A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

WINDOWS SERVER. - Sistema operativo de rede (será tipicamente utilizado como servidor de rede. Entre as suas funções, poderão estar a validação de todos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "WINDOWS SERVER. - Sistema operativo de rede (será tipicamente utilizado como servidor de rede. Entre as suas funções, poderão estar a validação de todos."— Transcrição da apresentação:

1 WINDOWS SERVER

2 - Sistema operativo de rede (será tipicamente utilizado como servidor de rede. Entre as suas funções, poderão estar a validação de todos os utilizadores de uma rede); - Versões (NT Server 4, 2000 Server, Server 2003)

3 WINDOWS SERVER Áreas de actuação do Win Server Servidor de ficheiros; - Servidor de aplicações; - Servidor de impressão; - Servidor de comunicações; - Servidor de instalação.

4 WINDOWS SERVER Alguns termos e Tecnologias do Win 2003 server - Active Directory (AD); (repositório de informação do sistema e respectivos serviços de acesso): - Group Policies; (conj. De configurações impostas a utilizadores e computadores através do AD): - MMC e Administração do Sistema; (consola através da qual se acede às ferramentas de administração); - Delegação de poderes;

5 WINDOWS SERVER Versões do Win Server Standard Edition – redes empresariais de pequena e média dimensão; redes de PME (multiprocessamento simétrico até 4 processadores); - Enterprise Edition – expansão da Standard Edition com suporte para processadores de 64 bits Intel Itanium fazendo multiprocessamento simétrico com até 8 processadores e endereçando 32 Gb de RAM; - Datacenter Edition – é uma edição escalável incluindo suporte para até 64 Gb de RAM;

6 WINDOWS SERVER

7 Objectivos Compatibilidade - para assegurar uma boa aceitação, foi imprescindível, ser introduzido sem causar grande entropia com os demais sistemas; - suporte para os dois tipos de formatação mais importantes: FAT e NTFS; - foi incluído de base, suporte para vários ambientes de rede

8 WINDOWS SERVER Objectivos Internacionalização - foi adaptado para os idiomas dos vários países. Foi incluído de raiz o suporte para o Standard Unicode (norma ISO) que é uma extensão ASCII. A tabela de código ASCII define uma símbolo para cada número de 0 a 225 ao contrário do Unicode que representa todos os símbolos do código ASCII e ainda todos os símbolos dos alfabetos do diferentes países, incluindo os cerda de 3.000do alfabeto chinês.

9 WINDOWS SERVER Objectivos Escalabilidade - Os diversos Windows Server, podem tirar partido de máquinas com vários processadores, fazendo multiprocessamento simétrico. O Windows Server 2003 Standard Edition tira partido de computadores com até 4 processadores, sendo que esse valor sobe na versão Advanced Server para 8. Já o Windows Server 2003 Web Edition inclui suporte apenas para 2 processadores. - permite a uma empresa crescer de forma suave, sem grandes saltos e sem sobressaltos e pode-se actualizar o servidor de rede sem mudar de sistema operativo do servidor.

10 WINDOWS SERVER Objectivos Segurança - tem uma estrutura uniforme no que diz respeito à segurança, por forma a responder à norma C-2 definida pelo National Computer Security Council (NCSC), que basicamente define: - possibilidade de controlo do acesso a recursos do dono dos mesmos; - Auditoria de acontecimentos, Os administradores do sistema e só a eles, deve ser dada pelo sistema a possibilidade de fazer a auditoria de acontecimentos relacionados com segurança. O Windows Server 2003 permite identificar quem fez login e quando, quem acedeu a determinado ficheiro ou imprimiu um documento, etc. Segue…

11 WINDOWS SERVER Objectivos Segurança - cada utilizador deve ter um nome e uma password e usá-los para se identificar perante o sistema. Esta identificação é usada depois para efeitos de auditoria. É o que sucede com o Windows Server 2003, em que podemos ter o registo das operações levadas a cabo por determinado utilizador; - protecção contra a reutilização de objectos. - A implementação da norma C-2 é apenas por software.

12 WINDOWS SERVER Objectivos Processamento distribuído - com o Windows Server 2003 temos suporte de rede ao nível do sistema operativo; - é possível integrar em rede servidores Windows Server 2003 com outros servidores.

