A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Altamiro REPÚBLICA LIBERAL POPULISTA (1945-1964) VARIAÇÕES DO POPULISMO: A atuação dos líderes políticos vai substituindo cada vez mais a doação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Altamiro REPÚBLICA LIBERAL POPULISTA (1945-1964) VARIAÇÕES DO POPULISMO: A atuação dos líderes políticos vai substituindo cada vez mais a doação."— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Altamiro REPÚBLICA LIBERAL POPULISTA ( ) VARIAÇÕES DO POPULISMO: A atuação dos líderes políticos vai substituindo cada vez mais a doação de objetos e favores para indivíduos ou grupos restritos, localizados, pelas promessas de realizações concretas que atingem grandes contingentes populacionais. Assim, o grande governante passa a ser o realizador, não importando o custo ou a manutenção das obras: no país do futuro empreender grandes obras passa a ser a finalidade do governo. E hoje?

2 Prof. Altamiro General Eurico Gaspar Dutra ( )

3 Prof. Altamiro Dutra, apoiador do Estado Novo, foi comandante da FEB na Itália e era ministro Guerra desde Com apoio de Vargas e um discurso que pregava a conciliação nacional num momento de transição é eleito com 55% dos votos.

4 Prof. Altamiro Os comunistas (PCB) fizeram mais de 500 mil votos (elegeram 15 membros para a Assembléia Constituinte) e um senador (Luis Carlos Prestes).

5 Prof. Altamiro CONSTITUIÇÃO DE 1946 NO SEU CONJUNTO ERA A MAIS DEMOCRÁTICA ATÉ ENTÃO: Voto secreto e universal. Existência e independência dos três poderes.

6 Prof. Altamiro LIMITES: Limitava-se o direito de greve e a organização sindical ainda apresentava resquícios do corporativismo do Estado Novo. Aos analfabetos negava-se o direito do voto. Dificultava a realização da reforma agrária ao prever pesadas indenizações prévias em dinheiro aos proprietários.

7 Prof. Altamiro NO PLANO DA POLÍTICA INTERNA É MARCADO POR UM FORTE CONSERVADORISMO NO PLANO DA POLÍTICA INTERNA É MARCADO POR UM FORTE CONSERVADORISMO: Proíbe a existência do MUT (Movimento Unificador dos Trabalhadores). CARACTERÍSTICAS MARCANTES DO GOVERNO DUTRA

8 Prof. Altamiro Determina a ilegalidade do PCB (1947) e cassa o mandato dos deputados e senadores do mesmo (inclusive de Carlos Prestes, o senador mais votado da República). Alinha-se com os EUA (Guerra Fria – Truman visita o Brasil).

9 Prof. Altamiro NA ECONOMIA CARACTERIZA-SE, INICIALMENTE, POR UM LIBERALISMO E DEPOIS POR UM TÍMIDO INTERVENCIONISMO: Nos primeiros anos defendeu o princípio da não-intervenção do Estado na economia (abertura das importações).

10 Prof. Altamiro Faz o primeiro plano global de nossa economia – o Plano SALTE (Saúde, Alimentação, Transporte e Energia). Elevação dos preços do café e das matérias-primas favorece a balança comercial brasileira.

11 Prof. Altamiro SUCESSÃO DE DUTRA: PSD – lança o mineiro Cristiano Machado. UDN – lança novamente Eduardo Gomes. PTB – lança Vargas (que faz alianças com setores do PSD oferecendo-lhes cargos e com Ademar de Barros do PSP – Partido Social Progressista).

12 Prof. Altamiro Paternalista, autoritário e bem humorado Ademar de Barros foi um líder populista para quem seus seguidores cunharam o famoso slgan: rouba mas faz.

13 Prof. Altamiro LIBERALISMO OU NACIONALISMO? PROJETO LIBERAL: Era necessário recorrer ao capital internacional (empréstimos, aplicação direta de multinacionais com transferência de tecnologia). Aumento da dívida externa era um problema secundário.

14 Prof. Altamiro Remessa de lucros para o exterior era positiva porque atrairia mais investimentos. Busca da estabilidade econômica através da restrição à emissão de moeda o que geraria uma diminuição da atividade econômica e um controle da inflação.

15 Prof. Altamiro PROJETO NACIONALISTA: Rejeitava a abertura da economia ao capital estrangeiro – um país rico jamais investiria o suficiente num país periférico a ponto de torná-lo um concorrente. Seria ingenuidade achar que as multinacionais transfeririam tecnologia de ponta.

16 Prof. Altamiro Deveria-se recorrer ao capital nacional e nos setores em que a iniciativa privada não se interessasse o Estado deveria investir. A independência econômica do país garantiria a possibilidade de adotar medidas de caráter social – combate às desigualdades.

17 Prof. Altamiro QUEM ERAM OS LIBERAIS E QUEM ERAM OS NACIONALISTAS? QUEM ERAM OS LIBERAIS E QUEM ERAM OS NACIONALISTAS? PTB – nacionalismo. UDN – liberalismo. PSD – o maior de todos os partidos era indefinido: apoiava o projeto que desse condições para chegarem ao poder e permaneceram lá.

18 Prof. Altamiro ESGEXÉRCITO – oficiais ligados a recém-criada ESG (Escola Superior de Guerra – 1949) liderados pelo então major Golbery de Couto e Silva defendiam a adesão do Brasil ao bloco capitalista e a aceitação das decorrências deste alinhamento.


Carregar ppt "Prof. Altamiro REPÚBLICA LIBERAL POPULISTA (1945-1964) VARIAÇÕES DO POPULISMO: A atuação dos líderes políticos vai substituindo cada vez mais a doação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google