A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Seminário de Sociologia Crenças & Mitos Em busca da transcendência Webster da Messejana.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Seminário de Sociologia Crenças & Mitos Em busca da transcendência Webster da Messejana."— Transcrição da apresentação:

1 Seminário de Sociologia Crenças & Mitos Em busca da transcendência Webster da Messejana

2 Seminário de Sociologia Crenças & Mitos Em busca da transcendência

3 1. O que é religião? Do latim RE + LIGARE = religação com o divino, englobando seitas, mitologias, doutrinas, etc.

4 2. Alguns conceitos de religião: A religião é uma neurose obsessiva universal da humanidade. (Sigmund Freud) A religião é o ópio do povo. (Karl Marx) Ainda segundo Marx, a religião não é apenas uma superstição ou uma ilusão. Ela tem uma função social: distrair os oprimidos da realidade de sua opressão.

5 Não há religião sem experiência religiosa. O homem precisa experimentar com maior ou menor intensidade a realidade de um poder superior. (Albert Camus) Religiões são os sonhos dos que estão acordados. (Rubem Alves)

6 HERESIAS são crenças, pregações ou ideologias que contrariam a estrutura teórica de uma religião dominante; O cristianismo foi, então, uma heresia judaica. Leonardo Boff, por criticar a hierarquia da Igreja em seu livro Igreja, Carisma e Poder, foi condenado ao silêncio pelo então prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, cardeal Joseph Hatzinger, em 1985.

7 3. A presença da religião em toda a cultura humana. X Cruzadas

8 4. Tipos de religiões PANTEÍSMO: Remonta à pré-história; Deus é o próprio mundo; não há base escrita e a simbologia é praticamente inexistente; Isaac Newton, Nicolau Copérnico, Leonardo da Vinci e Galileu Galilei foram alguns de seus mais ilustres adeptos.

9 POLITEÍSMO: Surge com a civilização; diversos deuses associam-se à criação, regência e destruição do mundo; por vezes se confunde com o Panteísmo. Reunião dos deuses gregos no Olimpo

10 MONOTEÍSMO: Um ser transcendente criou o mundo e o homem; profetiza-se a vinda de Messias e uma espécie de juízo final; O criador não deve ser contrariado pela criatura.

11 ATEÍSMO: Mais recente (séc. V a. C.); nega a existência de divindade(s) controladora das ações terrenas; predominantemente filosófica (materialista);

12

13

14 Fátima (Aborto Elétrico / Capital Inicial) Vocês esperam uma intervenção divina Mas não sabem que o tempo agora está contra vocês Vocês se perdem no meio de tanto medo De não conseguir dinheiro pra comprar sem se vender E vocês armam seus esquemas ilusórios Continuam só fingindo que o mundo ninguém fez Mas acontece que tudo tem começo E se começa um dia acaba, eu tenho pena de vocês

15 E as ameaças de ataque nuclear Bomba de nêutrons não foi Deus quem fez Talvez alguém um dia vai se vingar Vocês são vermes, pensam que são reis Não quero ser como vocês Eu não preciso mais Eu já sei o que eu tenho que saber E agora tanto faz... Três crianças sem dinheiro e sem moral Não ouviram a voz suave que era uma lágrima E se esqueceram de avisar pra todo mundo Ela talvez tivesse nome, era Fátima E de repente o vinho virou água E a ferida não cicatrizou E o limpo se sujou e no terceiro dia Ninguém ressucitou...

16 Capital Inicial - Fátima


Carregar ppt "Seminário de Sociologia Crenças & Mitos Em busca da transcendência Webster da Messejana."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google