A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ficha Técnica Prefeitura Municipal de Bagé PrefeitoMunicipal de Bagé Dudu Colombro Secretaria Executiva do GGI-M Secretário Milton César Leite da Silva.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ficha Técnica Prefeitura Municipal de Bagé PrefeitoMunicipal de Bagé Dudu Colombro Secretaria Executiva do GGI-M Secretário Milton César Leite da Silva."— Transcrição da apresentação:

1

2 Ficha Técnica Prefeitura Municipal de Bagé PrefeitoMunicipal de Bagé Dudu Colombro Secretaria Executiva do GGI-M Secretário Milton César Leite da Silva Observatório da Criminalidade de Bagé Financiamento: PRONASCI/MJ Estruturação: FADISMA Perído de Execução: Janeiro de 2013 a Dezembro de 2013 Equipe Técnica: Aline Kerber – Socióloga e Especialista em Segurança Pública e Cidadania Andrewes Pozeczek Koltermann – Gestor de Tecnologia da Informação Eduardo Pazinato – Mestre em Direito Emanuela Forgiarini Lopes – Bolsista da Urcamp Gabriel Lucas Kanaan – Bolsita da IDEAU Quélen Kopper – Bolsista da IDEAU Ricardo Seitenfus – Doutor em Direito Scheila Charqueiro Muniz – Bolsista da Urcamp Victoria Pires Panassolo – Bolsista da IDEAU Relatório Técnico nº 005/2013

3 Esta pesquisa de opinião visou analisar a violência doméstica e familiar e a desigualdade de gênero de forma indireta com homens e mulheres que participaram de atividade da Coordenadoria da Mulher na praça. Amostra: 42 questionários Período de coleta de dados: 17 de julho de 2013

4 Dois terços foram mulheres. Idades bem distribuídas nas faixas etárias. Média de 43 anos de idade; Maioria (67%) pelo menos ensino médio. Média = 43

5

6 Você acha que no Brasil as mulheres são tratadas com respeito? Somente acreditam que sim! Destes, 66,7% são homens! Não As vezes

7 Você acha que as mulheres recebem o mesmo tratamento que os homens em nosso país? acredita que sim As vezes Não 14% dos homens acreditam que as mulheres recebem o mesmo tratamento que os homens; somente 7% das mulheres acreditam nisso.

8 Em que ambiente você considera que a mulher é mais desrespeitada? O desrespeito às mulheres é difuso. É presente nos principais meios de convivência, como trabalho e família. Os homens reconhecem que as mulheres são mais desrespeitadas no trabalho (50%) e na justiça (14%), respectivamente; as mulheres se sentem mais desrespeitadas na família (43%) e no trabalho (21%), respectivamente.

9 Para você, as leis brasileiras protegem as mulheres contra abusos e violência doméstica? As vezes Não Sim É percebido um avanço na legislação, pois somente um terço (33%) dos entrevistados acham que as mulheres não estão assistidas nesse aspecto. Entretanto muitos (38%) acham que só as vezes a lei protege a vítima. 43% das mulheres e 14% dos homens entrevistadas/os disseram que as leis brasileiras NÃO protegem as mulheres contra abusos e violência doméstica;

10

11 Você já presenciou algum ato de violência doméstica contra alguma mulher? 50% sim 50% não Tipo de violência A violência física foi mais observada por mulheres e a violência moral mais notada por homens.

12 Você já presenciou algum ato de violência doméstica contra alguma mulher? 50% sim 50% não Perfil dos/as Entrevistados/as Média de idade: 36 anos Mulher: 67% Ensino Fund: 29% Ensino Médio: 67% Ensino Sup: 5% Perfil dos/as Entrevistados/as Média de idade: 50 anos Mulher: 67% Ensino Fund: 38% Ensino Médio: 52% Ensino Sup: 10% As pessoas mais jovens disseram presenciar mais violência. Na pesquisa realizada, gênero e escolaridade não tiveram relação significativa com presenciar ou não violência.

13 Qual foi a sua atitude em relação à agressão que presenciou? Das pessoas que silenciaram, 82% foram mulheres. Não havendo diferença na porcentagem de mulheres entre aquelas que presenciaram ou não violência doméstica (cf. slide anterior), podemos dizer que - segundo os dados deste levantamento - proporcionalmente as mulheres se omitem mais que os homens diante da agressão.

14 Você já presenciou algum ato de violência doméstica contra alguma mulher? 50% sim 50% não Você acha que no Brasil as mulheres são tratadas com respeito? Não = 43% As vezes = 52% Sim = 5% Não = 52% As vezes = 38% Sim = 10% Nos resultados dessa pesquisa, vivenciar violência não influenciou significativamente a percepção sobre o respeito para com as mulheres.

15 Você já presenciou algum ato de violência doméstica contra alguma mulher? 50% sim 50% não Para você, as leis brasileiras protegem as mulheres contra abusos e violência doméstica? Não = 33% As vezes = 48% Sim = 19% Não = 33% As vezes = 27% Sim = 33% Nos resultados dessa pesquisa, as pessoas que não presenciaram violência doméstica acreditam mais que as leis protegem as vítimas.

16


Carregar ppt "Ficha Técnica Prefeitura Municipal de Bagé PrefeitoMunicipal de Bagé Dudu Colombro Secretaria Executiva do GGI-M Secretário Milton César Leite da Silva."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google