A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Dr. José Ângelo Sebastião Araújo dos Anjos Geólogo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Dr. José Ângelo Sebastião Araújo dos Anjos Geólogo"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Dr. José Ângelo Sebastião Araújo dos Anjos Geólogo
Engenharia Ambiental Prof. Dr. José Ângelo Sebastião Araújo dos Anjos Geólogo

2 A Engenharia Ambiental
É um curso da área das Ciências Exatas, destinado a formação de técnicos e pesquisadores. O Curso dedica-se à formação de profissionais capazes de: Gestão Ambiental de atividades na industria (CTGA, PRADs, Auditoria e Perícia Ambiental); Avaliar e minimizar os impactos ambientais indesejáveis (EIA/RIMA, remediações de sítios); Gestores Públicos (Secretárias de MA, ONGs e Universidades).

3 A ENGENHARIA AMBIENTAL
Cresceu a partir da Engenharia Civil-Sanitária, acrescida por: Química Biologia Geologia Hidrologia Legislação e Educação Economia Curso criado pelo MEC (Portaria 1.693/94). BAHIA Engenharia Ambiental e Sanitária na Ufba; Engenharia Ambiental FTC (Salvador, Feira e Itabuna); Engenharia Ambiental na Trabuco; Engenharia Ambiental na Famec (Camaçari). Engenharia Ambiental Unifacs (2006)

4 Disciplinas O núcleo básico:
Matemática, Física, Química, Biologia e Ciências Sociais. O núcleo de formação profissional: Ciências da Terra (geologia, hidrologia, solos, sensoriamento remoto, etc.), Gestão Ambiental (recuperação de áreas degradadas, licenciamento ambiental, monitoramento e auditoria ambiental, etc.), Ecologia (ecossistemas, ecologia aplicada, etc.), Energia alternativa (Biomassa, PCHs, Eólica e Biodisel) Climatologia (Mudanças Climáticas) Metodologia e de Processos (poluição, análise de sistemas e modelagem ambiental, operações unitárias e cadeias produtivas). O núcleo de disciplinas optativas serão escolhidas pelo estudante nos últimos semestre do curso.

5 Área de Atuação A área de atuação para estes profissionais é representado por diferentes níveis da administração pública e privada, como por exemplo: centros de pesquisa nos níveis federal, estadual e municipal; órgãos executores de gerenciamento e controle de meio ambiente nos níveis federal, estadual e municipal; agências reguladoras de água, energia elétrica e vigilância sanitária; universidades públicas ou privadas e demais estabelecimentos de ensino; comitês e agências de bacias hidrográficas; indústrias com atuação nas mais variadas atividades; empresas de consultoria e de prestação de serviços; e profissional autônomo.

6 Mercado de Trabalho O mercado de trabalho requer profissionais com elevada competência técnico-científica. Em função da conscientização da sociedade à problemática ambiental e a busca de qualidade pelas empresas, tem aumentado significativamente a procura de especialistas.

7 Mercado de Trabalho Recentemente o IBAMA abriu edital para a contratação de 500 profissionais na área de meio ambiente, com salários de R$2.6000,00 reais. Essa é uma das poucas áreas em que a oferta de trabalho é maior do que a procura (Especialistas, mestres e doutores).

8 Componentes da Crise Ambiental (Cenário Global)

9 População

10

11 Recursos Naturais Água

12 Combustível Fossíl Minério Recurso Florestal

13 Poluição Resíduos Sólidos Poluição Atmosférica

14 Derrame de Petróleo

15 Aquecimento Global

16 Ferramentas de Trabalho Engenharia Ambiental
Geotecnia Taludes

17 Geotecnia e Desastres Naturais

18 Fontes de Energias Alternativas
Eólica PCHs

19 Biogás Energia Solar

20 Biodiesel


Carregar ppt "Prof. Dr. José Ângelo Sebastião Araújo dos Anjos Geólogo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google