A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Cartilagem.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Cartilagem."— Transcrição da apresentação:

1 Cartilagem

2 Introdução Tecido conjuntivo especializado de consistência rígida, que mantém certo grau de flexibilidade; Não possui vasos sanguíneos, sendo nutrido pelos capilares do conjuntivo envolvente ou através do líquido sinovial nas cavidades articulares; Não possui vasos linfáticos e nervos.

3 Suporte de tecidos moles;
Funções Suporte de tecidos moles; Revestimento de superfícies articulares para absorção de choques e facilitação de deslizamentos; Participação na formação e crescimento de ossos longos; Forma o molde inicial de muitos ossos durante o desenvolvimento embrionário.

4 Estrutura Células: CONDRÓCITOS Fibras: COLÁGENAS COLÁGENAS + ELÁSTICAS
SFA: GLICOSAMINOGLICANAS PROTEOGLICANAS GLICOPROTEÍNAS

5 Cartilagem 100 a 200 moléculas de agregana se ligam não covalentemente ao ácido hialurônico; Compostos de agrecana preenchem o interstício entre os feixes de fibras colágenas; Gartner, Hiatt (1999)

6 Pericôndrio Bainha de tecido conjuntivo denso (em sua maior parte) que envolve as cartilagens, exceto a fibrocartilagem e cartilagem articular; Duas camadas: EXTERNA: fibrosa (colágeno tipo I), com fibroblastos e vasos sanguíneos; INTERNA: celular (células condrogênicas). Funções: (1) fonte de novos condrócitos para o crescimento; (2) nutrição da cartilagem.

7 Fibroblasto do Pericôndrio
Condroblasto Condrócito Matriz Territorial Matriz Interterritorial Junqueira, Carneiro (1999)

8 Pericôndrio Grupo isógeno Condrócito
Gartner, Hiatt (1999)

9 Condrócito In vivo, ocupam toda a lacuna;
Nos preparados histológicos aparecem retraídos. Ross et al. (1993)

10 condrócito

11 Condrócitos Os periféricos são achatados e os centrais mais arredondados; Têm núcleo grande, nucléolo proeminente, citoplasma pouco corado, muitas mitocôndrias, RER e Complexo de Golgi desenvolvido; Vivem sob baixas tensões de oxigênio, degradando a glicose por mecanismo anaeróbio; Os nutrientes chegam do sangue por difusão, através da água de solvatação e pelo bombeamento promovido pelas forças de compressão.

12 Histogênese As cartilagens são inicialmente formadas no embrião a partir do mesênquima: Células mesenquimáticas retraem seus prolongamentos e tornam-se arredondadas; As células multiplicam-se e formam aglomerados de células com citoplasma basófilo, conhecidas como condroblastos; Inicia-se a síntese de matriz, afastando os condroblastos uns dos outros e aprisionando-os em lacunas dentro da matriz; As células aprisionadas (condrócitos) ainda se dividem, formando grupos de 2 ou mais células (grupos isógenos).

13 Histogênese Junqueira, Carneiro (1999)

14 Crescimento INTERSTICIAL:
À medida que os condrócitos de um grupo isógeno produzem matriz, são empurrados para longe um do outro, ocupando lacunas separadas (crescimento a partir do interior da cartilagem). Martini (1989)

15 Crescimento APOSICIONAL:
As células condrogênicas oriundas do pericôndrio sofrem divisão e se diferenciam em condroblastos, que começam a elaborar a matriz extracelular (crescimento a partir da periferia da cartilagem). Martini (1989)

16 HIALINA: delicadas fibrilas de colágeno tipo II na MEC;
Tipos de Cartilagem HIALINA: delicadas fibrilas de colágeno tipo II na MEC; ELÁSTICA: poucas fibrilas de colágeno II e muitas fibras elásticas; FIBROSA: muitas fibras de colágeno I.

17 Tipos de Cartilagem Gartner, Hiatt (1999)

18 A fresco é branco-azulada e translúcida;
Cartilagem Hialina A fresco é branco-azulada e translúcida; É o tipo mais freqüentemente encontrado no corpo: - nariz e laringe - extremidades ventrais das costelas - anéis da traquéia e brônquios - discos epifisários de ossos em crescimento - superfícies articulares de articulações móveis Ross et al. (1993)

19 Cartilagem hialina – colágeno II
Forma o primeiro esqueleto do embrião Responsável pelo crescimento dos ossos em extensão No adulto: fossas nasais, traquéia e brônquios, ossos longos Agrecana: importante na rigidez pericôndrio condroblasto Grupo isógeno Matriz territorial e interterritorial

20

21 Cartilagem Hialina Na matriz existem numerosas fibrilas de colágeno tipo II associadas a proteoglicanas muito hidratadas e glicoproteínas adesivas; Além do colágeno tipo II, que não forma grandes feixes, existem outros colágenos secundários (IX, X, XI); A orientação das fibras está relacionada com resistência a forças mecânicas: na cartilagem articular, as fibras da superfície são paralelas a ela, enquanto as mais profundas formam fileiras curvas.

22 Cartilagem Hialina A matriz em torno dos condrócitos é pobre em colágeno e rica em condroitino-sulfato, que contribui para a basofilia, metacromasia e reação PAS (+) dessa região (MATRIZ TERRITORIAL); A matriz interterritorial é mais rica em colágeno II e pobre em proteoglicanas. Gartner, Hiatt (1999)

23 Cartilagem Hialina Recentemente identificou-se uma fina rede de fibras colágenas embebida num material semelhante à lâmina basal na região imediatamente adjacente às lacunas (proteção contra pressão mecânica). Gartner, Hiatt (1999)

24 Cartilagem Hialina

25 Cartilagem Elástica A fresco, é mais amarelada e opaca que a hialina;
Localização: epiglote pavilhão da orelha tubas auditivas interna e externa cartilagem cuneiforme da laringe Além das fibrilas de colágeno tipo II, apresenta uma rede de fibras elásticas finas, contínuas com as do pericôndrio. (Orceína) Gartner, Hiatt (1999)

26 Cartilagem Elástica Os condrócitos são mais numerosos e maiores e a matriz é menos abundante em relação à hialina; Na matriz territorial os feixes de fibras elásticas são mais abundantes e espessos que no resto da matriz. (Aldeído-fucsina)

27

28 Cartilagem Elástica (Epiglote)
Mucosa Cartilagem elástica Detalhe da cartilagem Ross et al. (1993)

29

30 Cartilagem Fibrosa (Fibrocartilagem)
Intermediária entre cartilagem hialina e tecido conjuntivo denso; Localização: sínfise pubiana discos articulares discos intervertebrais pontos de inserção óssea de alguns ligamentos e tendões. (Mallory) Ross et al. (1993)

31 Cartilagem Fibrosa (Fibrocartilagem)
Não possui pericôndrio, tem pouca SFA e abundantes feixes de colágeno tipo I; Condrócitos (originados de fibroblastos) organizados em fileiras paralelas, alternados com feixes espessos de fibras colágenas. Gartner, Hiatt (1999)

32 Cartilagem Fibrosa (Fibrocartilagem)

33 Discos Intervertebrais
Constituídos de duas partes: Núcleo pulposo: Centro gelatinoso (rico em ácido hialurônico) com células que desaparecem aos 20 anos e é resistente à compressão. Anel fibroso: Circunda o núcleo pulposo; Constituído de fibrocartilagem e tec. conj. denso na periferia; Resiste à tração.

34 Discos Intervertebrais
Martini (1989)


Carregar ppt "Cartilagem."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google