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MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES Departamento de Promoção Comercial Divisão de Operações de Promoção Comercial ENCOMEX 2009 Secretária Bertha Gadelha.

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1 MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES Departamento de Promoção Comercial Divisão de Operações de Promoção Comercial ENCOMEX 2009 Secretária Bertha Gadelha João Pessoa, 17 de novembro

2 Sumário Estrutura organizacional do DPR Atividades das divisões SECOMs BTN Potencial da PB no comércio exterior

3 DPR Departamento de Promoção Comercial DPG Divisão de Programas de Promoção Comercial DIC Divisão de Informação Comercial DFT Divisão de Feiras e Turismo DOC Divisão de Operações de Promoção Comercial SECOMs Setores de Promoção Comercial Departamento de Promoção Comercial Estrutura Organizacional

4 Investimento Apoio à internacionalização de empresas; Atração de investimentos estrangeiros (Roadshow do PAC); Apoio às ações internacionais dos setores portuário e hidroviário; Representação no COFIG. Atividades da DPG

5 Informação Comercial Estudos de mercado; Prospecção de oportunidades comerciais; Identificação de importadores no Brasil; PSCI. Atividades da DIC

6 Feiras e Turismo Participação de grandes feiras no BR e exterior; Apoio às ações da EMBRATUR e do MinTUR; Exposição e divulgação de produtos brasileiros. Atividades da DFT

7 66 SECOMs no mundo (alguns em Consulados); Apoio a atividades de exportação; Apoio a visitas e missões brasileiras; Agendamento de encontros e audiências; Subsídio às ações do DPR. SECOMs

8 SECOMs – 66 em 55 países Seoul Kuala Lumpur Cingapura Bangkok Jakarta Dubai Sidney Bercelona Cairo Tel Aviv Riade Teerã Nova Delhi Beijing Hong Kong Shangai Taiwan Tóquio Copenhague Oslo Estocolm Helsinki Varsovia Moscow Kiev Pretória Argel Âncara Paris London Dublin Milão Atenas Brussels The Hague Berna Berlin Viena Lima La Paz Santiago Buenos Aires Montevidéu Assunção São Domingos Lisboa Madri Nova York Washington Miami Los Angeles Toronto Mexico City Panamá Caracas Bogotá Quito

9 A BrazilTradeNet é o portal de comércio exterior do MRE. Maior e mais completa compilação digital de informação comercial na América Latina. Criado para estimular as exportações brasileiras e atrair investimentos estrangeiro Ministério das Relações Exteriores Departamento de Promoção Comercial

10 Apoio a atividades de exportação; Estudos de mercado; Cruzamento de pauta; Vitrine de produtos; Catálogo de exportadores e importadores; Informações sobre feiras e missões. BTN - Braziltradenet

11 Divisão de Operações de Promoção Comercial (DOC)

12 Promover eventos, como seminários e rodadas de negócios; Organizar missões empresariais ao exterior; Apoiar missões empresariais estrangeiras em visita ao Brasil; Controle das exportações de material de defesa (PNEMEM) e promoção comercial da área. Atividades da DOC

13 Presidente da República: 11 Ministro das Relações Exteriores: 5 Outras autoridades federais: 10 Apoio a associações, federações e empresas: 5 Reuniões/Encontros (Comistas, conselhos empresariais etc.) no Brasil/Exterior: 6 Missões empresariais estrangeiras ao Brasil: 17 Missões em 2008

14 2003: Portugal, Espanha, Cuba, Angola, Moçambique, África do Sul, Namíbia, Moçambique, Síria, Líbano, Egito e Líbia 2004: Índia, China, Gabão, Cabo Verde, Chile 2005: Venezuela, Guiana, Coréia do Sul, Japão, Guatemala, Portugal, Itália, Rússia 2006: Botsuana, Argélia, Reino Unido 2007: Suíça, Chile, Paraguai, Índia, Portugal, Bélgica, México, Honduras, Nicarágua, Jamaica, Panamá, Finlândia, Suécia, Dinamarca, Noruega, Espanha, Burkina Faso, República do Congo, África do Sul, Angola, Bolívia e Venezuela 2008: Holanda, Gana, Peru, Haiti, El Salvador, Vietnã, Indonésia, Colômbia, Argentina, Índia, Moçambique, Itália 2009: China, Turquia, Arábia Saudita, Cazaquistão, Bélgica, Suécia, Ucrânia, Alemanha e Peru Missões presidenciais

15 Resultados Missões presidenciais

16 Potencial da Paraíba no comércio exterior agronegócio COMÉRCIO EXTERIOR DO ESTADO DA PARAÍBA E 2009(JANEIRO-OUTUBRO) US$ MIL DESCRIÇÃO (jan-set) Exportações Part. % nas exportações brasileiras0,1% Importações Part. % nas importações brasileiras0,3%0,2%0,4% Total Part. % no comércio exterior brasileiro0,2% Saldo Elaborado pelo MRE/DPR/DIC, com base em dados do MDIC/SECEX/Aliceweb.

17 Potencial da Paraíba no comércio exterior Antigamente: Tripé da economia – Sisal, algodão, cana-de- açúcar Atualmente: exportação e consumo do mercado interno. Abacaxi – PB volta a ser 1º. Produtor (região de Santa Rita) Fruticultura: litoral e irrigada, nas Várzeas de Sousa

18 Potencial da Paraíba no comércio exterior Calçados: Campina Grande Têxteis: Algodão colorido/produção orgânica – Compartimento da Borborema Produção de biocombustíveis: etanol e biodiesel – litoral. Outros usos da cana: açúcar e cachaça (Brejo) Outras energias alternativas (eólica – Mataraca; Serra de Teixeira) Extração mineral

19 Potencial da Paraíba Porto de Cabedelo: situação atual Revitalização: 11m de calado – capacidade para navios de maior porte Escoamento da produção da PB/ complexo portuário com Suape Redução de custos de transporte e armazenagem

20 Potencial da Paraíba Turismo e serviços (infraestrutura gerada na região) Criação de pequenos animais – caprinocultura, apicultura Pólo de informática e tecnologia de Campina Grande

21 Ministério das Relações Exteriores Muito obrigada! Contatos: (61) ou 8531


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