A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

C AP. 2 – C ARACTERÍSTICAS DOS SERES VIVOS 7º ANO – Profa. Lucinha.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "C AP. 2 – C ARACTERÍSTICAS DOS SERES VIVOS 7º ANO – Profa. Lucinha."— Transcrição da apresentação:

1 C AP. 2 – C ARACTERÍSTICAS DOS SERES VIVOS 7º ANO – Profa. Lucinha

2 O QUE É VIDA ? Os seres vivos apresentam características que tornam possível diferenciá-los da matéria bruta (inanimada). As características dos seres vivos são: 1. Composição química: os seres vivos são formados por substâncias que podem ser: Inorgânicas: Não tem o elemento carbono. Ex.: água e sais minerais. Orgânicas: têm o elemento carbono. Ex.: Carboidratos, lipídios, proteínas, Ácidos nucleicos (DNA e RNA) e vitaminas.

3 2. Organização celular: todos os seres vivos são formados por células, exceto os vírus. 3. Nutrição: os seres vivos se alimentam. 4. Reprodução: os seres vivos procriam. 5. Metabolismo: os seres vivos apresentam reações químicas no seu organismo. 6. Crescimento: os seres vivos aumentam o tamanho do corpo. 7. Evolução: os seres vivos mudam. 8. Irritabilidade: os seres vivos respondem a estímulos do meio 9. Sensibilidade: é uma forma própria dos animais de responder aos estímulos do meio. 10. Movimento: os seres vivos são capazes de se mover.

4 2. ORGANIZAÇÃO CELULAR O microscópio e a descoberta da célula. Uma réplica dos priimitivos microscópios de uma lente feitos por van Leeuwenhoek. O microscópio de Robert Hooke. Microscópio composto fabricado por Hans e Zacarias Janssen em Uma fatia fina de cortiça, com suas células, em um desenho por Robert Hooke.

5 T EORIA CELULAR A célula é a unidade morfológica e fisiológica dos seres vivos. Toda célula vem de uma célula preexistente. Todo ser vivo vem de uma célula preexistente. Seres acelulares São seres vivos que NÃO têm células. Os únicos acelulares são os vírus. Seres unicelulares São seres que apresentam uma única célula. Exemplos: bactérias, arqueas e protozoários. Seres multicelulares ou pluricelulares Apresentam várias células. Exemplos: plantas, animais e fungos.

6 P ARTES DA CÉLULA

7 C ÉLULAS PROCARIÓTICAS As células procarióticas são bem simples, NÃO tem carioteca ou membrana nuclear envolvendo o material genético. A única organela é o ribossomo. Ex.: Bactérias e arqueas.

8 São as mais complexas, apresentam carioteca envolvendo o material genético. Apresentam várias organelas envolvidas por membranas. Estão nas plantas, animais, algas e os fungos. C ÉLULAS EUCARIÓTICAS

9 D IFERENÇAS ENTRE AS CÉLULAS ANIMAL E VEGETAL A célula animal apresenta centríolos e lisossomo que não tem na célula vegetal.

10 C ÉLULA VEGETAL A célula vegetal apresenta cloroplastos, parede celular e vacúolo de suco celular que não tem na célula animal.

11 3. Nutrição: os seres vivos podem ser autótrofos e heterótrofos.. 4. Reprodução: os seres podem fazer reprodução sexuada e assexuada. 5. Metabolismo: os seres vivos apresentam reações químicas no seu organismo. 6. Crescimento: os seres vivos aumentam o tamanho do corpo. 7. Evolução: os seres sofram modificações ao longo do tempo. 8. Irritabilidade: os seres vivos respondem a estímulos do meio 9. Sensibilidade: é uma forma própria dos animais de responder aos estímulos do meio. 10. Movimento: os seres vivos são capazes de se mover.

12 Livro do 7º Ano – Fundamental II – Vol.1 - Sistema Ari de Sá – SAS – Amabis, José Mariano e Martho, Gilberto Rodrigues, Biologia das células – Vol.1, SP, Editora Moderna, da-microscopia-optica.html da-microscopia-optica.html 841bff1d330bd721272cea314eada17d 841bff1d330bd721272cea314eada17d B IBLIOGRAFIA


Carregar ppt "C AP. 2 – C ARACTERÍSTICAS DOS SERES VIVOS 7º ANO – Profa. Lucinha."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google