A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Classe Ophiuroidea Aulas Zoologia II Profa MSc Briseidy Soares URI- Campus Santo Ângelo-RS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Classe Ophiuroidea Aulas Zoologia II Profa MSc Briseidy Soares URI- Campus Santo Ângelo-RS."— Transcrição da apresentação:

1 Classe Ophiuroidea Aulas Zoologia II Profa MSc Briseidy Soares URI- Campus Santo Ângelo-RS

2 Ofiuróides constituem o maior número de espécies e, provavelmente, são também os mais abundantes. Ocorrem em todos os tipos de habitats marinhos bentônicos, chegando a recobrir o fundo do mar em muitas regiões abissais.

3 MORFOLOGIA Cinco braços, esguios e separados do disco central; Madreporito na superfície oral; Braços articulados - formado por uma coluna de ossículos articulados, conectados por músculos e cobertos por escudos. Cinco placas móveis, que atuam como maxilas, cercam a boca;

4 Não possuem pedicelárias ou pápulas; Sulcos ambulacrais fechados e cobertos por ossículos; Pés ambulacrais não possuem ventosas - auxiliam na alimentação, mas são de uso limitado na locomocão; Não existem ampolas nos pés ambulacrais e a força é produzida por uma musculatura dos pés ambulacrais. Não possuem ânus. Pele coriácea, com escudos dérmicos e espinhos arranjados em padrões característicos. Cílios superficiais estão praticamente ausentes.

5 Órgãos confinados ao disco central; Estômago em forma de saco e o intestino ausente. O material não digerido é descartado pela boca. Cinco pares de invaginações, denomina­das bursas, abrem-se na superfície oral através de fendas genitais localizadas na base dos braços. A água circula para dentro e para fora destes sacos para a troca de gases;

6 Pequenas gônadas que nela descarregam os gametas maduros pelas fendas genitais para fecundação; Sexos separados e poucos são hermafroditas. Alguns incubam os jovens nas bursas, liberados pelas fendas genitais ou pelo rompimento da parede do disco.

7 A larva é denominada ofioplúteo e suas bandas ciliadas estendem-se para formar belos e delicados braços larvais. Sistemas hidrovascular, nervoso e hemal parecidos das estrelas-do-mar.

8 Biologia Ofiuróides tendem a ser discretos, vivendo em fundos duros onde pouca ou nenhuma luz penetra; São fototrópicos negativos, insinuando-se em pequenas fendas entre as pedras, tornando-se mais ativos à noite; É comum encontrá-los completamente expostos nos substratos submetidos à escuridão permanente do mar profundo;

9 Alimentam-se de uma série de partículas, seja pastejando o alimento do substrato ou filtrando material em suspensão; Regeneração e a autotomia. Muitos parecem ser extremamente frágeis, descartando um braço, ou mesmo parte do disco, à menor provocação; Alguns podem reproduzir-se assexuadamente pela clivagem do disco. Cada descendente, então, regenera as partes perdidas; Muitos ofiuróides são cinzentos ou marrons, mas alguns são atraentes, com padrões de coloração viva.


Carregar ppt "Classe Ophiuroidea Aulas Zoologia II Profa MSc Briseidy Soares URI- Campus Santo Ângelo-RS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google