A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A CAPACIDADE DE ESCOLHA Angela Guilhermina de Almeida Beirão.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A CAPACIDADE DE ESCOLHA Angela Guilhermina de Almeida Beirão."— Transcrição da apresentação:

1

2 A CAPACIDADE DE ESCOLHA Angela Guilhermina de Almeida Beirão

3 "É em geral com o nosso ser reduzido ao mínimo que nós vivemos, a maioria das nossas faculdades adormecidas, porque repousam no hábito, que sabe o que cumpre fazer e não necessita delas". Marcel Proust

4 Nossas ações transformam-se em hábitos e todo hábito não passa de repetição. Nos acostumamos com a vida, dia após dia, vivendo-a como se fosse eterna. É assim que vivemos: adormecidos.

5 Postergamos as mudanças, mantemos o dia regrado, deixamos de inovar... tudo parece enfadonho e os dias se repetem. Só que a vida não é um hábito Só que a vida não é um hábito e sim uma trajetória com apenas duas estações: e sim uma trajetória com apenas duas estações: uma de embarque e outra de desembarque. uma de embarque e outra de desembarque.

6 Nos envolvemos tanto no compasso da rotina que o que menos nos importa é mudar os padrões que criamos meticulosamente.

7 É como se seguíssemos um manual de instruções para cada tarefaque temos de executar. Corremos de um lado para outro, o dia inteiro, somente para darmos conta de nossas "responsabilidades".

8 Nosso comportamento se assemelha ao de um autômato um autômato que cumpre que cumpre os comandos sem questionar. sem questionar. O mundo moderno é nutrido pela ansiedade e pela depressão que ele próprio fomenta, e que cuidadosamente nos atrai e nos alimenta com sua engrenagem consumista. com sua engrenagem consumista.

9 A sociedade hightech parece uma celebração de todas as coisas que nos afastam da verdade, de todas as coisas que nos afastam da verdade, nos dificultam a viver para a verdade nos dificultam a viver para a verdade e até nos desencorajam a acreditar que ela exista.

10 É uma egrégora de altíssima organização, versatilidade e sofisticação, a ponto de subjugar até mesmo seus criadores. Por que não exercemos nossa capacidade de escolha? Escolher é a aptidão que faz de nós seres humanos.

11 Mas não basta escolher, é preciso escolher com sabedoria.

12 Abafamos nosso medo inconfesso da impermanência, escolhendo ter mais e mais compromissos, mais e mais aquisições, mais e mais confortos, só para nos tornarmos escravos de tudo isso.

13 Nosso tempo, um bem precioso e findável, se escoa na manutenção de coisas e mais coisas. Diante de intercorrências inesperadas, intercorrências inesperadas, optamos pelo remédio mais rápido, pela solução mais direta e temporária.

14 Não queremos perder tempo. Temos a ilusão que o fluxo da vida está sob nosso controle e ficamos perplexos quando somos surpreendidos por uma doença grave ou um infortúnio que nos sacuda da cabeça aos pés.

15 Estamos ligados à vida por um fio muito tênue, que pode ser rompido com mais facilidade do que pensamos.

16 Num momento estamos bem, no seguinte não podemos prever o que irá nos acontecer.

17 Como um antigo mestre dizia: "Os seres humanos passam a vida usando todas as suas capacidades se preparando, se preparando... para afinal chegarem ao fim dela despreparados."

18 Temos que trabalhar e ganhar nosso pão, mas não devemos nos enredar em uma existência das-oito-às-seis onde vivemos sem noção do significado mais profundo da vida. da vida.

19 Uns podem achar que a vida é um processo em curso do qual os seres vivos fazem parte, e procuram viver da melhor maneira possível.

20 Outros dão um significado e um propósito maior à vida, tornando-a mais representativa e significativa. representativa e significativa. Contribuem para transformar este mundo em um lugar cada vez melhor onde realmente valha a pena viver.

21 A escolha está em cada um de nós. Viva em equilíbrio, encontre o caminho do meio, encontre o caminho do meio, não se estenda em atividades e preocupações irrelevantes, invista no auto-conhecimento, ouça sua voz interior, siga seu coração. siga seu coração.

22 Simplifique a vida e ela revelar-se-á como uma linda experiência, uma constante aventura, uma enorme descoberta e um eterno aprendizado.

23 Nossas capacidades são indispensáveis para conquistarmos uma vida estável e segura, mas são nossas escolhas que nos tornam aquilo que somos.

24 música: Ticket to Ride Flavio Cucchi imagens:internet by Zulma 16nov2008


Carregar ppt "A CAPACIDADE DE ESCOLHA Angela Guilhermina de Almeida Beirão."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google