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O Uso Sustentável da Biodiversidade como um Diferencial na Estratégia de Internacionalização de MPEs 16.10.2008 Petrolina - PE.

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1 O Uso Sustentável da Biodiversidade como um Diferencial na Estratégia de Internacionalização de MPEs 16.10.2008 Petrolina - PE

2 Centro Internacional de Negócios - FIEPE

3 Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco Tem como objetivo apoiar e representar os interesses empresariais das indústrias no Estado de Pernambuco/Brasil, bem como constituir um ativo agente no desenvolvimento socioeconômico do Estado. A mesma representa os interesses de 38 setores industriais, com cerca de 3.800 empresas cadastradas, e tem como uma das prioridades se destacar na atuação em prol de uma maior inserção internacional da economia pernambucana, através da formação de uma cultura exportadora, da capacitação de PMEs e da promoção de oportunidades para a atração de novos investimentos para o Estado.

4 Centro Internacional de Negócios Localizado nas Federações das Indústrias, formando uma rede nacional presente em todos os estados brasileiros. Mantém atividades dedicadas ao comércio exterior e desenvolve programas e ações como: Capacitação Empresarial: cursos, palestras e seminários relacionados com o comércio exterior; Cooperação Internacional: Intercâmbio de conhecimento tecnológico e de interesses econômico-comerciais, através de programas e projetos com países e entidades; Promoção de Negócios: missões empresariais, rodadas de negócios, participação em feiras, difusão de oportunidades de investimentos em PE; Balcão de Atendimento: atendimento individual para solucionar dúvidas relacionadas ao comércio exterior; Estudos e Pesquisas Estatísticas de Comércio Exterior, Pesquisas de Mercados; Certificações: Emissão de Certificados de Origem.

5 Projeto: O Uso Sustentável da Biodiversidade como um Diferencial na Estratégia de Internacionalização de MPEs

6 ABDI: Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial PAIIPME: Apoio a inserção internacional das PMEs brasileiras Objetivo: visa apoiar a execução de projetos selecionados de internacionalização de PMEs e/ou de grupos de PMEs brasileiras que já exportem ou que reúnam as mínimas condições requeridas para iniciar um processo regular de exportação, incluindo o apoio às exportações indiretas, através da associação com grandes empresas âncora exportadoras, de natureza produtiva ou comercial. DADOS DO PROJETO: Localização: Petrolina, Pernambuco/Brasil – Emiglia Romagna/Itália – Berlim/Alemanha Duração do Projeto: 15 meses (outubro 2008 a dezembro 2009)

7 Objetivos Gerais: -Apoiar a sustentabilidade das MPEs do Vale do São Francisco, visando à inovação e a competitividade, inclusive internacional; -Atender a crescente demanda européia por produtos orgânicos / saudáveis; -Melhor aplicar a biodiversidade local, diversificando a produção através do desenvolvimento da Fruticultura e da Horticultura Orgânica; -Obter maior conhecimento para a produção e processamento da Aloe Vera, com utilização na fabricação de medicamentos, alimentos e cosméticos.

8 Objetivos Específicos: -Aumentar a produção de orgânicos no Vale do São Francisco, através da inclusão de MPEs locais; -Diversificar a produção local, com incentivo à produção e processamento da Aloe Vera; -Adequar a produção orgânica e o processamento da Aloe Vera, atendendo às exigências fito- sanitárias européias; -Criar um padrão de qualidade para os produtos exportados do Vale do São Francisco; -Capacitar universidades e entidades técnicas e tecnológicas para difundir o conhecimento e prestar assistência técnica após o término do projeto; -Disponibilizar material / documentação para consulta em assuntos relacionados a normas sanitárias e ambientais.

9 Atividades Principais: -Hotsite; -Diagnóstico local / Plano de Ação; -Assistência Técnica; -Capacitações; -Intercâmbio Técnico; -Diagnóstico do Mercado Internacional; -Promoção Comercial (2 feiras internacionais).

