A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Recursos Minerais.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Recursos Minerais."— Transcrição da apresentação:

1 Recursos Minerais

2 Índice Introdução O que são recursos minerais e a qual a sua utilidade? História O que é um jazigo mineral? Modos de pesquisa de recursos minerais Tipos de exploração mineira Explorações mineiras em Portugal Impactos provocados pela exploração mineira Soluções que devem ser adoptadas para a preservação e recuperação do ambiente Conclusão Webgrafia

3 Introdução Realizámos este trabalho no âmbito da disciplina de Geologia e Biologia. Neste trabalho irão ser abordados os seguintes tópicos: -O que são recursos minerais e a sua utilidade. -Tipos de exploração mineira. -Explorações mineiras em Portugal. -Impactos originados numa região onde existe exploração mineira. -Soluções que consistem em preservar e recuperar o ambiente duma região onde existe ou existiu exploração mineira.

4 O que são recursos minerais?
Os recursos minerais são os diversos minerais que se extraem da parte litológica da Terra e que são utilizados para o nosso benefício. Há dois tipos de recursos minerais Recursos minerais metálicos Ex: Cobre, Ferro e Alumínio. Recursos minerais não metálicos Ex: Rochas (magmáticas, sedimentares e metamórficas)

5 Metálicos: Ferro Ouro Alumínio Não Metálicos: Granito Calcário Mármore

6 A sua utilidade Recursos Não Metálicos Recursos Metálicos
Menos abundantes: São utilizados para o fabrico de jóias. Mais abundantes: São utilizados para o fabrico de ferramentas, peças de automóveis, cabos e construção civil. Construção civil, fertilizantes agrícolas, indústrias (cerâmica, vidro) e para conservação de alimentos.

7 História Os recursos minerais tiveram uma grande importância na história e evolução do Homem, pois estes foram usados para tornar as grandes inovações tecnológicas como a máquina a vapor realidade. Também foram utilizados para o fabrico de utensílios que permitiram o avanço do ser humano, como, por exemplo, as armas e as primeiras moedas. Moeda romana Locomotiva a vapor

8 O que é um jazigo mineral?
Se a concentração dum recurso mineral é superior ao seu clarke*, então essa zona é considerada um jazigo mineral. No jazigo encontramos dois tipos de materiais: Os economicamente aproveitáveis (minério) e os não aproveitáveis (ganga). * Clarke é a concentração média de um elemento na crusta terrestre. O clarke pode-se representar em partes por milhão (ppm) ou em gramas por toneladas (g/ton). Jazigo mineral (Minério de ferro-M e ganga constituida por quartzo)

9 Modos de pesquisa de recursos minerais
Para encontrar um determinado recurso mineral é preciso utilizar os métodos de prospecção. A prospecção serve para saber directamente ou indirectamente como é o terreno que se está a estudar e identificar e avaliar a existência de recursos minerais no subsolo. Há três tipos de prospecção: - A prospecção geoquímica. - A prospecção geofísica (eléctrica, magnética, sísmica, gravimétrica). - A prospecção mecânica.

10 Tipos de exploração mineira
Existem dois tipos de exploração mineira, a exploração em céu aberto e a exploração subterrânea. Exploração em céu aberto: - maior facilidade na extracção e exploração dos minerais. - maior acção dos agentes erosivos. - maior impacto na área explorada. - Utiliza-se para a exploração de todos os tipos de minerais. Exploração subterrânea: - maior dificuldade na extracção e exploração dos minerais. - menor acção dos agentes erosivos - menor impacto na área explorada (menor poluição visual). - Não se utiliza para a exploração de rocha industrial.

11 Exploração em céu aberto Exploração subterrânea

12 Exploração mineira em Portugal

13 Impactos provocados pela exploração mineira
No presente, os países(especificamente os governos) obrigam as empresas que pretendem fazer extracções mineiras a seguirem regras para diminuir o máximo possível as consequências que poderão vir dela. Mas, devido a técnicas antiquadas, ou falta de controlo das explorações pode prejudicar a saúde pública e o ambiente. Pode ocorrer morte de certos seres vivos, que causa perda de biodiversidade. Pode haver contaminação dos cursos de água e do solo. Também pode haver deslocamento de terrenos que causa poluição visual. Poluição Visual Contaminação de um lago

14 Preservação e Recuperação de uma área de exploração mineira
De hoje em dia, é obrigatório uma empresa ter de fazer um planeamento de recuperação ambiental para a explorada não ficar desértica . Para recuperar e preservar uma área onde houve exploração mineira tem de se passar por estes pontos: 1-Estudar o tipo de vegetação e seres vivos existentes na zona antes da área começar a ser explorada. 2-Retirar algumas plantas e sementes para colocar depois da exploração ter terminado. 3-Após a exploração acabar, verificar se o solo e a água da zona estão contaminados e,se estiverem, proceder a uma descontaminação. 4-Colocar a vegetação que se localizava-se lá anteirormente à exploração. Depois destes passos, já há condições para alguns seres vivos habitarem o local, aparecendo, gradualmente, novos seres vivos naquela localidade aumentando a biodiversidade.Também pode-se dar novas utilidades aos terrenos explorados, como transforma-los em áreas agricolas.


Carregar ppt "Recursos Minerais."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google