A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

IPPUC Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "IPPUC Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba"— Transcrição da apresentação:

1 IPPUC Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba
Projeto de Cooperação Técnica Internacional Programa de Treinamento para Terceiros Países SEMINÁRIO – “JICA: EXPERIÊNCIAS EXITOSAS DE COOPERAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL” São Paulo, 26 de março de 2009

2 O Curso, no âmbito do programa TCTP, foi desenhado para interagir a experiência em planejamento e gestão urbana da Cidade de Curitiba com a das cidades de origem dos participantes. Proposta: Transmitir a pratica de planejamento e gestão urbana de Curitiba Contribuir para o aperfeiçoamento de gestores do poder público local Estimular a cooperação técnica Compartilhar as melhores práticas em planejamento e gestão urbana

3 Público Alvo: Objetivo Geral:
Gestores do poder público da América Latina, África e Ásia de língua portuguesa e espanhola. (12 vagas) Candidatos brasileiros, sem o benefício da bolsa auxílio (12 vagas) Objetivo Geral: Aperfeiçoar o conhecimento e técnicas no campo de planejamento e gestão urbana, tendo como referência a experiência da cidade de Curitiba e das cidades de origem dos participantes.

4 Objetivos específicos :
Adquirir uma compreensão histórica e sistêmica da experiência em planejamento e gestão urbana de Curitiba Promover o intercâmbio de experiências em planejamento e gestão urbana Motivar o estudo comparado de propostas e soluções adotadas em diferentes contextos e realidades ambientais, sociais e políticas Contribuir para aperfeiçoar o curso a cada edição

5 Proposta pedagógica: Carga horária de160 horas Duração de um mês
Participação de gestores com responsabilidade estratégica nos governos locais Módulo 1: visão geral do planejamento e da gestão urbana no Brasil; e visão histórica e sistêmica da experiência de Curitiba. Módulo 2: troca de experiências de gestão urbana. Módulo 3: desenvolvimento do tema com palestras e visitas técnicas a projetos implantados em Curitiba e outras cidades. Módulo 4: aprofundamento e sedimentação da experiência vivenciada nos módulos anteriores. Oficina prática e workshop.

6 Desafios Uma instituição governamental e não acadêmica é responsável pela coordenação do curso - IPPUC Temas diferentes a cada edição – acompanhamento da evolução dos instrumentos e práticas de planejamento e gestão urbana I TCTP - Planejamento e Gestão Urbana (2007) II TCTP - Mobilidade Urbana (2007) III TCTP - Questões Ambientais Urbanas (2008) IV TCTP – Programas e Projetos de Caráter Participativo (2009) V TCTP – Sistemas de Informação (2010)

7 Recursos Humanos: Iniciativa do Poder Público
Recursos humanos capacitados e disponíveis Custo de execução reduzido Econômicos: Período: 5 anos Orçamento: US$ ,00 Participação: JICA = 70% e IPPUC = 30%

8 Relevância do trabalho para o interesse público:
Produto dos três cursos já realizados: ⇒ 46 estudos de casos e informes científicos ⇒ 09 trabalhos - Workshop Final (revitalização de área central, mobilidade e questões ambientais urbanas) ⇒ 12 planos de ação com definição de prioridades de curto, médio e longo prazo Palestras, textos e trabalhos produzidos disponibilizados na página eletrônica do curso. Acervo de boas práticas de consultas e aplicação adequando para a realidade, e difusão através de novas associações.

9 Relevância do trabalho para o interesse público:
Acolher os participantes do curso nas instalações do IPPUC favorece o relacionamento entre o corpo técnico da instituição e os participantes que podem acompanhar o dia-a-dia do trabalho prático. Compartilhar a realidade com as dificuldades e experiências de outras sociedades permite que as boas soluções, adaptadas aos respectivos contextos, possam ser replicadas estimulando a cooperação, solidariedade e o desenvolvimento local.

10 Facilidade de reprodução:
A proposta e a metodologia adotadas permitem a reprodução do curso em outras cidades com boas experiências em planejamento e gestão urbana. Aspectos relevantes: ⇒ IPPUC, órgão responsável pela coordenação do processo de planejamento e monitoramento urbano da cidade e pela articulação das políticas públicas locais é também o coordenador do curso. ⇒ O envolvimento da estrutura administrativa municipal na elaboração e na execução do curso em função dos temas abordados.

11


Carregar ppt "IPPUC Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google