritores. Prosa Regionalista Examinada em conjunto, a prosa divide-se em: Prosa Urbana Prosa Intimista

5 Prosa Regionalista Busca de traços peculiares de nossa Realidade, trazida pelos românticos. Uso de uma linguagem muito mais próxima à fala brasileira brasileira. Influência das idéias socialistas socialistas. A região nordeste, marcada por contrastes sociais mais chocantes, forneceu material para grande parte da prosa: seca, cangaço e misticismo são motivações para essa fase. Muito conhecida como Literatura do Nordeste.

6 Prosa Regionalista OBRA INAUGURAL A bagaceira bagaceira de José Américo de Almeida, publicada em Rachel de Queiroz José Lins do Rego Jorge Amado Graciliano Ramos IMPORTANTES REGIONALISTAS

7 Prosa Urbana As grandes cidades, com seus tipos e problemas característicos, seriam a temática de Érico Veríssimo – pelo menos no começo de sua carreira, e de Marques Rabelo, entre outros.

8 Prosa Intimista Novidade surgida na segunda fase do Modernismo. A teoria psicanalítica de Freud extensamente divulgada, incorporando as sugestões de psicanálise em que alguns autores preocupam-se em desvendar o mundo interior de suas personagens, analisando angústias e conflitos internos. Também chamada prosa de sondagem psicológica.

9 Prosa Intimista Lúcio Cardoso PRINCIPAIS AUTORES Dyonélio Machado Cornélio Pena (Fronteira)Otávio de Faria

10 2ª FASE DO MODERNISMO ATENÇÃO O mais importante dessa tendência surgirá na terceira Fase modernista


Carregar ppt "2ª FASE MODERNISTA 1930-1945. Artes Literatura desejo desejo REALIDADE SOCIALESPIRITUAL CULTURAL."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google