A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Países Americanos com economia baseadas em produtos primários.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Países Americanos com economia baseadas em produtos primários."— Transcrição da apresentação:

1 Países Americanos com economia baseadas em produtos primários

2 Países e dependência com economias de base MINERAL Economias dominadas pela transnacionais da mineração e do petróleo : Trinidad e Tobago (petróleo e gás natural) Aruba (petróleo e turismo) Jamaica (bauxita e turismo) Guiana e Suriname (bauxita) Economias diversificadas, porém de base mineral : Venezuela Equador Peru Bolívia Chile

3 Países com economias diversificadas, mas de base mineral Venezuela, Equador, Peru, Bolívia e Chile são chamados de países andinos (juntamente com a Colômbia), pois são atravessados pela cordilheira dos Andes. São países com economias diversificadas, mas de base mineral. Possui um setor agrícola muito importante, com culturas destinas a abastecer os mercados interno e externo. A atividade industrial desse grupo é bem menos intensa do que a de Brasil, México e Argentina. Existem várias centro industriais nas principais cidades: Santiago (Chile), La Paz (Bolívia), Lima (Peru), Caracas (Venezuela).

4 Venezuela Sexto maior produtor de petróleo do mundo. Em 1960, o país participou ativamente da criação da Organização dos Paises Exportadores de Petróleo (Opep). Em 1975, o governo nacionalizou os poços, mas não conseguiu romper a dependência em relação ao refino, feito pelas transnacionais. Com a nacionalização, possibilitou um certo desenvolvimento industrial.

5 Venezuela Caracas, capital Passeio Colón - Praça Parque Los Caobos Parque Central

6 Peru Sua economia tem por base os recursos minerais de seu subsolo: cobre, zinco, prata, ferro, chumbo e petróleo. O petróleo é explorado na Amazônia peruana e transportado até o litoral por oleodutos. No comércio mundial fornecem produtos o que acarreta um baixo poder de barganha. Entre os principais problemas enfrentados por esse país estão a concentração de renda e de terras nas mãos de uma pequena parcela da população. A produção e o tráfico de drogas são uma realidade no país.

7 Peru Lima, capital Machu-Picchu

8 Equador Até 1970, sua economia era baseada em produtos agrícolas como: banana, café e cacau. A partir de 1973, o petróleo passou a ser o principal produto de exportação. A pesca também faz parte das suas fontes de rendas, como por exemplo o camarão. Quito, capital Mercado de rua, Quito, Equador.

9 Equador (Turismo) Na foto, à esquerda, a Ilha Bartolomeu, do arquipélago de Galápagos. Ruínas de Ingapirca, sítio arqueológico Inca, a 3 mil metros acima do nível do mar, ao sul do Equador na província de Cañar.

10 Bolívia O subsolo boliviano é rico em minerais. Possui estanho, prata, chumbo, zinco, ouro, gás natural. Da mesma forma que o Peru, a Bolívia fornecem produtos o que acarreta um baixo poder de barganha no comércio mundial. Devido a várias crises políticas, econômicas e sociais, milhares de trabalhadores de das minas passaram a buscar trabalho e renda na clandestina indústria da droga (cocaína). La Paz, capital

11 Bolívia Em 1992, os governos brasileiros e boliviano assinaram um acordo para construir um gasoduto entre os dois países, por causa das grandes jazidas de gás natural e das necessidades do Brasil dessa fonte de energia. A importância econômica do gasoduto é grande para ambos os países: A Bolívia obtém receitas com a exportação O Brasil detendo o fornecimento dessa fonte de energia, pode incentivar a instalações de pólos industriais, gerando emprego e formação técnica especializada.

12 Chile Se diferencia pelo seus indicadores sociais, possui altos indicadores sociais (IDH) da América do Sul. O cobre representa hoje 30% do valor total das exportações chilenas (já representou 80%). O governo chileno procurou estimular os setores agrícolas e pesqueiro. Em pouco tempo, os produtos agrícolas (frutas), pesca e os vinhos passaram a ter grande participação das exportações. Principais centros industriais estão em: Santiago, Valparaiso, Concepción. O país mais industrializado da América Andina e que registrou o maior crescimento econômico nos anos 90.

13 Chile Santiago, capitalValparaiso, Chile O Palácio da Moeda em Santiago Cordilheira dos Andes

14 Países e dependências com economias de base AGROPECUÁRIA Países que localizam-se na América Central: Cuba Haiti Costa Rica Panamá etc. Países que localizam-se na América do Sul: Colômbia Paraguai Uruguai Suriname

15 América Central (aspectos gerais) População superior a 75 milhões de habitantes. Na porção continental é habitada por astecas, maias, brancos (origem espanhola) e na insular é habitada por negros, brancos e mestiços. Religião católica. Cuba país que adotou a economia planificada. Haiti é a única república negra fora do território africano, possui os piores indicadores sociais e econômicos, com o IDH de 0,475. Concentração de terra nas mãos de poucos. Produtos de baixo poder de barganha. Países não inclusos no processo de globalização e nem vem obtendo vantagens. Sua economia baseada em produtos agropecuário, voltada para o mercado externo (café, algodão, frutas tropicais, amendoim, cana-de-açúcar, cacau, carne).

16 América Central (Canal do Panamá) Veja os vídeos: Foi aberto a navegação em Proporcionou a economia de tempo e dinheiro nos transportes e fretes. Favorecendo também a comercialização entre os países ( fator econômico ). Para vencer as diferença de nível, foram construídas várias comportas ou eclusas. Ligam o Oceano Atlântico ao Oceano Pacifico ( fator geográfico ). A obra envolveu muitos interesses políticos e econômicos (EUA). Os Estados Unidos controlaram o Canal do Panamá de 1914 até Em 31 de dezembro daquele ano, os últimos soldados estadunidense deixaram a Zona do Canal. Passando a pertencer ao Panamá.

17 América do Sul (Países Platinos) Paraguai e Uruguai, juntamente com a Argentina, são tradicionalmente denominados de Países Platinos, por serem cortados pelo Rio da Prata (que servia de escoamento da prata). Esse três países não sofreram um processo de colonização como as demais regiões da América, pois seu clima era subtropical e temperado, e não podiam oferecer produtos tropicais. Somente no século XIX, em virtude do crescimento populacional europeu, os dois passaram à condição de fornecedores de produtos como o trigo.

18 Países Platinos - Paraguai Economia paraguaia se apóia na atividade agrícola, exemplos: Algodão, soja, óleos vegetais. Suas exportações destinam-se para Brasil e Argentina Por ser um país continental, suas exportações são feitas pelo porto brasileiro Paranaguá (PR). Além da agricultura, existe uma outra atividade econômica com qual as autoridades paraguaias são tolerantes: trata-se do comércio ilegal de artigos importados (bebidas, roupas, perfumes, aparelhos eletrônicos etc.)

19 Países Platinos - Uruguai Conhecida como Suíça sul-Americana, por existir até na década de 1950, boas condições de vida para a maioria da população. Havia saldos positivos (superávit) na balança comercial, devido às exportações de carne e de lã. Mas a partir da década de 1960, a economia uruguaia foi abalada pela queda de preço da lã e da carne no mercado internacional. Atualmente, além de exportar lã, carne e couro, o Uruguai adotou uma legislação favorável ao estabelecimento de instituições financeiras, atraindo investimentos estrangeiros.


Carregar ppt "Países Americanos com economia baseadas em produtos primários."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google