A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REVISÃO CAP 5 E 6 PROFª: Emanuelle Grace. A 2ª LEI DE MENDEL Durante a meiose, com a ocorrência do crossing over, é possível encontrar quatro tipos de.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REVISÃO CAP 5 E 6 PROFª: Emanuelle Grace. A 2ª LEI DE MENDEL Durante a meiose, com a ocorrência do crossing over, é possível encontrar quatro tipos de."— Transcrição da apresentação:

1 REVISÃO CAP 5 E 6 PROFª: Emanuelle Grace

2 A 2ª LEI DE MENDEL Durante a meiose, com a ocorrência do crossing over, é possível encontrar quatro tipos de gametas: AB, Ab, aB, ab. Durante a meiose, com a ocorrência do crossing over, é possível encontrar quatro tipos de gametas: AB, Ab, aB, ab. Todos na mesma proporção 25% Todos na mesma proporção 25% 2 CARACRTERÍSTICAS 2 PARES DE GENES AaBb

3

4 AaBb Mas.... Aa B b

5 GENES LIGADOS LINKAGE É a análise da transmissão de dois genes que estejam no mesmo cromossomo. É a análise da transmissão de dois genes que estejam no mesmo cromossomo. A tendência é que sejam herdados juntos; A tendência é que sejam herdados juntos; Serão separados apenas pela ocorrência do crossing-over; Serão separados apenas pela ocorrência do crossing-over;

6 Se um indivíduo tiver o genótipo AaBb, com genes ligados, nesta posição Se um indivíduo tiver o genótipo AaBb, com genes ligados, nesta posição Aa B b Aa b B CIS TRANS

7 Supondo o genótipo AB/ab na posição cis, quais os gametas que poderão ser formados? Supondo o genótipo AB/ab na posição cis, quais os gametas que poderão ser formados? - se não ocorrer crossing-over, será possível encontrar apenas: 50 % AB e 50 % de ab.

8 Se ocorrer crossing –over, poderemos encontrar os gametas AB, Ab, aB e ab; porém Se ocorrer crossing –over, poderemos encontrar os gametas AB, Ab, aB e ab; porém Como se trata de genes ligados, a porcentagem não será equivalente; Como se trata de genes ligados, a porcentagem não será equivalente; Os gametas parentais ocorrerão em maior proporção que os recombinantes. Os gametas parentais ocorrerão em maior proporção que os recombinantes. Aa B b Parentais: AB e ab Recombinantes: Ab e aB

9 A recombinação influencia na proporção? Sim.. Sim.. Calcule a % de gametas de um genótipo AB/ab, sabendo que a TR é de 20%. -Se a taxa é 20% significa que 20% é o número total de recombinantes; -Se o genótipo é AB/ab, AB e ab são os gametas parentais e Ab e aB são os recombinantes; -De Ab e aB tem 20% ao total, ou seja, 10% de Ab e 10% de aB; -De AB e ab tem 80% ao total, ou seja, 40% de AB e 40% de ab.

10 Mapas cromossômicos Thomas Morgan, ao estudar a Drosophila melanogaster, concluiu que a taxa de recombinação aumenta conforme aumenta a distância de um gene ao outro no cromossomo. Thomas Morgan, ao estudar a Drosophila melanogaster, concluiu que a taxa de recombinação aumenta conforme aumenta a distância de um gene ao outro no cromossomo. a distância pode ser medida em UR (unidades de recombinação) ou morganídeos ou centimorgans.

11 Mapeamento Genético Exemplo: Em um cromossomo há a seguinte freqüência de recombinação entre os genes A,B,C e D: Exemplo: Em um cromossomo há a seguinte freqüência de recombinação entre os genes A,B,C e D: A-B 45%A-C 20%C-B 25% B-D 5%C-D 20%A-D 40% Qual a posição dos genes no cromossomo?

12 Mapeamento Genético ACDB 45M 40M 20M 5M

13 Imagine que: AB=34 UR, AC = 14 UR, BC = 20 UR. Imagine que: AB=34 UR, AC = 14 UR, BC = 20 UR. -inicia pela maior distância AB 34 UR C 14 UR20 UR A ordem dos genes no cromossomo é ACB ou BCA!

14 Herança sexual Cap 6

15 Sexo homogamético e heterogamético O sexo que produz gametas de um tipo de cromossomo sexual é chamado homogamético. Aquele que pode produzir gametas de tipo de cromossomos diferentes é chamado heterogamético. O sexo que produz gametas de um tipo de cromossomo sexual é chamado homogamético. Aquele que pode produzir gametas de tipo de cromossomos diferentes é chamado heterogamético. Sistemas homogaméticoheterogamético Sistema XYFêmea XXMacho XY Sistema X0Fêmea XXMacho X0 Sistema ZWMacho ZZFêmea ZW

16 Os cromossomos HOMEM 2n = 46 n = pares autossômicos 1 par sexual = XY 22 autossômicos 1 sexual = X ou Y MULHER 2n = 46 n = pares autossômicos 1 par sexual = XX 22 autossômicos 1 sexual = sempre X

17 Os cromossomos

18 Daltonismo Gene recessivo presente no X; Gene recessivo presente no X; Incapacidade de distinguir as cores verde e vermelha; Incapacidade de distinguir as cores verde e vermelha; Aparece mais nos homens, veja por quê: Aparece mais nos homens, veja por quê: GenótiposFenótipos XDYXDYXDYXDY Homem normal XdYXdYXdYXdY Homem daltônico XDXDXDXDXDXDXDXD Mulher normal XDXdXDXdXDXdXDXd Mulher normal portadora XdXdXdXdXdXdXdXd Mulher daltônica A mulher tem duas chances de ser normal e o homem somente uma, por isso é mais comum neste sexo.

