A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Regis Romero O nome do filo vem da presença de espinhos na pele: equino = espinho; derme = pele. O nome do filo vem da presença de espinhos na.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Regis Romero O nome do filo vem da presença de espinhos na pele: equino = espinho; derme = pele. O nome do filo vem da presença de espinhos na."— Transcrição da apresentação:

1

2 Prof. Regis Romero

3 O nome do filo vem da presença de espinhos na pele: equino = espinho; derme = pele. O nome do filo vem da presença de espinhos na pele: equino = espinho; derme = pele. São os invertebrados que estão evolutivamente mais próximos dos cordados. São os invertebrados que estão evolutivamente mais próximos dos cordados. O filo surgiu no período Cambriano. O filo surgiu no período Cambriano. Contêm cerca de 7000 espécies viventes (329 no Brasil) e extintas. Fóssil do Carbonífero

4 As larvas tem simetria bilateral, animais adultos tem simetria radial e são pentarradiais. As larvas tem simetria bilateral, animais adultos tem simetria radial e são pentarradiais. Possuem celoma e são triblásticos. Possuem celoma e são triblásticos. Tem endoesqueleto, formado por placas calcárias soldadas ou articuladas. Tem endoesqueleto, formado por placas calcárias soldadas ou articuladas. esqueleto

5 Tem espinhos em sua superfície ligados ao esqueleto e cobertos por uma fina epiderme. Tem espinhos em sua superfície ligados ao esqueleto e cobertos por uma fina epiderme. Possuem estruturas móveis (pedicelárias) que removem detritos e animais que aderem ao seu corpo. Possuem estruturas móveis (pedicelárias) que removem detritos e animais que aderem ao seu corpo.

6 Anatomia externa do ouriço-do-mar Detalhe de pedicelárias

7

8 São deuterostômios. São deuterostômios. São visíveis a olho nu. São visíveis a olho nu. Não se comportam como parasitas. Não se comportam como parasitas. Sistema Ambulacral ou Hidrovascular: É um complexo de lâminas, canais e válvulas. Desempenha as funções de locomoção, captura de alimentos, respiração, excreção, circulação e percepção. Os canais radiais formam os pés ambulacrais. Sistema Ambulacral ou Hidrovascular: É um complexo de lâminas, canais e válvulas. Desempenha as funções de locomoção, captura de alimentos, respiração, excreção, circulação e percepção. Os canais radiais formam os pés ambulacrais.

9

10 Na extremidade interna de cada pé ambulacrário existe uma ampola ambulacrária, musculosa, que injecta água no pé, fazendo-o distender-se. O funcionamento conjunto de todos os numerosos pés ambulacrários permite ao animal subir superfícies verticais, abrir conchas de moluscos de que se alimenta ou agarrar-se a rochas batidas pelas ondas.

11 Sistema Digestivo: completo (boca, esôfago, estômago, intestino e ânus) e digestão é extracelular. Sistema Digestivo: completo (boca, esôfago, estômago, intestino e ânus) e digestão é extracelular. Sistema Circulatório: ausente ou pouco desenvolvido, é formado por poucos vasos. As funções do sangue são substituídas pelo sistema hidrovascular e pelo líquido celômico. Sistema Circulatório: ausente ou pouco desenvolvido, é formado por poucos vasos. As funções do sangue são substituídas pelo sistema hidrovascular e pelo líquido celômico.

12 Sistema Excretor: ausente. Excreções liberadas pelo sistema hidrovascular. Sistema Excretor: ausente. Excreções liberadas pelo sistema hidrovascular. Sistema Nervoso: Função exercida pelos nervos radiais que atingem todo o corpo. Eles não tem um órgão central que os deixa conectados. Sistema Nervoso: Função exercida pelos nervos radiais que atingem todo o corpo. Eles não tem um órgão central que os deixa conectados. Sistema Respiratório:Sistema Respiratório: Corresponde as brânquias que levam o oxigênio até líquido celômico.

13 Reprodução: são animais sexuados, dióicos, tem fecundação externa e o desenvolvimento é indireto. Hermafroditismo é bastante raro, porém apresentam dimorfismo sexual. Reprodução: são animais sexuados, dióicos, tem fecundação externa e o desenvolvimento é indireto. Hermafroditismo é bastante raro, porém apresentam dimorfismo sexual. Eles têm grande capacidade de regeneração.Eles têm grande capacidade de regeneração.

