A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Curso de Pedagogia _ Gestão e Tecnologia Educacional

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Curso de Pedagogia _ Gestão e Tecnologia Educacional"— Transcrição da apresentação:

1 Curso de Pedagogia _ Gestão e Tecnologia Educacional
Uniminas Alunas: Fernanda Maria Marques Luciana da Silva Viana Prof. Gilca dos Santos Vilarinho Março 2005.

2 INFORMÁTICA APLICADA A EDUCAÇÃO

3 História da Informática Educativa no Brasil
O Brasil iniciou a busca de um caminho para informatizar a educação em 1971, quando pela primeira vez se discutiu o uso de computadores no ensino de Física. Destacam-se, ainda, nos anos 70, as experiências do Laboratório de Estudos Cognitivos do Instituto de Psicologia com público-alvo de crianças com dificuldades de aprendizagem de leitura, escrita e cálculo.

4 A cultura nacional de informática na educação teve início nos anos 80, a partir dos resultados de dois seminários internacionais (1981 e 1982) sobre o uso do computador como ferramenta auxiliar do processo de ensino-aprendizagem. Surgiu, a idéia de implantar projetos-piloto em universidades, o que originou, em 1984, o Projeto EDUCOM voltada para a criação de núcleos interdisciplinares de pesquisa e formação de recursos humanos em varias universidades federais.

5 O MEC criou, em 1986, o Programa de Ação Imediata em Informática na Educação de 1o e 2o grau, destinado a capacitar professores e a implantar infra-estruturas de suporte nas secretarias e instituições de ensino.

6 A sólida base teórica sobre informática educativa no Brasil existente em 1989 possibilitou o PRONINFE_ o Programa Nacional de Informática na Educação, que apresentou os seguintes resultados no período de :

7 44 centros de informática na educação implantados, a maioria interligada na Internet.
400 sub-centros implantados, a maioria por iniciativas de governos estaduais e municipais, a partir do modelo de planejamento concebido, inicialmente, pelo Projeto EDUCOM/UFRGS (destes, 87 estão no Estado do Rio Grande do Sul). 400 laboratórios de informática educativa em escolas públicas, financiados por governos estaduais e municipais. mais de profissionais preparados para trabalhar em informática educativa no país, incluindo um número razoável de pesquisadores com cursos de mestrado e doutorado.

8 O PRONINFE, apesar de dificuldades orçamentárias, gerou, em dez anos, uma cultura nacional de informática educativa centrada na realidade da escola pública.

9 Educação a Distância

10 Os papéis (funções) que os professores podem exercer no ead (ensino a distância):
O Professor Formador => orienta o estudo e a aprendizagem, ensina a pesquisar, a processar a informação e a aprender; corresponde a função propriamente pedagógica do professor.

11 O Conceptor e realizador de cursos e materiais- prepara os planos de estudos, currículos e programas; seleciona conteúdos esta é a função didática, isto é, a transmissão do conhecimento realizado em sala de aula.

12 O Professor Pesquisador=> pesquisa e se atualiza em sua disciplina específica em teorias e metodologias de ensino/aprendizagem, orienta e participa da pesquisa de seus alunos.

13 O Professor Tutor: orienta seus alunos em seus estudos, esclarece duvidas e explica questões relativas aos conteúdos; em geral participa das atividades de avaliação; O Professor Recurso=> assegura uma espécie de “balcão” de respostas a dúvidas pontuais dos estudantes com relação aos conteúdos de uma disciplina ou a questões relativas á organização dos estudos ou ás avaliações.

14 Monitor: muito importante especialmente em ações de educação popular com atividades presenciais de exploração de materiais em grupos de estudo. Sua função se relaciona menos com o conhecimento dos conteúdos e mais com sua capacidade de liderança, sendo em geral uma pessoa da comunidade, formada para esta função .

15 Concluímos que o uso da informática na educação melhora a capacidade de conhecimento e coloca as informações extremamente próximas das pessoas.

16 Bibliografia: Disponível em: < Acesso em :08 de abril de 2005 BELLONI,Maria Luiza. Professor coletivo: quem ensina a distância.In:___________Educação a distância. 2 ed. Campinas, SP :Autores Associados, p

17 Mensagem O futuro das organizações - e nações - dependerá cada vez mais de sua capacidade de aprender coletivamente. (Peter Senge)


Carregar ppt "Curso de Pedagogia _ Gestão e Tecnologia Educacional"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google