19 Hemofilia A Gene recessivo loca lizado no cromos somo X; Gene recessivo loca lizado no cromos somo X; Caracterizada pela falha no processo de coagulação sanguí- nea, pois não há produção do fator VIII Caracterizada pela falha no processo de coagulação sanguí- nea, pois não há produção do fator VIII GenótiposFenótipos XHYXHYXHYXHY Homem normal XhYXhYXhYXhY Homem hemofílico XHXHXHXHXHXHXHXH Mulher normal XHXhXHXhXHXhXHXh Mulher normal portadora XhXhXhXhXhXhXhXh Mulher hemofílica A mulher tem duas chances de ser normal e o homem somente uma, por isso é mais comum neste sexo.

20 EXERCÍCIO 1 Os gens a e b encontram-se num mesmo cromossoma, sendo a distância entre eles de 17 unidades. A frequência de gametas AB formados por um indivíduo AB/ab é de: a) 8,5% b) 17% c) 34% d) 41,5% e) 83%

21 EXERCÍCIO 2 Observe a figura e responda: a) Quantos cromossomos e quantas moléculas de Dna há na célula inicial e na final? A proporção de gametas formados estará de acordo com a 2ª lei? Justifique Quais os pares de alelos têm segregação independente?

22 Exercício 3 Se a distância entre os genes A e B é de 25 UR qual será a proporção de gametas formados após a ocorrência do crossing- over? Quais são os parentais e recombinantes? A posição é cis ou trans?

23 Exercício 4 A hemofilia é uma doença recessiva ligada ao sexo, que se caracteriza pela dificuldade de coagulação do sangue. um casal em que a mulher é heterozigota para hemofilia e o marido é normal, a probabilidade de nascimento de: Uma criança hemofílica: Uma menina hemofílica:

24 Exercício 5 O daltonismo é herança recessiva ligada ao X. Uma mulher de visão normal cujo pai é daltônico, casou-se com um homem de visão normal. A probabilidade de crianças daltônicas na prole dessa mulher é de:

25 EXERCÍCIO 6 Em algumas mariposas, o sistema de determinação sexual é o ZW, onde as fêmeas são heterozigotas e os machos são homozigotos. A cor das asas destes organismos pode ser clara(recessiva) ou escura(dominante). Sabendo-se que a cor das asas, nesta espécie, é uma herança ligada ao Z, responda: Quais os genótipos e fenótipos resultantes do cruzamento de uma fêmea escura e um macho claro

26 Qual a probabilidade de se obter, a partir de uma fêmea clara e um macho heterozigoto para esta característica, o fenótipo macho claro?

27 Exercício 7 Observe a figura: Caso o ponto de ocorrência do crossing- over tivesse sido acima dos locus do gene A, quais seriam os gametas formados? Quais os pares apresentam segregação independente?

28 Exercício 8 O gene recessivo h está localizado no cromossomo X e é responsável pela hemofilia na espécie humana. Com base nessas informações e nas contidas na árvore genealógica adiante, responda à seguinte pergunta: se a mulher 4 casar com um homem normal e seu primeiro filho for um menino hemofílico, qual é a probabilidade de que a próxima criança desse casal venha a ser hemofílica?

29 Exercício 9 O estudo de linhagens de galinhas em que aparecia uma anomalia hereditária mostrou que fêmeas afetadas cruzadas com machos normais davam sempre todos os descendentes machos com a anomalia e as fêmeas normais. A anomalia, provavelmente, é determinada por gene a) autossômico dominante. b) autossômico recessivo. c) recessivo ligado ao cromossomo X. d) recessivo ligado ao cromossomo Z.. e) dominante ligado ao cromossomo Z..

30 Exercício 10 A fotografia mostra o último czar da Rússia, Nicolau II, sua esposa Alexandra, suas quatro filhas (Olga, Tatiana, Maria, Anastasia) e seu filho Alexis, que sofria de hemofilia. Um irmão da czarina Alexandra também era afetado por essa doença. A probabilidade de que Olga, filha do casal, fosse portadora do alelo para hemofilia é de a) 1/4 b) 1/64 c) 1/2 d) 1/8 e) 1/32

31 Exercício 11 Em um caso de disputa da paternidade de um menino hemofílico, estão envolvidos um homem que tem a doença e outro que não a tem. (Hemofilia: herança recessiva ligada ao X) Analise as afirmações abaixo a esse respeito. I - As bases genéticas da hemofilia apoiam a paternidade do homem hemofílico. II - O homem não hemofílico pode ser o pai do menino. III - O homem hemofílico não pode ser o pai do menino. Quais estão corretas? a) Apenas I. b) Apenas II. c) Apenas III. d) Apenas I e II. e) Apenas II e III.

32 Exercício 12 Considere uma célula com dois pares de cromossomos e os genes A,B e C. Sabendo que A e B estão ligados em um mesmo cromossomo e C está em um cromossomo diferente, indique os tipos de gametas que serão formados caso ocorra crossing-over acima do ponto de localização dos respectivos genes.


Carregar ppt "REVISÃO CAP 5 E 6 PROFª: Emanuelle Grace. A 2ª LEI DE MENDEL Durante a meiose, com a ocorrência do crossing over, é possível encontrar quatro tipos de."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google