A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Áreas de Aplicação da IA ROBÓTICA Reconhecimento de padrões Reconhecimento de voz e linguagem natural SISTEMAS Sistemas Especialistas (Baseados em Conhecimento)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Áreas de Aplicação da IA ROBÓTICA Reconhecimento de padrões Reconhecimento de voz e linguagem natural SISTEMAS Sistemas Especialistas (Baseados em Conhecimento)"— Transcrição da apresentação:

1 Áreas de Aplicação da IA ROBÓTICA Reconhecimento de padrões Reconhecimento de voz e linguagem natural SISTEMAS Sistemas Especialistas (Baseados em Conhecimento) Sistemas Conexionistas (Redes Neurais Artificiais) Sistemas Evolutivos (Algoritmos Genéticos) INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (IA OU AI)

2 SISTEMAS ESPECIALISTAS – RAMO DA AI Sistemas baseados em regras de produção, isto é, pares de expressões consistindo em uma condição e uma ação. O formato condição-ação se adapta à modelagem de todos os comportamentos baseados em pares estímulo-resposta. Os SEs são concebidos para reproduzir o comportamento de especialistas humanos na resolução de problemas do mundo real. Alguns SEs mais famosos são: MYCIN – auxilia médicos na escolha de uma terapia de antibióticos para pacientes com bacteremia, meningite e cistite infecciosa, em ambiente hospitalar. XCON/R1 – para a configuração de computadores VAX da empresa DEC. PROSPECTOR – para a análise das possibilidades de se encontrar tipos específicos de depósitos minerais em uma dada área (revelou-se altamente lucrativo do ponto de vista comercial).

3 DENDRAL(65) – capaz de inferir a estrutura molecular de compostos desconhecidos. A chave para o desempenho de um SE está no conhecimento armazenado em suas regras e em sua memória de trabalho. Este conhecimento deve ser obtido junto a um especialista humano do domínio e representado de acordo com regras formais definidas para a codificação de regras no SE em questão. Assim os SEs se dividem em duas partes: a ferramenta de programação e o conhecimento do domínio propriamente dito. Devido a esta separação, atualmente os SEs são desenvolvidos em geral a partir de arcabouços de sistemas especialistas (ASE): ferramentas que suportam todas as funcionalidade de um SE, restando ao programador apenas codificar o conhecimento especializado de acordo com a linguagem de representação de conhecimento disponível.

4 Resolução de Problemas por Sistemas Especialista

5 Estrutura de um Sistemas Especialista

6 Funcionamento de um Sistemas Especialista

7 Base de Conhecimento

8 Memória de Trabalho É a parte do sistema que contém os fatos sobre o problema que são inferidos durante a sessão de consulta

9 Máquina de Inferência É o processador do sistema que faz o casamento dos fatos, contidos na memória de trabalho, com o domínio do conhecimento contido na base de conhecimento, para inferir uma conclusão.

10

11 Mecanismo de Explanação É o mecanismo que permite responder ao usuário às perguntas do tipo porque e como

12 Desenvolvimento de um Sistemas Especialista

13 Quem está envolvido na construção de um S.E.?

14 Vantagens dos Sistemas Especialista Explicação Rapidez de resposta Respostas Estáveis Completas Não emocionais Tutor inteligente Base de dados inteligente

15 Características dos Sistemas Especialistas Alto desempenho Tempo de resposta adequado Boa confiabilidade Capaz de entendimento (undertandable) Flexibilidade Raciocínio simbólico Explicação mais elaborada Listar razões Listar hipóteses Explicar conseqüências Justificar perguntas Justificar conhecimento

16

17 Domínio do Problema vs. Domínio do Conhecimento


Carregar ppt "Áreas de Aplicação da IA ROBÓTICA Reconhecimento de padrões Reconhecimento de voz e linguagem natural SISTEMAS Sistemas Especialistas (Baseados em Conhecimento)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google