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Analista de Comércio Exterior

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Apresentação em tema: "Analista de Comércio Exterior"— Transcrição da apresentação:

1 Analista de Comércio Exterior
Missões Empresariais Antônio Carlos Bomfim Analista de Comércio Exterior ASINT/GM

2 Sumário 1) Missões Empresariais no Governo Federal 2) Missões MDIC
3) A Rodada de Negócios 4) Missões Realizadas – 2009 5) Calendário 2010 6) Como Participar 7) Oportunidades de negócios na África

3 Missões Empresariais no Governo Federal

4 Instituições 1) Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior 2) Ministério das Relações Exteriores 3) Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento 4) Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos

5 Ministério das Relações Exteriores
1) Organização: Departamento de Promoção Comercial 2) Tipo de missões: – Presidenciais – Ministeriais 3) Características: – Brazil Trade Net ( – Mesas Setoriais

6 Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
1) Organização: Secretaria de Relações Internacionais – Departamento de Promoção Internacional do Agronegócio 2) Público-alvo: segmentos do setor de agronegócio. 3) Características: envolvem participação em rodadas de negócios com empresários, compradores e autoridades locais, além de participação em feiras internacionais como expositores e em rodadas de atração de investimentos.

7 Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Calendário 2009
Período Evento Local Feira 23 a 26 de fevereiro Missão aos Emirados Árabes – Feira Gulfood 2009 Dubai, Emirados Árabes 4 a 9 de maio Missão a Indonésia e Hong Kong – Feira Hoofex 2009 Jakarta, Indonésia e Honk Kong 19 a 21 de Julho Missão a África do Sul – Feira Africa’s Big Seven / SAITEX Johannesburgo - Africa do Sul - bienal 24 de julho a 6 de Agosto Programa de Inserção de Cooperativas Brasileiras em Mercados Estratégicos – China China e Hong Kong 15 a 18 de Setembro Missão a Rússia – Feira World Food Moscow  2009 Moscou, Rússia – anual 01 a 03 de Outubro Missão ao Vietnã – Feira Food & Hotel Vietnan -FHV 2009 Ho Chi Minh , Vietnam –  bienal 13 a 22 de novembro  Missão a China – Feira Food & Hotel China FHC CHINA 2009 Xangai, China

8 Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Calendário tentativo 2010
Fevereiro Emirados Árabes Unidos Feira Gulfood (21 a 24) EAU, Catar e Kuait Ação de Atração de Investimentos Março China Missão conjunta com o Governo de Goiás Abril Cingapura FHA Cingapura (20 a 23) Venezuela e Colômbia Missão comercial Maio Japão e Coréia do Sul Junho África do Sul e Angola Missão Comercial, participação na Feira Africa Big Seven/SAITEX Taiwan Food Taipei (23 a 26) Julho Marrocos, Egito e Líbia Internacionalização de Cooperativas Agosto Panamá, Costa Rica, El Salvador e Guatemala Missão Comercial Setembro Canadá e EUA Novembro Arábia Saudita Saudi Agro-Food

9 Apex-Brasil 1) Os Projetos Setoriais Integrados
2) Missões organizadas pela Apex-Brasil – Participação em feiras internacionais 3) A Parceria MDIC e Apex-Brasil

10 Missões Empresariais do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior

11 Objetivos 1) Inserção e expansão internacional
2) Acesso a mercados não-tradicionais 3) Contatos com casos de sucesso 4) Conhecimento do mercado local: regras, procedimentos e cultura de negócios 5) Ampliação da rede de relacionamentos 6) Disseminação da cultura exportadora

12 Tipos de Missões 1) Missões Ministeriais
2) Missões da Secretaria de Comércio Exterior

13 Característica das Missões
1) Transporte: Avião da Força Aérea Brasileira (somente para missões ministeriais) 2) Limitação do número de empresas e setores (somente para missões ministeriais) 3) Representação governamental, institucional e empresarial 4) 3 ou 4 países em uma semana 5) Setores prioritários: Inteligência Comercial 6) Itinerário “enxuto”: foco nas rodadas de negócios

14 Parceiros 1) Apex-Brasil 2) Ministério das Relações Exteriores
3) Confederação Nacional da Indústria 4) Parceiros Locais

15 A Rodada de Negócios

16 Tipos de Rodada 1) Mesas Setoriais 2) Rodada de Negócios B2B

17 Empresa de Matchmaking
1) Contratação de empresa local especializada na realização de rodadas de negócios 2) Levantamento preliminar de informações – Definição dos setores prioritários: inteligência comercial – Seleção das empresas participantes 3) Elaboração preliminar: uma agenda por empresa 4) Divulgação em meios de informação de massa (jornais, revistas e TV)

18 A Rodada 1) Duração: 1 dia (manhã e tarde) 2) Almoço de negócios
3) Mesas individuais e agendas individuais – Encontros pré-agendados – Encontros “espontâneos”

19 Missões Realizadas

20 Missões Realizadas – 2009 1) Missão ao Norte da África
2) Missão à São Tomé 3) Missão à África Subsaariana 4) Missão à Cuba 5) Missão à América Latina 6) Missão ao Cazaquistão, Turquia e Uzbequistão 7) Missão ao Leste Europeu 8) Missão ao Sul da África

