A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO Coordenador: Prof. Sérgio Fontoura Palestrantes: Mariana Reicher Rosane Felice de Oliveira Rosane Felice.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO Coordenador: Prof. Sérgio Fontoura Palestrantes: Mariana Reicher Rosane Felice de Oliveira Rosane Felice."— Transcrição da apresentação:

1 PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO Coordenador: Prof. Sérgio Fontoura Palestrantes: Mariana Reicher Rosane Felice de Oliveira Rosane Felice de Oliveira Agosto 2010 Introdução a Engenharia para o Ensino Médio / Engenharia de Petróleo

2 INTRODUÇÃO O setor de petróleo e gás apresenta forte crescimento atualmente devido às descobertas de novos campos na camada pós e pré-sal. O setor de petróleo e gás apresenta forte crescimento atualmente devido às descobertas de novos campos na camada pós e pré-sal. O Estado do Rio de Janeiro é um grande produtor (80% produção nacional). O Estado do Rio de Janeiro é um grande produtor (80% produção nacional). A área de petróleo e gás é caracterizada pelo emprego de alta tecnologia. A área de petróleo e gás é caracterizada pelo emprego de alta tecnologia. Há necessidade de mão-de-obra técnica qualificada. Há necessidade de mão-de-obra técnica qualificada. Este projeto visa uma troca de experiência entre alunos do EM, professores, universitários e profissionais que atuam no setor de petróleo e gás. Este projeto visa uma troca de experiência entre alunos do EM, professores, universitários e profissionais que atuam no setor de petróleo e gás.

3 Engenharia de petróleo Engenharia de petróleo O engenheiro de petróleo deve ser responsável por: O engenheiro de petróleo deve ser responsável por: 1) Procurar e analisar novos reservatórios. 2) Projetar equipamentos. 3) Criar modelos computacionais para simulação de processos. 4)Desenvolver técnicas de perfuração, recuperação, monitoramento e otimização de métodos de perfuração de poços e de produção de óleo e gás.

4 OBJETIVOS Apresentar aos alunos participantes, os processos de exploração e produção (segmento upstream ). Apresentar aos alunos participantes, os processos de exploração e produção (segmento upstream ). E incentivar a vocação pelo setor de petróleo e gás. E incentivar a vocação pelo setor de petróleo e gás.

5 DESENVOLVIMENTO DO CURSO Metodologia: Aulas teóricas Aulas teóricas Atividades práticas Atividades práticas Mini-curso Mini-curso Seminários Seminários Projeto: Construção de um Reservatório de Petróleo Projeto: Construção de um Reservatório de Petróleo

6 AULAS TEÓRICAS Assuntos abordados: Introdução Introdução A importância do petróleo. A importância do petróleo. O petróleo no Brasil. O petróleo no Brasil. A importância do petróleo na economia do Rio de Janeiro. A importância do petróleo na economia do Rio de Janeiro.

7 Origem e composição do petróleo. O que é o petróleo. O que é o petróleo. Constituintes do petróleo. Constituintes do petróleo. Hidrocarbonetos. Hidrocarbonetos. Derivados de petróleo. Derivados de petróleo.

8 Geologia, classificação das rochas e exploração. Geologia e tempo geológico. Rochas e sua classificação. Rochas e sua classificação. Sistema Petrolífero e Exploração. Sistema Petrolífero e Exploração.

9 Reservatório Propriedades dos fluidos e das rochas. Propriedades dos fluidos e das rochas. Classificação dos reservatórios. Classificação dos reservatórios. Estimativas de reserva. Estimativas de reserva. Classificações das reservas. Classificações das reservas. Etapas para desenvolvimento de um campo de petróleo. Etapas para desenvolvimento de um campo de petróleo. Métodos de recuperação. Métodos de recuperação.

10 Perfuração, desenvolvimento e produção Tipos de perfuração. Tipos de perfuração. Equipamentos de perfuração e operações básicas. Equipamentos de perfuração e operações básicas. Colunas de perfuração. Colunas de perfuração. Brocas. Brocas. Fluidos de perfuração. Fluidos de perfuração. Completação. Completação. Métodos de Elevação. Métodos de Elevação.

11 Refino e transporte O que é o refino de petróleo. O que é o refino de petróleo. Etapas do processo de refino. Etapas do processo de refino. Produtos de refino de petróleo. Produtos de refino de petróleo. Transportes de petróleo e derivados. Transportes de petróleo e derivados.

12 AULAS PRÁTICAS Práticas abordadas: Identificação de rochas. Avaliação de formações. Avaliação de formações. Apresentação de óleo com diferentes graus Apresentação de óleo com diferentes graus API e cálculo das respectivas densidades. Análise da permeabilidade e porosidade de rochas. Análise da permeabilidade e porosidade de rochas.

13 MINI CURSO Assuntos abordados: Brocas e colunas de perfuração. Brocas e colunas de perfuração. Classificação das plataformas. Classificação das plataformas. Carta estratigráfica do Sistema Petrolífero Carta estratigráfica do Sistema Petrolífero da Bacia de Campos.

14 SEMINÁRIOS Assuntos abordados: Ambientes deposicionais. Ambientes deposicionais. Segmentos da indústria de petróleo. Segmentos da indústria de petróleo.

15 Obrigado!


Carregar ppt "PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO Coordenador: Prof. Sérgio Fontoura Palestrantes: Mariana Reicher Rosane Felice de Oliveira Rosane Felice."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google