13 WINDOWS SERVER Objectivos Robustez - A arquitectura do Windows Server 2003 protege as aplicações umas das outras, de forma que se uma bloquear, as outras ficam ilesas sem bloquearem. Esta robustez é assegurada pela existência de áreas de memória protegidas para as aplicações.

14 WINDOWS SERVER Objectivos Fiabilidade - O Windows Server 2003 inclui diversos mecanismos de salvaguarda de dados, entre os quais alguns passivos (backups) e outros activos (Disk Mirroring e Stripe Set com paridade.

15 WINDOWS SERVER Objectivos Extensibilidade - O Windows Server 2003 foi desenhado de forma modular, e não monolítica, para ser relativamente simples acrescentar novos módulos, sob a forma de serviços, conferindo-lhe assim grande flexibilidade.

16 WINDOWS SERVER Objectivos Portabilidade - O Windows Server 2003 apenas suporta processadores da família Intel e compatíveis, tendo abandonado outras plataformas. Contudo há versões especiais preparadas para correr nos novos processadores Itanium de 64 Bits da Intel. Estas versões não correm nos normais processadores de 32 bits (desde o 386 DX ao Pentium IV).

17 WINDOWS SERVER Características Técnicas Arquitectura cliente/servidor - É uma definição abrangente, sendo aquela em que existe um ou mais computadores (servidores) responsáveis por satisfazer pedidos e outros (clientes) que colocam os pedidos aos primeiros. Normalmente os servidores são máquinas especializadas no tratamento muito rápido da informação, ainda que não sejam boas na apresentação da mesma, enquanto os clientes são máquinas mais especializadas na apresentação. A Internet pode ser considerada como plataforma cliente/servidor mais na moda.

18 WINDOWS SERVER Características Técnicas Multitarefa ou Multiprocessamento - É a capacidade de realizar mais do que uma tarefa em simultâneo. Esta capacidade não é nova nos sistemas operativos, vindo desde o velhinho Windows O Windows Server 2003 age aqui como entidade moderadora, distribuindo o tempo por todos os processos/programas, sendo possível atribuir tempos diferentes a cada um.

19 WINDOWS SERVER Características Técnicas Multithreading - É a capacidade de uma tarefa que está a ser executada dar origem a uma subtarefa, que irá disputar tempo do processador com todas as outras tarefas em execução nos sistema. Esta capacidade é especialmente importante para operações demoradas, já que a subtarefa que é lançada permite à tarefa principal continuar. - O Multithreading é ainda mais importante neste sistema, porque permite que um servidor possa responder em simultâneo a pedidos de vários clientes.

20 WINDOWS SERVER Características Técnicas Segurança da informação - A segurança da informação tem fundamentalmente duas componentes: o controlo do acesso e o não perder a informação. - A certificação C-2 é uma das garantias de que o controlo de acesso é efectivamente muito bom. - Outra faceta da segurança tem a ver com situações de falhas de hardware ou outras. Entram aqui em cena os sistemas de backup ou melhor ainda com sistemas de RAID (Redundant Array of Independent Disks), conjunto redundante de discos independentes.

21 WINDOWS SERVER Características Técnicas Interface tipo Windows XP - Adopção de uma interface semelhante à do Windows XP. - Já as versões anteriores adoptaram os interfaces das versões clientes. - A interface do Windows Server 2003 não é, note-se uma sobreposição da interface do Windows XP. Notam-se diferenças, por exemplo, no Control Panel (Painel de Controlo), a estrutura adoptada para arrumar as diferentes ferramentas é diferente.

22 WINDOWS SERVER Características Técnicas Windows Explorer (Explorador do Windows) - A ferramenta de gestão de ficheiros é também uma influência bem- vinda do Windows 9x. - A interface hierárquica do Explorador permite-nos fazer uma cópia de um directório e um computador de rede para um disco do servidor, tudo dentro da mesma janela.


Carregar ppt "WINDOWS SERVER. - Sistema operativo de rede (será tipicamente utilizado como servidor de rede. Entre as suas funções, poderão estar a validação de todos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google