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Missões Empresariais Antônio Carlos Bomfim Analista de Comércio Exterior ASINT/GM.

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Apresentação em tema: "Missões Empresariais Antônio Carlos Bomfim Analista de Comércio Exterior ASINT/GM."— Transcrição da apresentação:

1 Missões Empresariais Antônio Carlos Bomfim Analista de Comércio Exterior ASINT/GM

2 Sumário 1) Missões Empresariais no Governo Federal 2) Missões MDIC 3) A Rodada de Negócios 4) Missões Realizadas – ) Calendário ) Como Participar 7) Oportunidades de negócios na África

3 Missões Empresariais no Governo Federal

4 Instituições 1) Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior 2) Ministério das Relações Exteriores 3) Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento 4) Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos

5 Ministério das Relações Exteriores 1) Organização: Departamento de Promoção Comercial 2) Tipo de missões: – Presidenciais – Ministeriais 3) Características: – Brazil Trade Net (www.braziltradenet.gov.br) – Mesas Setoriais

6 Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento 1) Organização: Secretaria de Relações Internacionais – Departamento de Promoção Internacional do Agronegócio 2) Público-alvo: segmentos do setor de agronegócio. 3) Características: envolvem participação em rodadas de negócios com empresários, compradores e autoridades locais, além de participação em feiras internacionais como expositores e em rodadas de atração de investimentos.

7 Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Calendário 2009 PeríodoEventoLocalFeira 23 a 26 de fevereiro Missão aos Emirados Árabes – Feira Gulfood 2009 Dubai, Emirados Árabes 4 a 9 de maio Missão a Indonésia e Hong Kong – Feira Hoofex 2009 Jakarta, Indonésia e Honk Kong 19 a 21 de Julho Missão a África do Sul – Feira Africas Big Seven / SAITEX Johannesburgo - Africa do Sul - bienal 24 de julho a 6 de Agosto Programa de Inserção de Cooperativas Brasileiras em Mercados Estratégicos – China China e Hong Kong 15 a 18 de Setembro Missão a Rússia – Feira World Food Moscow 2009 Moscou, Rússia – anual 01 a 03 de Outubro Missão ao Vietnã – Feira Food & Hotel Vietnan -FHV 2009 Ho Chi Minh, Vietnam – bienal 13 a 22 de novembro Missão a China – Feira Food & Hotel China FHC CHINA 2009 Xangai, China

8 tentativo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Calendário tentativo 2010 Fevereiro Emirados Árabes UnidosFeira Gulfood (21 a 24) EAU, Catar e KuaitAção de Atração de Investimentos MarçoChinaMissão conjunta com o Governo de Goiás Abril CingapuraFHA Cingapura (20 a 23) Venezuela e ColômbiaMissão comercial MaioJapão e Coréia do SulAção de Atração de Investimentos Junho África do Sul e Angola Missão Comercial, participação na Feira Africa Big Seven/SAITEX TaiwanFood Taipei (23 a 26) JulhoMarrocos, Egito e LíbiaInternacionalização de Cooperativas Agosto Panamá, Costa Rica, El Salvador e Guatemala Missão Comercial SetembroCanadá e EUAInternacionalização de Cooperativas Novembro Arábia SauditaSaudi Agro-Food

9 Apex-Brasil 1) Os Projetos Setoriais Integrados 2) Missões organizadas pela Apex-Brasil – Participação em feiras internacionais 3) A Parceria MDIC e Apex-Brasil

10 Missões Empresariais do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior

11 Objetivos 1) Inserção e expansão internacional 2) Acesso a mercados não-tradicionais 3) Contatos com casos de sucesso 4) Conhecimento do mercado local: regras, procedimentos e cultura de negócios 5) Ampliação da rede de relacionamentos 6) Disseminação da cultura exportadora

12 Tipos de Missões 1) Missões Ministeriais 2) Missões da Secretaria de Comércio Exterior

13 Característica das Missões 1) Transporte: Avião da Força Aérea Brasileira (somente para missões ministeriais) 2) Limitação do número de empresas e setores (somente para missões ministeriais) 3) Representação governamental, institucional e empresarial 4) 3 ou 4 países em uma semana 5) Setores prioritários: Inteligência Comercial 6) Itinerário enxuto: foco nas rodadas de negócios

14 Parceiros 1) Apex-Brasil 2) Ministério das Relações Exteriores 3) Confederação Nacional da Indústria 4) Parceiros Locais

15 A Rodada de Negócios

16 Tipos de Rodada 1) Mesas Setoriais 2) Rodada de Negócios B2B

17 Empresa de Matchmaking 1) Contratação de empresa local especializada na realização de rodadas de negócios 2) Levantamento preliminar de informações – Definição dos setores prioritários: inteligência comercial – Seleção das empresas participantes 3) Elaboração preliminar: uma agenda por empresa 4) Divulgação em meios de informação de massa (jornais, revistas e TV)

18 A Rodada 1) Duração: 1 dia (manhã e tarde) 2) Almoço de negócios 3) Mesas individuais e agendas individuais – Encontros pré-agendados – Encontros espontâneos

