A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

C M B H C F B / Química Parte I Cap Otacílio O Que é Química? Química é uma Ciência Experimental que estuda a estrutura, composição e a transformação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "C M B H C F B / Química Parte I Cap Otacílio O Que é Química? Química é uma Ciência Experimental que estuda a estrutura, composição e a transformação."— Transcrição da apresentação:

1

2 C M B H C F B / Química Parte I Cap Otacílio

3 O Que é Química? Química é uma Ciência Experimental que estuda a estrutura, composição e a transformação da matéria.

4 ESTRUTURA DA MATÉRIA A matéria é formada por moléculas, que por sua vez são formadas por partículas minúsculas chamadas de átomos.

5 Elementos Químicos Átomos NomeSímboloNatureza FerroFeFe 3 O 4 CálcioCaCaCO 3 PrataAg (Argentum)Ag OxigênioOO2O2

6 Átomos & Moléculas H + H H H H H H + H + O O Átomos Moléculas

7 SimplesComposta Substância Pura HomogêneaHeterogênea Mistura Sistemas Materiais

8 Substâncias Puras SIMPLES COMPOSTA

9 MISTURAS HETEROGÊNEAHOMOGÊNEA solução ÁGUA + AREIAAR

10 CLASSIFICAÇÃO DA MATÉRIA SISTEMAS HOMOGÊNEOS SISTEMAS HETEROGÊNEOS SUBSTÂNCIAS PURAS MISTURAS DE UMA FASE MISTURAS DE MAIS DE UMA FASE SUBSTÂNCIAS EM MUDANÇA DE ESTADO

11 OUTROS CONCEITOS ATOMICIDADE VARIEDADE ALOTRÓPICA FENÔMENOS (Transformações): QUÍMICOS E FÍSICOS

12 ATOMICIDADE AtomicidadeSubstâncias MonoatômicaHe, Ne, Ar, Kr DiatômicaH 2, N 2, HCl, CO TetratômicaP 4 (fósforo branco) IndeterminadaP (verm), C (graf), metais Atomicidade se refere ao número de átomos que compõem uma substância

13 VARIEDADE ALOTRÓPICA C (grafite) C (diamante) estrutura amorfa estrutura cristalina Variação na arrumação dos átomos Variação na atomicidade O 2 (Oxigênio) O 3 (Ozônio)

14 FENÔMENO QUÍMICO Combustão do álcool etílico H 3 C- CH 2 - OH + 3O 2 2CO 2 + 3H 2 O Reagentes Produtos O fenômeno químico transforma a natureza íntima da matéria.

15 FENÔMENO FÍSICO SÓLIDO LÍQUIDO GASOSO SUBLIMAÇÃO FUSÃO CONDENSAÇÃO VAPORIZAÇÃO SOLIDIFICAÇÃO Estados físicos da matéria O fenômeno físico não altera a natureza da matéria

16 EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO 1.Considere os sistemas a seguir, em que os átomos são representados por esferas: Determine onde encontramos: a) Substância pura; b) Mistura; c) Somente substância simples; d) Somente substância composta. Considere apenas o sistema III, determine: a) O número de átomos presentes; b) O número de elementos químicos; c) O número de moléculas; d) O número de substâncias; e) O número de substâncias binárias; f) O número de substâncias diatômicas. I II III IV

17 EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO Respostas Determine onde encontramos: a) Substância pura; I e IV b) Mistura; II e III c) Somente substância simples; I d) Somente substância composta: IV Considere apenas o sistema III, determine: a) O número de átomos presentes; 10 b) O número de elementos químicos; 03 c) O número de moléculas; 04 d) O número de substâncias; 03 e) O número de substâncias binárias; 01 f) O número de substâncias diatômicas. 01

18 2. Considere o sistema representado abaixo. Pode-se descrever o sistema em questão como constituido por: a)Três fases e um componente. b)Duas fases e dois componentes. c)Três fases e dois componentes. d)Três fases e três componentes.

19 2. Considere o sistema representado abaixo. Pode-se descrever o sistema em questão como constituido por: a)Três fases e um componente. b)Duas fases e dois componentes. c)Três fases e dois componentes. d)Três fases e três componentes.

20 3. Os diferentes tipos de matéria podem ser classificados em dois grupos: Substâncias puras e misturas. As substâncias puras podem ser simples e compostas. Considerando esse modo de classificação, pode-se afirmar: (01) O ar atmosférico é uma substância pura. (02) A água é uma substância simples. (04) O sangue é uma mistura. (08) Uma solução de açúcar é uma mistura (16) O oxigênio e o ozônio são substâncias distintas, embora constituídas por átomos de um mesmo elemento. (32) A matéria que contém três tipos de moléculas é uma substância composta. (64) A matéria que contém apenas um tipo de molécula é uma substância simples, mesmo que cada molécula seja formada por dois átomos diferentes.

21 3. Os diferentes tipos de matéria podem ser classificados em dois grupos: Substâncias puras e misturas. As substâncias puras podem ser simples e compostas. Considerando esse modo de classificação, pode-se afirmar: (01) O ar atmosférico é uma substância pura. (F) (02) A água é uma substância simples. (F) (04) O sangue é uma mistura. (V) (08) Uma solução de açúcar é uma mistura (V) (16) O oxigênio e o ozônio são substâncias distintas, embora constituídas por átomos de um mesmo elemento. (V) (32) A matéria que contém três tipos de moléculas é uma substância composta. (F) (64) A matéria que contém apenas um tipo de molécula é uma substância simples, mesmo que cada molécula seja formada por dois átomos diferentes. (V)

22 4. Observe os seguintes fatos: I – Uma pedra de naftalina deixada no armário. II – Uma vasilha com água deixada no freezer. III – Uma vasilha com água deixada no fogo. IV – O derretimento de um pedaço de chumbo quando aquecido. Nestes fatos estão relacionados corretamente os seguintes fenômenos: a) I – sublimação, II – solidificação, III – vaporização, IV – fusão. b) I – sublimação, II – solidificação, III – fusão, IV –vaporização. c) I – fusão, II – sublimação, III –vaporização, IV – solidificação. d) I – vaporização, II- solidificação, III – fusão, IV – sublimação. e) I – vaporização, II – sublimação, II –fusão, IV – solidificação.

23 4. Observe os seguintes fatos: I – Uma pedra de naftalina deixada no armário. II – Uma vasilha com água deixada no freezer. III – Uma vasilha com água deixada no fogo. IV – O derretimento de um pedaço de chumbo quando aquecido. Nestes fatos estão relacionados corretamente os seguintes fenômenos: a) I – sublimação, II – solidificação, III – vaporização, IV – fusão. b) I – sublimação, II – solidificação, III – fusão, IV –vaporização. c) I – fusão, II – sublimação, III –vaporização, IV – solidificação. d) I – vaporização, II- solidificação, III – fusão, IV – sublimação. e) I – vaporização, II – sublimação, II –fusão, IV – solidificação.

24 5. Qual dos fenômenos a seguir não envolve reações químicas? a)Fusão de gelo. b)Digestão de alimentos. c)Combustão. d)Queima de vela. e)Explosão de dinamite.

25 5. Qual dos fenômenos a seguir não envolve reações químicas? a)Fusão de gelo. b)Digestão de alimentos. c)Combustão. d)Queima de vela. e)Explosão de dinamite.


Carregar ppt "C M B H C F B / Química Parte I Cap Otacílio O Que é Química? Química é uma Ciência Experimental que estuda a estrutura, composição e a transformação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google