A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Rochas e Minerais Professora: Emanuelle Grace. Sumário 01. Introdução 02. Rochas Magmáticas 03. Rochas Sedimentares 04. Rochas Metamórficas 05. O Ciclo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Rochas e Minerais Professora: Emanuelle Grace. Sumário 01. Introdução 02. Rochas Magmáticas 03. Rochas Sedimentares 04. Rochas Metamórficas 05. O Ciclo."— Transcrição da apresentação:

1 Rochas e Minerais Professora: Emanuelle Grace

2 Sumário 01. Introdução 02. Rochas Magmáticas 03. Rochas Sedimentares 04. Rochas Metamórficas 05. O Ciclo das Rochas 06. As rochas contam a história da vida

3 Introdução A importância das rochas vai muito além do fornecimento de matérias-primas para a confecção de objetos. O solo em que pisamos, por exemplo, é resultado de transformações ocorridas na Terra ao longo do tempo. E o solo é um dos mais importantes recursos naturais da Terra! As rochas também resultam de transformações ocorridas na Terra ao longo do tempo. Rocha – é um agregado natural de minerais.

4 Exemplos de Rochas (introdução)

5 Introdução Minerais – são elementos ou substâncias químicas que, por meio de processos geológicos, se formaram e continuam se formando em vários ambientes da Terra. Certas rochas apresentam apenas um mineral em sua constituição. A maioria das rochas, no entanto, é formada de vários tipos de minerais. Tipos de rochas – magmáticas, sedimentares e metamórficas.

6 Exemplos de minerais (introdução)

7 Rochas Magmáticas (ou ígneas) Definição – rochas que se originam do magma são chamadas de magmáticas ou ígneas. Ao resfriar-se, o magma torna-se sólido e origina esse tipo de rocha. As rochas magmáticas podem ser classificadas em: rochas magmáticas extrusivas ou vulcânicas e rochas magmáticas intrusivas.

8 Rochas Magmáticas (ou ígneas) Rochas magmáticas extrusivas (ou vulcânicas) – quando o material lançado pelos vulcões (lava) se solidifica. Ex: o basalto e a pedra-pomes. O basalto é uma rocha escura, empregada na pavimentação de calçadas e formada pelos minerais feldspatos e piroxênio. A pedra-pomes é uma rocha leve e porosa, formada pela solidificação da espuma da lava, rica em gases. É usada para polir objetos ou amaciar a pele.

9 Rochas Magmáticas (ou ígneas) Pedra-pomes

10 Rochas Magmáticas (ou ígneas)

11 Rochas magmáticas intrusivas – quando o magma se resfria lentamente no interior do vulcão. Ex: o granito. O granito é muito duro e empregado no revestimento de pisos e paredes e na confecção de pias, mesas e bancadas. É formado pelos minerais: quartzo, feldspato e mica.

12 Rochas Magmáticas (ou ígneas) Exemplos de granito

13 Rochas Sedimentares Definição – rochas que sofrem erosão, ou seja, podem ser desgastadas e reduzidas a pedaços menores pela ação de agentes como o vento e a água ( intemperismo ), que se acumulam em uma região, fazendo com que o material seja compactado e transformado em uma rocha sedimentar. Exemplos de rochas sedimentares: arenito, argilito e calcário.

14 Rochas Sedimentares Figura acima – formação de rocha sedimentar. Figura ao lado – exemplo de rocha sedimentar.

15 Rochas Sedimentares Calcário Arenito

16 Rochas Metamórficas Definição – a rocha que sofre modificações em sua forma e composição originais em decorrência da pressão e do calor a que é submetida no interior da Terra é chamada de rocha metamórfica. Exemplos de rochas metamórficas: gnaisse, ardósia e mármore.

17 Rochas Metamórficas GnaisseMármore Ardósia

18 Ciclo das Rochas 1 – formação de magma; 2 – magma resfriando formando rocha magmática intrusiva; 3 – terreno sofre erosão pela água, formando sedimentos; 4 – sedimentos sendo acumulados e compactados, formando as rochas sedimentares; 5 – Novas camadas são submetidas à forte pressão e temperatura do interior da Terra, formando as rochas metamórficas. Se a pressão aumentar muito, boa parte das rochas podem derreter formando novamente rochas magmáticas reiniciando o ciclo.

19 Prof(a): Emanuelle Grace


Carregar ppt "Rochas e Minerais Professora: Emanuelle Grace. Sumário 01. Introdução 02. Rochas Magmáticas 03. Rochas Sedimentares 04. Rochas Metamórficas 05. O Ciclo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google