A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Engenharia de Minas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Engenharia de Minas."— Transcrição da apresentação:

1 Engenharia de Minas

2 Engenheiro de Minas é o especialista que faz estudos e pesquisas sobre reservas minerais e de combustíveis fósseis. Ele identifica qual a composição dos minérios que estão presentes, o tipo de solo destas reservas, a quantidade de minérios, a localização e extensão dessa mina e e também qual vai ser o melhor jeito de extrair essas reservas.

3 Os Engenheiros de Minas, além das atribuições já citadas, também supervisionam atividades de campo tais como perfuração, escavação manual ou mecânica, carregamento, transporte, lavagem e embarque de minérios. Eles também se responsabilizam pela segurança na mineração e de verificar a viabilidade econômica da mina ( muitas vezes, temos pouco minério e o investimento não compensa ).

4 Qual a diferença entre mineral e minério?
Existem vários tipos de minerais, porem os MINERIOS é que detém o valor comercial.

5 O Escritório do Engenheiro de Minas

6

7 Área onde o Engenheiro de minas pode atuar?

8 Prospecção Trabalhar em atividades de localização de depósitos minerais com o uso, inclusive, de imagens colhidas por satélites.

9 Lavra Planejar e supervisionar a exploração de minas subterrâneas ou a céu aberto. Definir os métodos de remoção, transporte e estocagem do material extraído. 

10

11 Beneficiamento e processamento
Definir os processos físico químicos adequados à separação das substâncias que compõem o minério. Na indústria, acompanhar o processo de tratamento de minerais. Pesquisar e desenvolver métodos de reciclagem de minérios e técnicas que diminuam o impacto da atividade extrativa sobre o ambiente.

12

13

14 MERCADO DE TRABALHO Mercado em alta, principalmente na área de minérios ferrosos, que vêm sendo vendidos em grande escala para a China e tiveram seu valor quintuplicado no último ano. Empresas de todos os portes contratam o profissional para atuação no Brasil e no exterior. Há empregos nas diversas regiões do país, mas os principais empregadores concentram-se nos estados de Minas Gerais, São Paulo, do Pará, de Goiás e da Bahia. Companhias de extração de petróleo abrem vagas para especialistas em engenharia de petróleo. A área de minerais industriais, como calcário (matéria-prima do cimento), brita, areia e argila, teve a oferta de trabalho aumentada por conta do bom momento vivido pela construção civil. A valorização do ouro aqueceu a exploração industrial do minério. 

15 O Engenheiro de minas em outras atividades.
Órgãos públicos, como o Ministério das Minas e Energia, o Departamento Nacional de Produção Mineral e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), também contratam esse engenheiro para os setores de consultoria e fiscalização. A área ambiental é outro filão, no qual o profissional atua como consultor, desenvolve métodos de reciclagem de minerais e cuida da recuperação de áreas degradadas.

16 Ser um engenheiro de minas, pode ser considerado
um emprego de risco?

17 O Curso Nos primeiros anos, o aluno cursa as disciplinas básicas de engenharia. Nos anos finais, aprofunda-se o estudo das rochas e seu beneficiamento, com disciplinas de física, química, mineralogia, topografia, geologia e reciclagem de rejeitos e resíduos

18


Carregar ppt "Engenharia de Minas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google