A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PESQUISAS EM ENSINO DE FÍSICA MODERNA: O MODELO PADRÃO PARA PARTÍCULAS ELEMENTARES Coordenadora Professora Ana Maria Osorio Araya OBJETIVOS O objetivo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PESQUISAS EM ENSINO DE FÍSICA MODERNA: O MODELO PADRÃO PARA PARTÍCULAS ELEMENTARES Coordenadora Professora Ana Maria Osorio Araya OBJETIVOS O objetivo."— Transcrição da apresentação:

1 PESQUISAS EM ENSINO DE FÍSICA MODERNA: O MODELO PADRÃO PARA PARTÍCULAS ELEMENTARES Coordenadora Professora Ana Maria Osorio Araya OBJETIVOS O objetivo do projeto é auxiliar os professores para desenvolver atividades relacionadas com a Física Moderna, especificamente Física de Partículas. Este tema faz parte do Caderno do Professor e do Aluno da nova Proposta Curricular da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. METODOLOGIA A Proposta Curricular do Estado de São Paulo, Ensino Médio, traz na sua nova versão assuntos relacionados com a chamada Física Moderna. Dentre os conteúdos se encontram aqueles relacionados com a constituição e visão moderna da matéria e sobre as menores partículas que compõem a materia e suas características. Este tema é totalmente desconhecido e de díficil entendimento, pelos professores, por isto a nossa proposta de desenvolver atividades para serem utilizados pelo professor e pelos alunos como textos com conteúdos apresentados de forma lúdica através de figuras retiradas do livro da Profa. Dra. Maria Cristina Abdala O discreto charme das partículas elementais, indicado como bibilbiografia básica na Proposta Curricular. Os personagens que representam algumas partículas junto com o nome da partícula e o ano da sua descobertasão foram apresentados em sala de aula, teve debate sobre a importância de conhecer a origem e entender a composição da matéria. CONCLUSÃO Ao analisar as respostas dos alunos podemos constatar que muitos conteúdos foram conhecidos através da mídia, principalmente aqueles relacionados com os quarks e o moderno acelerador de partículas. O fato de apresentar o modelo padrão e dar a conhecer as pesquisas sobre as partículas constituintes da matéria, os levou a solicitar uma palestra sobre este tema. Os professores solicitaram também capacitação nos temas da Física Moderna. GRUPO DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA MODERNA Desenvolve atividades para a melhoria do ensino de Física na região de Presidente Prudente. Grupo único na reagião pela sua constituição que envolve alunos de Ensino Médio, alunos do curso de Física e professores de Física da região. O grupo Alunos: João Ricardo Neves Da Silva, Alex Lino, André Luis Boaventura, Lânia Auxiliadora Pereira,, Bruna Paula Victoriano, Lucas Ramos Bispo, Paula Melques, Paulo S. Camillo de Camargo Professores: Célia Cristina Silva Poltronieri, Paulo Sérgio Fiorato, Sérgio Roberto Mantovani Algumas partículas elementares e o ano da sua descoberta Modelo Padrão para as partículas elementares RESULTADOS Após estudos, pesquisas e análise de teorias, os pesquisadores chegaram a um acordo: as partículas fundamentais podem ser classificadas e colocadas num modelo chamado de Modelo Padrão: Léptons, Quarks e Bósons. Estudamos este modelo e o apresentamos aos professores. Foi realizada uma aula onde o objetivo foi conhecer as concepções espontâneas dos alunos relacionadas com o tema. As respostas foram analisadas com o objetivo de conhecer o estado do conhecimento dos alunos Os Quarks, constituintes dos prótons e os nêutrons


Carregar ppt "PESQUISAS EM ENSINO DE FÍSICA MODERNA: O MODELO PADRÃO PARA PARTÍCULAS ELEMENTARES Coordenadora Professora Ana Maria Osorio Araya OBJETIVOS O objetivo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google