14 Anatomia Interna do Ouriço-do-mar

15

16 São animais aquáticos e de vida livre. São animais aquáticos e de vida livre. Vivem no fundo de mares e oceanos. Vivem no fundo de mares e oceanos. Eles não nadam nem flutuam, se arrastam (estrela-do-mar) ou ficam fixos ao fundo do mar ou em rochas (ouriços do mar). Eles não nadam nem flutuam, se arrastam (estrela-do-mar) ou ficam fixos ao fundo do mar ou em rochas (ouriços do mar).

17 Em todos os mares e oceanos, em qualquer latitude e profundidade. Em todos os mares e oceanos, em qualquer latitude e profundidade. São mais abundantes na zona Tropical do que nas águas polares. São mais abundantes na zona Tropical do que nas águas polares.

18 Asteróides Asteróides Ofiuróides Ofiuróides Holoturóideis Holoturóideis Crinóides Crinóides Equinóides Equinóides

19 Estrela-do-mar; Estrela-do-mar; Estrutura: Disco central de onde partem cinco braços; Estrutura: Disco central de onde partem cinco braços; Sem placa mandibular; Sem placa mandibular; Locomoção: Pés ambulacrais; Locomoção: Pés ambulacrais;

20 Reprodução: Também por regeneração; Reprodução: Também por regeneração; Sistema digestivo: Completo; Sistema digestivo: Completo; Sistema nervoso: Primitivo (não possui cérebro). Sistema nervoso: Primitivo (não possui cérebro).

21

22 Ofiúro ou Estrela-serpente; Ofiúro ou Estrela-serpente; Parecidos com a estrela- do-mar; Parecidos com a estrela- do-mar; Estrutura: Pódio pequeno e braços longos e articulados; Estrutura: Pódio pequeno e braços longos e articulados; Locomoção: Movimentos dos braços. Locomoção: Movimentos dos braços.

23 Sistema digestivo: Incompleto; Sistema digestivo: Incompleto; Sistema nervoso: Simples; Sistema nervoso: Simples; Capazes de realizas autonomia; Capazes de realizas autonomia; Equinodermo mais bem sucedido; Equinodermo mais bem sucedido; Pés ambulacrais: Coleta e transporte de alimentos. Pés ambulacrais: Coleta e transporte de alimentos.

24

25 Pepino-do-mar; Pepino-do-mar; Seu corpo é mole; Seu corpo é mole; Seu sistema digestivo é completo; Seu sistema digestivo é completo; Não apresenta órgão excretor; Não apresenta órgão excretor; Apresentam em volta da boca um círculo de tentáculos; Apresentam em volta da boca um círculo de tentáculos;

26 Locomove-se através de seus pés ambulacrais; Locomove-se através de seus pés ambulacrais; Tem um sistema de defesa contra inimigos. Tem um sistema de defesa contra inimigos.

27

28 Lírio-do-mar; Lírio-do-mar; Alimentação: Por filtração; Alimentação: Por filtração; Vivem presos por ramificações; Vivem presos por ramificações; Alguns têm a capacidade de se locomover; Alguns têm a capacidade de se locomover; Usa os braços para levar alimento a boca. Usa os braços para levar alimento a boca. Os gametas são produzidos nos braços. Os gametas são produzidos nos braços.

29

30 Ouriço-do-mar e Bolacha-da-praia; Ouriço-do-mar e Bolacha-da-praia; Não possuem braços; Não possuem braços; Sistema digestivo: Completo; Sistema digestivo: Completo;

31 Ouriço-do-mar; Ouriço-do-mar; Corpo bulbosos; Corpo bulbosos; Espinhos longos e móveis; Espinhos longos e móveis; Locomoção: pés ambulacrais; Locomoção: pés ambulacrais; Vivem em rochas; Vivem em rochas; Alimentam-se raspando superfícies. Alimentam-se raspando superfícies.

32 Bolacha-da-praia; Bolacha-da-praia; Corpo achatado; Corpo achatado; Espinhos pequenos; Espinhos pequenos; Vivem em enterradas na arreia; Vivem em enterradas na arreia; Alimentam-se de depósitos. Alimentam-se de depósitos.

33

34 Asteróides: Esponja BivalvesCaranguejos Corais Poliquetas Estrelas-do-mar menores Algumas também comem peixes e invertebrados mortos.

35 Ofiuróides: Crustáceos Moluscos

36 Equinóides:Equinóides: Algas marinhas

37 Holoturóideis: Crinóides: Matéria orgânica de fundos arenosos Plâncton


Carregar ppt "Prof. Regis Romero O nome do filo vem da presença de espinhos na pele: equino = espinho; derme = pele. O nome do filo vem da presença de espinhos na."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google