10 HOTSITE ( www.cin-pe.org.br/producaoorganica )www.cin-pe.org.br/producaoorganica

11 Diagnóstico Local / Plano de Ação -Descrição da realidade agrícola local (mapeamento dos produtos e produtores / exportadores locais); -Problemáticas (logística, certificações etc...) -Legislação para orgânicos; -Financiamentos e condições especiais para as empresas agrícolas; -Passo a passo para iniciar a produção de orgânicos. Período de Realização: Aloe Vera: outubro 2008 Fruticultura: novembro / dezembro 2008

12 Assistência Técnica -Apoio técnico de consultores e instituições européias / nacionais; -Objetivo de adequar a produção dentro das exigências européias, apoiar nos questionamentos com relação à documentação, embalagem e toda adaptação necessária no produto final; -Assistência durante os 15 meses do projeto via Skype / e-mail; -Visitas de acompanhamento para desenvolvimento das atividades.

13 Capacitações -Objetivo de capacitar os produtores, de acordo com as principais dificuldades; -Levantamento de necessidades durante o Diagnóstico Local; -Cursos ministrados por técnicos europeus com experiência nos temas identificados. Período de Realização: Março 2009

14 Intercâmbio Técnico -Objetivo de capacitar instituições técnicas e tecnológicas para prestarem melhores e mais adequados serviços às PMEs produtoras de Frutas e Aloe Vera; -Intercâmbios com instituições européias; -Prestação de serviço após o término do projeto.

15 Diagnóstico do Mercado Internacional -Levantamento de informações sobre cadeias de distribuição, mercado e informações técnicas; -Identificação das demandas européias; -Identificação de importadores europeus.

16 Promoção Comercial -Participação em duas feiras internacionais (Itália e Alemanha); -Infra-estrutura (stand, tradutores, transporte etc...) e apoio técnico (consultores internacionais); -Agendamento de reuniões; -Visitas Técnicas; -Material Informativo sobre mercado e a feira; -Seminário Técnico; -Inclusão da empresa no catálogo de empresas brasileiras;

17 FEIRA FRUIT LOGISTICA

18 -Maior feira do setor de frutas e vegetais frescos da Europa; -Visitantes da Europa, Ásia, América Latina e Estados Unidos; -Realizada anualmente em Berlim / Alemanha; -A FIEPE organiza missão empresarial para a Fruit & Logistica desde 2003 (2003, 2005, 2007 e 2008);

19 Missão Empresarial para Feira Fruit & Logistica 2009 PROGRAMA: 02/02 – Saída do Brasil 03/02 – Chegada em Berlim 04/02 – Participação na Feira (agendamentos) 05/02 - Participação na Feira (agendamentos) 06/02 – Participação na Feira 07/02 – Visita Técnica 08/02 – Ida para Amsterdã 09/02 – Visita ao Porto de Roterdã 10/02 – Volta para o Brasil

20 Vantagens de Integrar-se à missão prospectiva do CIN: -Estande compartilhado (18m²) com recepcionista bilíngüe; -Agendamento de reuniões; -Visitas Técnicas; -Material Informativo sobre a Alemanha, Berlim e a Feira Fruit Logistica; -Seminário Técnico; -Material Informativo sobre o mercado europeu de produtos orgânicos; -Inclusão da empresa no catálogo de empresas brasileiras; -Tradutores bilíngües (inglês / alemão).

21 CUSTO Passagem Aérea: classe econômica, a partir de Recife, via TAP, US$1.195,00* + taxas de embarque (aproximadamente US$ 280,00) *Valor sujeito a reajuste. Hospedagem Berlim: Hotel Citadines 05 noites (03 a 08/02), $360 Euros, por pessoa em apartamento duplo. Sem café da manhã Amsterdã: Hotel NH City Centre 02 noites (08 a 10/02), $145 Euros, por pessoa em apartamento duplo. Com café da manhã Transporte: Traslado gratuito de ida/volta para a feira, a 100m do hotel; Ônibus para visita técnica. Ingressos para a Feira: Ingresso Permanente (3 dias): $44 Euros Ingresso para 1 dia: $ 18 Euros

22 Inscrições até 14 de novembro!

23 REALIZAÇÃO: PARCEIROS: Esta ação é realizada no âmbito do Projeto de Apoio à Inserção Internacional das Pequenas e Médias Empresas Brasileiras.

24 www.fiepe.org.br www.cin-pe.org.br cin@fiepe.org.br Av. Cruz Cabugá, 767 - 4º andar Santo Amaro, Recife, PE Fone: (55.81) 3412 - 8476 Fax: (55.81) 3421 - 8478 Obrigada! Camila Barreto


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