A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

União Européia. A necessidade de estabilização política e econômica de uma Europa instável e debilitada após a Segunda Guerra Mundial foi o fator determinante.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "União Européia. A necessidade de estabilização política e econômica de uma Europa instável e debilitada após a Segunda Guerra Mundial foi o fator determinante."— Transcrição da apresentação:

1 União Européia

2 A necessidade de estabilização política e econômica de uma Europa instável e debilitada após a Segunda Guerra Mundial foi o fator determinante da construção histórica da União Européia. A necessidade de estabilização política e econômica de uma Europa instável e debilitada após a Segunda Guerra Mundial foi o fator determinante da construção histórica da União Européia.

3 Na origem da União Européia esteve a CECA – Comunidade do Carvão e do Aço (1951 reuniu seis países – França, Alemanha, Itália, e os integrantes da BENELUX – Bélgica, Países Baixos e Luxemburgo). Na origem da União Européia esteve a CECA – Comunidade do Carvão e do Aço (1951 reuniu seis países – França, Alemanha, Itália, e os integrantes da BENELUX – Bélgica, Países Baixos e Luxemburgo) com a assinatura do TRATADO DE ROMA, a CECA passou a denominar-se CEE (Comunidade Econômica Européia) e previa a livre circulação de mercadorias, capitais, serviços e pessoas entre os países membros com a assinatura do TRATADO DE ROMA, a CECA passou a denominar-se CEE (Comunidade Econômica Européia) e previa a livre circulação de mercadorias, capitais, serviços e pessoas entre os países membros.

4 O objetivo era, posteriormente transformar a CEE em um espaço de livre-comércio, com tarifas de importação unificada. O objetivo era, posteriormente transformar a CEE em um espaço de livre-comércio, com tarifas de importação unificada. O Tratado de Maastricht foi assinado pelos países membros do MCE (Mercado Comum Europeu) com o objetivo de reforçar a integração européia por meio de uma moeda única e de um futuro um mercado comum e sistema único de defesa. O Tratado de Maastricht foi assinado pelos países membros do MCE (Mercado Comum Europeu) com o objetivo de reforçar a integração européia por meio de uma moeda única e de um futuro um mercado comum e sistema único de defesa.

5 A Evolução do Bloco Econômico 1973 – incorporam-se à CEE o Reino Unido, Irlanda, Dinamarca, em 1981 – Grécia, 1986 – Espanha e Portugal – incorporam-se à CEE o Reino Unido, Irlanda, Dinamarca, em 1981 – Grécia, 1986 – Espanha e Portugal – o Tratado de Maastricht – a CEE passa a chamar União Européia e fixou os critérios para a incorporação da futura moeda única européia pelos países membros – o Tratado de Maastricht – a CEE passa a chamar União Européia e fixou os critérios para a incorporação da futura moeda única européia pelos países membros.

6 Três anos depois, ingressaram a Áustria, Suécia, Finlândia Três anos depois, ingressaram a Áustria, Suécia, Finlândia 1999 – surgiu o Euro, moeda comum de doze dos quinze países- membros da EU – surgiu o Euro, moeda comum de doze dos quinze países- membros da EU. Apenas Dinamarca, Suécia e Reino Unido não adotaram o Euro. Apenas Dinamarca, Suécia e Reino Unido não adotaram o Euro.

7 Para ingressar na UE, os países candidatos precisam a três condições básicas: Para ingressar na UE, os países candidatos precisam a três condições básicas: ter uma economia desenvolvida; ter uma economia desenvolvida; manter um regime político democrático; manter um regime político democrático; e respeitar os direitos humanos. e respeitar os direitos humanos.

8 A UE (União Européia) é um bloco econômico, político e social de 27 países europeus que participam de um projeto de integração política e econômica. A UE (União Européia) é um bloco econômico, político e social de 27 países europeus que participam de um projeto de integração política e econômica. Estes países são politicamente democráticos, com um Estado de direito em vigor. Estes países são politicamente democráticos, com um Estado de direito em vigor.

9 Os 27 países integrantes são (atualmente): Os 27 países integrantes são (atualmente): Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária. Chipre, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos (Holanda), Polônia, Portugal, Reino Unido, República, Romênia e Suécia. Macedônia, Cróacia e Turquia encontram-se em fase de negociação.

10 A Crise do Modelo Social Europeu Devido ao baixíssimo crescimento demográfico no continente. Devido ao baixíssimo crescimento demográfico no continente. Os europeus vivem cada vez mais e não nascem crianças em número suficiente para equilibrar o crescimento vegetativo. Os europeus vivem cada vez mais e não nascem crianças em número suficiente para equilibrar o crescimento vegetativo. Os governos são obrigados a destinar cada vez mais recursos sociais, ao mesmo tempo que as receitas da previdência social minguam. Os governos são obrigados a destinar cada vez mais recursos sociais, ao mesmo tempo que as receitas da previdência social minguam.

11 As elevadas taxa de desemprego dificultam a adoção de políticas mais favoráveis à imigração. As elevadas taxa de desemprego dificultam a adoção de políticas mais favoráveis à imigração. Motivos da falta de emprego nas economias centrais europeias. Elevado investimento em tecnologia para fazer frente à competitividade dos produtos asiáticos e americanos; Elevado investimento em tecnologia para fazer frente à competitividade dos produtos asiáticos e americanos; custos elevados da mão de obra em função dos altos salários; custos elevados da mão de obra em função dos altos salários; deslocamento de atividades produtivas para outros países que ofereçam custos mais baixos do trabalho e dos encargos sociais, além de uma legislação ambiental e tributária mais favorável. deslocamento de atividades produtivas para outros países que ofereçam custos mais baixos do trabalho e dos encargos sociais, além de uma legislação ambiental e tributária mais favorável.

12 Taxa de Desemprego Áustria12,6% Áustria12,6% Itália11,8 % Itália11,8 % Alemanha10,3 % Alemanha10,3 % Suiça1,7 % Suiça1,7 % Espanha 22,1 % Espanha 22,1 % Reino Unido 7,3 % Reino Unido 7,3 % Dinamarca 8,7 % Dinamarca 8,7 % Suécia 7,9 % Suécia 7,9 % Percentual de desempregados em relação à PEA

13

14

15

16 Chamado de PIGS

17 Prioridades Políticas Geração de emprego; Geração de emprego; Melhoria da segurança; Melhoria da segurança; Impostos e taxas viabilizam as políticas sociais. Impostos e taxas viabilizam as políticas sociais.


Carregar ppt "União Européia. A necessidade de estabilização política e econômica de uma Europa instável e debilitada após a Segunda Guerra Mundial foi o fator determinante."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google