A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Revisão 7º ano Prof.ª Irlane Araújo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Revisão 7º ano Prof.ª Irlane Araújo."— Transcrição da apresentação:

1 Revisão 7º ano Prof.ª Irlane Araújo

2 Conceito de verbo Palavra que expressa um fato: uma ação, um estado físico ou psicológico, um fenômeno da natureza. O verbo flexiona-se em: Tempo Modo Número Pessoa Voz

3 Flexão de pessoa e número
1ªpessoa – eu 2ªpessoa – tu singular 3ªpessoa – ele, ela 1ªpessoa – nós 2ª pessoa – vós plural 3ª pessoa – eles, elas

4 Flexão de modo Ex: Quero meu danoninho!
Modo Indicativo - expressa certeza. Ex: Quero meu danoninho! Modo Subjuntivo – indica uma dúvida, hipótese. Ex: Se eu fosse você só comia Danoninho. Modo Imperativo – expressa ordem, pedido, súplica. Ex: “Mãe, me dá meu danoninho!”

5 VERBOS REGULARES, IRREGULARES, ANÔMALOS, DEFECTIVOS E AMBUDANTES
Verbos regulares são os que, ao serem conjugados, conservam o mesmo radical e cujas desinências são flexionadas de acordo com o padrão da conjugação. Ex: Deslizar

6 Verbos irregulares são aqueles que, ao serem conjugados, têm o radical ou as desinências alterados e não seguem um modelo.  Ex: verbo querer

7 VERBOS ANÔMALOS -  estes verbos não seguem as regras das terminações dos verbos regulares que pertencem à sua conjugação, e apresentam mais de um radical ao serem conjugados, dependendo do tempo ou da pessoa verbal. Exemplos: IR – eu vou, eu fui, nós fomos, tu irás SER – eu sou, tu és, ele é, nós seremos, nós fomos, eu fui, tu foste, ele era, que ele seja.

8 Pode-se dizer que os VERBOS DEFECTIVOS :apresentam uma ausência de algumas formas verbais, ou seja, não possuem determinadas formas conjugadas. Vejamos o exemplo: Verbo ABOLIR (irregular, 3ª conjugação, defectivo, conjugado no presente do indicativo) EU – ??? TU – aboles ELE – abole NÓS – abolimos VÓS – abolis ELES – abolem

9 VERBOS ABUNDANTES são aqueles verbos irregulares que apresentam mais de uma forma de conjugação, ou seja, apresentam duas ou mais formas equivalentes para o mesmo tempo e pessoa. ENCHER – enchido, cheio FIXAR – fixado, fixo ACENDER – acendido, aceso ACEITAR – aceitado, aceito ELEGER – elegido, eleito ENTREGAR – entregado, entregue LIMPAR – limpado, limpo MATAR – matado, morto

10 Agora, responda: R: Anômalo Como classificamos o verbo ir?
Como classificamos o verbo ser?

11 Leia o trecho abaixo e identifique os modos verbais
Leia o trecho abaixo e identifique os modos verbais.(indicativo, subjuntivo ou imperativo.) “Certa manhã, decidida, confrontou-se com ele na hora do recreio: -Preciso falar urgente com você, Amadeu... -Aconteceu alguma coisa, Beatriz? –perguntou o rapaz, espantado com o ar de aflição no rosto da garota. -Me encontre depois das aulas, lá na avenida das mangueiras. (...)Se Amadeu aceitasse minha proposta, eu seria muito feliz- pensou Beatriz. ” O preço do sucesso (adaptado) Giselda Laporta

12 Em que tempo e modo verbal está a forma verbal destacada?
“Se eu fosse um peixinho E soubesse nadar Eu tirava o Indiozinho Do fundo do mar...” Em que tempo e modo verbal está a forma verbal destacada? Pretérito imperfeito do modo subjuntivo.

13 Estabeleça diferenças semânticas entre os três enunciados abaixo:
Eu sou um peixinho. (certeza - indicativo) Se eu fosse um peixinho... (possibilidade/dúvida – modo subjuntivo) Seja um peixinho. (ordem – modo imperativo)


Carregar ppt "Revisão 7º ano Prof.ª Irlane Araújo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google