21 Missão ao Norte da África
Período: 24 a 30 de janeiro de 2009 Países: Líbia, Tunísia, Argélia e Marrocos Número de Participantes: 117 Setores: Automotivo/Autopeças, Alimentos, Construção Civil, Telecomunicações, Têxteis, Químico, Tecnologia da Informação/Informática, Máquinas e Equipamentos, Defesa Encontros de Negócios Realizados: 610

22 Missão à África Subsaariana
Data: 7 a 12 de junho de 2009 Países: Gana, Senegal, Nigéria e Guiné Equatorial Número de Participantes: 94 Setores: Mineração, Infraestrutura, Alimentos e Bebidas, Máquinas e Equipamentos, Tecnologia da Informação, Moda Encontros de Negócios Realizados: 779

23 Missão a Cuba Data: 7 a 9 de julho de 2009 Número de Participantes: 21
Setores: Alimentos e Bebidas, Energia, Tecnologia da Informação, Farmacêutico, Casa e Construção, Hoteleiro, Avicultura, Automotivo Encontros de Negócios Realizados: 30

24 Missão a América Latina
Data: 16 a 21 de agosto, de 2009 Países: Panamá, Peru e Venezuela Número de Participantes: 105 Setores: Alimentos e Bebidas, Casa e Construção, Máquinas Industriais e Agrícolas, Tecnologia da Informação, Eletro Eletrônico, Energia, Automotivo, Produtos Químicos Plásticos, Defesa Encontros de Negócios Realizados: 947

25 América Latina - Dados Compilados
Avaliação da Missão

26 América Latina - Dados Compilados
Negócios Gerados Participantes Contatos de negócios Volume de Negócios Gerados (US$) Estimativa de Negócios Futuros (US$) 73 947 ,00 ,00

27 Interesse em participar da próxima missão
América Latina - Dados Compilados Interesse em participar da próxima missão

28 Missão ao Sul da África Data: 8 a 12 de novembro, de 2009
Países: Angola, África do Sul e Moçambique Número de Participantes: 109 Setores: Alimentos e Bebidas, Máquinas e Equipamentos Geral, Máquinas e Equipamentos Agrícolas, Máquinas e Equipamentos Industriais, Casa e Construção, Defesa, Indústria Automotivo, Indústria Têxtil, Energia, Eletrônicos Encontros de negócios realizados: 857

29 Missão ao Sul da África – Caso de Sucesso
Empresa do setor de cosméticos fecha sua primeira exportação (Luanda, Angola)

30 Missão ao Norte da África - Fotos
Avião oficial da Força Aérea Brasileira Empresária negociando no Marrocos

31 Missão à América Latina – Fotos Encontro de Negócios no Peru

32 Missão à América Latina – Fotos Encontro de Negócios no Panamá

33 Missão à América Latina – Fotos
Chávez conversa com empresária brasileira Chávez recebe empresários brasileiros em Caracas

34 Missão à África Subsaariana – Fotos
Encontro de negócios em Accra, Gana Encontro de negócios em Dakar, Senegal

35 Missão ao Sul da África – Fotos
Empresário faz demonstração de “chapinha” para compradora em Maputo, Moçambique

36 Calendário tentativo 2010

37 Calendário tentativo 2010 1) Missão ao Oriente Médio
2) Missão ao Oeste de África 3) Missão à China

38 Como participar

39 Características das Empresas Participantes
Exportadora ou não exportadora Material promocional (folders, cartões, site, etc.) Departamento de Comércio Exterior (ou de Exportação) estruturado Representante da empresa fluente no idioma do pais visitado

40 Custos para o empresário
Passagem: Trecho Nacional Passaporte e vistos Hospedagem Alimentação Material Promocional da empresa Estimativa de gasto total (não-oficial) : R$ 4.000,00

41 Como funciona atualmente
Mailing Institucional – divulgação Hotsite de missões: Inscrições por Etapa de seleção Divulgação da seleção por

42 Proposta para 2010 Estruturação de um Banco de Dados de Missões-MDIC
Site Permanente com informações atualizadas Divulgação e inscrições pelo site

43 OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS NA ÁFRICA

44 OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS NA ÁFRICA
- comércio - serviços - parcerias empresariais - investimentos

45 COMÉRCIO Em 2008, corrente de comércio US$ 25,9 bilhões
Exportações – US$ 10,2 bilhões Importações – US$ 15,6 bilhões - Alguns estímulos acordos de cooperação linhas de financiamento programas governamentais de apoio

46 SERVIÇOS Turismo Mineração Serviços comerciais e financeiros
Educacionais Projetos Consultorias TI

47 Parcerias empresariais e Investimentos
Progressos nas condições de segurança para a realização de negócios e investimentos Possibilidade de acesso a mercados de outros países

48 Analista de Comércio Exterior – Gabinete do Ministro
Muito Obrigado! Antônio Carlos Bomfim Analista de Comércio Exterior – Gabinete do Ministro Contatos: (61) –


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