A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O S PEIXES Vertebrados aquáticos. C ARACTERÍSTICAS GERAIS Todos os representantes aquáticos; Maioria respira por branquias, alguns respiram por pulmões;

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O S PEIXES Vertebrados aquáticos. C ARACTERÍSTICAS GERAIS Todos os representantes aquáticos; Maioria respira por branquias, alguns respiram por pulmões;"— Transcrição da apresentação:

1 O S PEIXES Vertebrados aquáticos

2 C ARACTERÍSTICAS GERAIS Todos os representantes aquáticos; Maioria respira por branquias, alguns respiram por pulmões; Caracterizados pela presença de nadadeiras, que permitem a sua locomoção no meio aquático;

3 O PEIXE POR FORA

4 A S NADADEIRAS Nadadeira anal Nadadeira caudal Nadadeira pélvica Nadadeira peitoral Nadadeira dorsal Nadadeira adiposa

5 ADAPTAÇÕES PARA NATAÇÃO Forma hidrodinâmica do corpo; Presença de nadadeiras; Corpo coberto por escamar: Corpo coberto por um muco;

6 O ESQUELETO DOS PEIXES Os peixes que possuem esqueleto formado por ossos são chamados de osteíctes. Os peixes que possuem esqueleto formado de cartilagem são chamados de condríctes.

7 São os peixes cartilaginosos. É um grupo antigo, com fósseis encontrados em rochas desde 400 milhões de anos. Engloba cerca de mil espécies A boca desses peixes é ventral, Não possuem bexiga natatória. Seus representantes são os tubarões e as raias. São os peixes ósseos. Seus fósseis são mais antigos que os dos peixes cartilaginosos. Contam com cerca de trinta mil espécies Possuem bexiga natatória São bem menores que os peixes cartilaginosos. Representantes: espadarte, o peixe-lua, serra, cioba. CondríctesOsteíctes

8 A RESPIRAÇÃO DOS PEIXES As brânquias são os órgãos respiratórios típicos do meio aquático, representando a área de trocas gasosas. Peixes ósseos: a água entra pela boca, segue até as brânquias e sai pelo opérculo. Peixes cartilaginosos: a água entra pela boca, segue até as brânquias e sai pelas fendas branquiais.

9 RESPIRAÇÃO DOS PEIXES

10 B EXIGA NATATÓRIA É uma bolsa gasosa, que auxilia os peixes ósseos a se deslocar na coluna de água. É um saco de paredes flexíveis, e pode expandir-se ou contrair de acordo com a pressão.

11 A EXCREÇÃO DOS PEIXES A excreção dos peixes é feita por um par de rins. O principal excreta dos peixes é a amônia, ela é eliminada pela urina do peixe. O excesso de sais sai na urina e também pelas brânquias.

12 CIRCULAÇÃO NOS PEIXES Coração com 2 cavidades: um átrio e um ventrículo. Pelo coração circula sempre sangue venoso.

13 S ISTEMA DIGESTÓRIO DOS PEIXES Existem peixes herbívoros, carnívoros e detritívoros. O sistema digestório dos peixes é constituído de boca, faringe, esôfago, estômago e intestino, além de glândulas anexas, como o fígado e o pâncreas.

14 OS ÓRGÃOS DOS SENTIDOS DOS PEIXES Olhos - Permitem formar imagens nítidas a curta distância. Olfato – É bastante desenvolvido, na narina, na boca e no corpo existem receptores olfativos. Linha lateral - Permite que o peixe perceba as diferenças de pressão da água, a presença de uma presa, de um predador ou os movimentos de outros peixes que estão nadando ao seu lado.

15 REPRODUÇÃO DOS PEIXES Fecundação: interna ou externa Tipos de reprodução: ovíparas, vivíparas ou ovovivíparas. A maioria dos peixes possuem desenvolvimento direto, sem fase larval.

16 IMPORTÂNCIA ECONÔMICA E ECOLÓGICA Comércio de peixes; Alimentação humana; Cadeia alimentar

17 A TEMPERATURA DO CORPO DOS PEIXES Os peixes são animais pecilotérmicos, isso significa que a temperatura do seu corpo varia de acordo com a do ambiente. Sendo assim, quando está quente, a temperatura do corpo se eleva; quando esfria, a temperatura do corpo diminui.


Carregar ppt "O S PEIXES Vertebrados aquáticos. C ARACTERÍSTICAS GERAIS Todos os representantes aquáticos; Maioria respira por branquias, alguns respiram por pulmões;"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google