A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Dia do Trabalhador ?...3:17 https://www.youtube.com/watch?v=OsWB4phvnYE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Dia do Trabalhador ?...3:17 https://www.youtube.com/watch?v=OsWB4phvnYE."— Transcrição da apresentação:

1 Dia do Trabalhador ?...3:17 https://www.youtube.com/watch?v=OsWB4phvnYE

2 Por incrível que pareça... O Dia do Trabalho surgiu com a intenção de não trabalhar...

3 O trabalho nas diferentes sociedades Sociedades tribais: Nas sociedades tribais o trabalho é uma atividade vinculada às outras, bem diferente das outras sociedades. A produção (trabalho) está vinculada a mitos e ritos, ligada ao parentesco, às festas, às artes, enfim a toda a vida do grupo. Sociedade greco-romana: A escravidão era fundamental para manter os cidadãos comuns longe do trabalho braçal, discutindo os assuntos que proporcionariam o bem-estar de seus semelhantes; Sociedade feudal: Quem de fato trabalhavam eram os servos, os aldeões e os camponeses livres. Os senhores feudais e o clero exploravam e viviam do trabalho destes primeiros.

4 Sociedade capitalista O capitalismo se constituiu a partir da decadência do Feudalismo na Europa Ocidental. Com ele o trabalho se transforma em uma mercadoria que pode ser comprada e vendida – a força do trabalho. Visões sociológicas:

5 Weber - Relacionou o Capitalismo ao Protestantismo. A Reforma Protestante deu ao trabalho a condição de se obter êxito material como expressão de bênção divina, ao contrário da igreja cristã do sistema feudal;

6 Marx - Quando os trabalhadores percebem que estão trabalhando demais e recebendo de menos, os conflitos começam a ocorrer. Procurou demonstrar os conflitos entre trabalhadores e capitalistas, cujo lucro se dava através da mais- valia, diferença entre o valor produzido pelo trabalho e o salário pago ao trabalhador. Seria a base da exploração no sistema capitalista. Até hoje, tal visão é mantida pelos sindicatos... Vídeo Dia do Trabalhador... Vídeo história Mundo => Brasil...10:05

7 Porém, seundo Durkheim - A divisão do trabalho seria uma forma de solidariedade e não um fator de conflito. A solidariedade orgânica une os indivíduos em funções sociais nas quais cada pessoa depende da outra. Assim, a ebulição pela qual passava a sociedade era uma questão moral, pois faltavam normas e instituições para integrar a sociedade. Para promoção e o reconhecimento de todos, como atualmente ocorre com os domésticos no Brasil.

8 Transformações no mundo do trabalho Fordismo - No início do século XX, a partir do desenvolvimento das fábricas, surgem as linhas de montagem, com a divisão do trabalho mais aperfeiçoada e detalhada.

9 Taylorismo - Propõem a organização do trabalho de forma científica, racionalizando a produção. Surge na indústria o planejamento ajustado para controlar a execução das tarefas e os especialistas em administração. Os trabalhadores eram recompensados ou punidos de acordo com a sua produtividade na indústria.

10 Pós-fordismo ou acumulação flexível - A partir dos anos de Flexibilização dos processos de produção (automação); flexibilização dos mercados de trabalho (subemprego); flexibilização dos produtos e dos padrões de consumo – a durabilidade dos produtos é pequena e a mídia estimula a troca.

11 Assunto recorrente no ENEM...

12 (Enem) As diferentes formas em que as sociedades se organizam socioeconomicamente visam a atender suas necessidades para a época. O liberalismo, atualmente, assume papel crescente, com os Estados diminuindo sua atuação em várias áreas, inclusive vendendo empresas estatais. Da ideia de interferência estatal na economia, do "Estado de Bem-Estar", da assistência social ampla e emprego garantido por lei, e, às vezes, à custa de subsídios (na Europa defendido pela Social-Democracia), caminha-se para um Estado enxuto e ágil, onde a manutenção do progresso econômico e uma maior liberdade na conquista do mercado são as formas de assegurar ao cidadão o acesso ao bem-estar. Nem sempre a população concorda...

13 Neste contexto, as eleições gerais na Alemanha, em 1998, poderão levar Helmuth Kohl, com longa e frutuosa carreira à frente daquele país, a entregar o posto ao social-democrata Gerhard Schroeder. O desemprego na Alemanha atinge seu ponto máximo. A moeda única europeia será o fim do marco alemão. A imagem de Helmuth Kohl começa a desvanecer-se. Conseguirá vencer este ano? Seja como for, ele luta. Mas recebeu um novo e tremendo golpe: o Partido Liberal (FDP) deixou Kohl. O secretário-geral do FDP, Guido Westerwelle, declarou: Começou o fim da era Kohl!

14 A Alemanha ajuda a concretizar o bloco econômico da União Europeia. A participação neste bloco implica a adoção de um sistema socioeconômico que: a) dificulte a livre iniciativa econômica, inclusive das grandes empresas na Alemanha. b) ofereça mercado europeu mais restrito aos produtos e serviços alemães. c) diminua as oportunidades de iniciativa econômica para os alemães em outros países e vice-versa. d) garanta o emprego, na Alemanha, pelo afastamento da concorrência de outros países da própria União Europeia. e) por meio da união de esforços com os países da União Europeia, permita à economia alemã concorrer em melhores condições com países de fora da União Europeia.

