A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Classe Crinoidea. Crinóides - características primitivas. Ex. lírios­do-mar e os comatulídeos (penas-do-mar). Diferem dos demais equinodermas por permanecerem.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Classe Crinoidea. Crinóides - características primitivas. Ex. lírios­do-mar e os comatulídeos (penas-do-mar). Diferem dos demais equinodermas por permanecerem."— Transcrição da apresentação:

1 Classe Crinoidea

2 Crinóides - características primitivas. Ex. lírios­do-mar e os comatulídeos (penas-do-mar). Diferem dos demais equinodermas por permanecerem fixos durante uma boa parte de suas vidas. Os lírios-do-mar possuem a forma de uma flor presa na ponta de uma haste.

3 Os comatulídeos possuem braços longos e muito ramificados. Os adultos são vágeis, apesar de poderem permanecer no mesmo lugar por longos períodos. –Vágeis são organismos que se movimentam independentemente do ato de alimentação Durante a metamorfose, os comatulídeos tornam-se sésseis e pedunculados, mas após vários meses se destacam e passam a mover-se livremente.

4 Muitos crinóides são animais de águas profundas, mas os comatulídeos podem habitar águas rasas; Especialmente no Indo-Pacífico e na região das Antilhas e Caribe, onde se encontra o maior número de espécies.

5 Cálice- disco do corpo coberto por pele coriácea (tégmen); 5 braços flexíveis com diversas pínulas distribuídas como barbas numa pena; conjunto do cálice e dos braços é a coroa; Pedúnculo composto por placas, aparência articulada e pode portar cirros.

6 Comatulídeos (pena-do-mar) filipino com mais de 30 braços.

7 Disco do corpo, ou cálice, é coberto por uma pele coriácea (tégmen), que contém placas calcárias. A epiderme é pouco desenvolvida; Cinco braços flexíveis ramificam-se para formar muitos outros braços, cada braço com diversas pínulas laterais distribuídas como barbas numa pena; O conjunto do cálice e dos braços é chamado de coroa;

8 As formas sésseis apresentam um longo pedúnculo articulado ligado à superfície aboral do corpo; Este pedúnculo é composto por placas, tem aparência articulada e pode portar cirros; Não possuem madreporito, espinhos e pedicelárias;

9

10 Superfície superior (oral) contém a: Boca se abre no esôfago curto ligado a um intestino longo com divertículos. Intestino prolonga-se aboralmente e faz uma volta completa, terminando no ânus, que pode estar num cone elevado.

11 Os crinóides alimentam-se de pequenos organismos capturados nos sulcos ambulacrais com o auxílio dos pés ambulacrais e redes de muco. Posição braquial enrolada - diurna

12 Os sulcos ambulacrais são abertos e ciliados e servem para levar o alimento até a boca. Pés ambulacrais na forma de tentáculos também são encontrados nos sulcos. Braços projetados para buscar alimento

13 Crinóideos em alimentação Pena-do-mar em cima de uma esponja está mantendo os braços na forma de leque

14 Sistema hidrovascular apresenta a organização geral básica dos equinodermas. Sistema nervoso possui um anel oral e um nervo radial que corre no interior de cada braço. Sistema aboral, ou entoneural, é muito mais desenvolvido nos crinóides do que na maioria dos demais equinodermas. Órgãos dos sentidos são escassos e primitivos.

15 Os sexos são separados. As gônadas são constituídas por simples massas de células localizadas na cavidade genital dos braços e pínulas. Os gametas são liberados através de uma ruptura na parede da pínula, sem a participação de dutos. A incubação ocorre em algumas formas.

16 As larvas doliolárias são livre-natantes por algum tempo antes da fixação e da metamorfose. A maioria dos crinóides atuais mede entre 15 e 30 cm de comprimento, mas algumas espécies fósseis possuíam pedúnculos de até 20 m de comprimento.


Carregar ppt "Classe Crinoidea. Crinóides - características primitivas. Ex. lírios­do-mar e os comatulídeos (penas-do-mar). Diferem dos demais equinodermas por permanecerem."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google