19 Missões Realizadas

20 Missões Realizadas – ) Missão ao Norte da África 2) Missão à São Tomé 3) Missão à África Subsaariana 4) Missão à Cuba 5) Missão à América Latina 6) Missão ao Cazaquistão, Turquia e Uzbequistão 7) Missão ao Leste Europeu 8) Missão ao Sul da África

21 Missão ao Norte da África Período: 24 a 30 de janeiro de 2009 Países: Líbia, Tunísia, Argélia e Marrocos Número de Participantes: 117 Setores: Automotivo/Autopeças, Alimentos, Construção Civil, Telecomunicações, Têxteis, Químico, Tecnologia da Informação/Informática, Máquinas e Equipamentos, Defesa Encontros de Negócios Realizados: 610

22 Missão à África Subsaariana Data: 7 a 12 de junho de 2009 Países: Gana, Senegal, Nigéria e Guiné Equatorial Número de Participantes: 94 Setores: Mineração, Infraestrutura, Alimentos e Bebidas, Máquinas e Equipamentos, Tecnologia da Informação, Moda Encontros de Negócios Realizados: 779

23 Missão a Cuba Data: 7 a 9 de julho de 2009 Número de Participantes: 21 Setores: Alimentos e Bebidas, Energia, Tecnologia da Informação, Farmacêutico, Casa e Construção, Hoteleiro, Avicultura, Automotivo Encontros de Negócios Realizados: 30

24 Missão a América Latina 1.Data: 16 a 21 de agosto, de Países: Panamá, Peru e Venezuela 3.Número de Participantes: Setores: Alimentos e Bebidas, Casa e Construção, Máquinas Industriais e Agrícolas, Tecnologia da Informação, Eletro Eletrônico, Energia, Automotivo, Produtos Químicos Plásticos, Defesa 5.Encontros de Negócios Realizados: 947

25 América Latina - Dados Compilados Avaliação da Missão

26 América Latina - Dados Compilados Negócios Gerados Participantes Contatos de negócios Volume de Negócios Gerados (US$) Estimativa de Negócios Futuros (US$) , ,00

27 América Latina - Dados Compilados Interesse em participar da próxima missão

28 Missão ao Sul da África 1.Data: 8 a 12 de novembro, de Países: Angola, África do Sul e Moçambique 3.Número de Participantes: Setores: Alimentos e Bebidas, Máquinas e Equipamentos Geral, Máquinas e Equipamentos Agrícolas, Máquinas e Equipamentos Industriais, Casa e Construção, Defesa, Indústria Automotivo, Indústria Têxtil, Energia, Eletrônicos 5.Encontros de negócios realizados: 857

29 Missão ao Sul da África – Caso de Sucesso Empresa do setor de cosméticos fecha sua primeira exportação (Luanda, Angola)

30 Missão ao Norte da África - Fotos Empresária negociando no Marrocos Avião oficial da Força Aérea Brasileira

31 Missão à América Latina – Fotos Encontro de Negócios no Peru

32 Missão à América Latina – Fotos Encontro de Negócios no Panamá

33 Missão à América Latina – Fotos Chávez recebe empresários brasileiros em Caracas Chávez conversa com empresária brasileira

34 Missão à África Subsaariana – Fotos Encontro de negócios em Dakar, Senegal Encontro de negócios em Accra, Gana

35 Missão ao Sul da África – Fotos Empresário faz demonstração de chapinha para compradora em Maputo, Moçambique

36 tentativo Calendário tentativo 2010

37 1) Missão ao Oriente Médio 2) Missão ao Oeste de África 3) Missão à China

38 Como participar

39 Características das Empresas Participantes 1.Exportadora ou não exportadora 2.Material promocional (folders, cartões, site, etc.) 3.Departamento de Comércio Exterior (ou de Exportação) estruturado 4.Representante da empresa fluente no idioma do pais visitado

40 Custos para o empresário 1.Passagem: Trecho Nacional 2.Passaporte e vistos 3.Hospedagem 4.Alimentação 5.Material Promocional da empresa (não-oficial) 6.Estimativa de gasto total (não-oficial) : R$ 4.000,00

41 Como funciona atualmente Mailing Institucional – divulgação Hotsite de missões: Inscrições por Etapa de seleção Divulgação da seleção por

42 Proposta para Estruturação de um Banco de Dados de Missões- MDIC 2.Site Permanente com informações atualizadas 3.Divulgação e inscrições pelo site

43 OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS NA ÁFRICA

44 - comércio - serviços - parcerias empresariais - investimentos

45 COMÉRCIO Em 2008, corrente de comércio US$ 25,9 bilhões Exportações – US$ 10,2 bilhões Importações – US$ 15,6 bilhões - Alguns estímulos acordos de cooperação linhas de financiamento programas governamentais de apoio

46 SERVIÇOS Turismo Mineração Serviços comerciais e financeiros Educacionais Projetos Consultorias TI

47 Parcerias empresariais e Investimentos Progressos nas condições de segurança para a realização de negócios e investimentos Possibilidade de acesso a mercados de outros países

48 Muito Obrigado! Antônio Carlos Bomfim Analista de Comércio Exterior – Gabinete do Ministro Contatos: (61) –


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