15 A Alemanha ajuda a concretizar o bloco econômico da União Europeia. A participação neste bloco implica a adoção de um sistema socioeconômico que: a) dificulte a livre iniciativa econômica, inclusive das grandes empresas na Alemanha. Incentiva b) ofereça mercado europeu mais restrito aos produtos e serviços alemães. Mais acessível c) diminua as oportunidades de iniciativa econômica para os alemães em outros países e vice-versa. Aumenta d) garanta o emprego, na Alemanha, pelo afastamento da concorrência de outros países da própria União Europeia. garante mercado e) por meio da união de esforços com os países da União Europeia, permita à economia alemã concorrer em melhores condições com países de fora da União Europeia.

16 (Enem) Um dos maiores problemas da atualidade é o aumento desenfreado do desemprego. O texto abaixo destaca esta situação. O desemprego é hoje um fenômeno que atinge e preocupa o mundo todo. (...) A onda de desemprego recente não é CONJUNTURAL, ou seja, provocada por crises localizadas e temporárias. Está associada a mudanças ESTRUTURAIS na economia, daí o nome de desemprego estrutural. O desemprego manifesta-se hoje na maioria das economias, incluindo a dos países ricos. A OIT estima em 1 bilhão - um terço da força de trabalho mundial - o número de desempregados em todo o mundo em Desse total, 150 milhões encontram-se abertamente desempregados e entre 750 e 900 milhões estão subempregados. ([CD-ROM]. Almanaque Abril São Paulo: Abril.)

17 Pode-se compreender o desemprego ESTRUTURAL em termos da internacionalização da economia associada a) a uma economia desaquecida que provoca ondas gigantescas de desemprego, gerando revoltas e crises institucionais. Desempr. Conjuntural b) ao setor de serviços que se expande provocando ondas de desemprego no setor industrial, atraindo essa mão de obra para este novo setor. c) ao setor industrial que passa a produzir menos, buscando enxugar custos provocando, com isso, demissões em larga escala. Des.Estrutural aumenta produção mesmo com red. empreg. d) a novas formas de gerenciamento de produção e novas tecnologias que são inseridas no processo produtivo, eliminando empregos que não voltam. e) ao emprego informal que cresce, já que uma parcela da população não tem condições de regularizar o seu comércio. Questão é sobre desempr. Não tipos emprego...

18 c(Enem 2010) Um banco inglês decidiu cobrar de seus clientes cinco libras toda vez que recorressem aos funcionários de suas agências. E o motivo disso é que, na verdade, não querem clientes em suas agências; o que querem é reduzir o número de agências, fazendo com que os clientes usem as máquinas automáticas em todo o tipo de transações. Em suma, eles querem se livrar de seus funcionários. HOBSBAWM, E. O novo século. São Paulo: Companhia das Letras, 2000 (adaptado). O exemplo mencionado permite identificar um aspecto da adoção de novas tecnologias na economia capitalista contemporânea. Um argumento utilizado pelas empresas e uma consequência social de tal aspecto estão em a) qualidade total e estabilidade no trabalho. b) pleno emprego e enfraquecimento dos sindicatos. c) diminuição dos custos e insegurança no emprego d) responsabilidade social e redução do desemprego. e) maximização dos lucros e aparecimento de empregos.

19 c(Enem 2011) Estamos testemunhando o reverso da tendência histórica da assalariação do trabalho e socialização da produção, que foi característica predominante na era industrial. A nova organização social e econômica baseada nas tecnologias da informação visa à administração descentralizadora, ao trabalho individualizante e aos mercados personalizados. As novas tecnologias da informação possibilitam, ao mesmo tempo, a descentralização das tarefas e sua coordenação em uma rede interativa de comunicação em tempo real, seja entre continentes, seja entre os andares de um mesmo edifício. CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 2006 (adaptado).

20 No contexto descrito, as sociedades vivenciam mudanças constantes nas ferramentas de comunicação que afetam os processos produtivos nas empresas. Na esfera do trabalho, tais mudanças têm provocado a) o aprofundamento dos vínculos dos operários com as linhas de montagem sob influência dos modelos orientais de gestão. b) o aumento das formas de teletrabalho como solução de larga escala para o problema do desemprego crônico. c) o avanço do trabalho flexível e da terceirização como respostas às demandas por inovação e com vistas à mobilidade dos investimentos. d) a autonomização crescente das máquinas e computadores em substituição ao trabalho dos especialistas técnicos e gestores. e) o fortalecimento do diálogo entre operários, gerentes, executivos e clientes com a garantia de harmonização das relações de trabalho.

21 desemprego-afeta-jovens-na-europa/ / Vídeo de Continua atual... Crise UE => desemprego => violência=> jovens S.Fr desemprego...6:46

22 Este ano, 1º. Maio Dia Internacional do Trabalho tem protestos em diversas cidades do mundo em :09 A Grécia no dia 1º.maio :29

23 O assunto é preocupante pois, amanhã o dançarino pode ser você...3:55


Carregar ppt "Dia do Trabalhador ?...3:17 https://www.youtube.com/watch?v=OsWB4phvnYE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google