A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ROCHAS E MINERAIS Na crosta terrestre podemos encontrar minerais isolados ou reunidos. As rochas são combinações de minerais. E são classificadas quanto.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ROCHAS E MINERAIS Na crosta terrestre podemos encontrar minerais isolados ou reunidos. As rochas são combinações de minerais. E são classificadas quanto."— Transcrição da apresentação:

1

2 ROCHAS E MINERAIS Na crosta terrestre podemos encontrar minerais isolados ou reunidos. As rochas são combinações de minerais. E são classificadas quanto a sua composição: 1. Rochas magmáticas ou ígneas 2. Rochas sedimentares 3. Rochas metamórficas

3 ROCHAS MAGMÁTICAS OU ÍGNEAS São maioria na crosta terrestre e é formada pelo resfriamento do magma e lava. Ao resfriar-se o magma e lava se solidificam formando esse tipo de rocha. Quando o resfriamento do magma ocorre dentro da crosta terrestre chamamos rochas magmáticas intrusivas. Ex: granito E quando o resfriamento se dá do material lançado pelos vulcões chamamos de rochas magmáticas extrusivas. Ex: basalto e pedra- pomes.

4 ROCHAS MAGMÁTICAS OU ÍGNEAS O granito é muito duro e empregado no revestimento de pisos e paredes e na confecção de pias, mesas e bancadas. É formado pelos minerais: quartzo, feldspato e mica.

5 ROCHAS MAGMÁTICAS OU ÍGNEAS O basalto é uma rocha escura, empregada na pavimentação de calçadas. A decomposição do basalto deu origem a terra roxa, muito fértil, que determinou o desenvolvimento da agriculturas nos estados de São Paulo, Paraná, Mato grosso do Sul, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A pedra-pomes é uma rocha leve e porosa, formada pela solidificação da espuma da lava, rica em gases. É usada para polir objetos ou amaciar a pele.

6 ROCHAS MAGMÁTICAS OU ÍGNEAS

7 ROCHAS SEDIMENTARES São rochas formadas a partir dos sedimentos (argilas, areia e seixos) originados dos desgastes químicos (chuvas ácidas) e/ou físicos (erosão) das rochas magmáticas. Esses sedimentos são transportados pelos ventos, águas e por geleiras (inteperismo) que se acumulam em depressões do terreno juntamente com restos de plantas e animais, fazendo com que o material seja compactado e transformado em uma rocha sedimentar. Exemplos de rochas sedimentares: arenito, argilito e calcário.

8 ROCHAS SEDIMENTARES

9 FÓSSEIS Um fóssil é qualquer vestígio de um ser vivo conservado numa rocha. Forma-se quando um animal ou uma planta são soterrados por sedimentos. As partes moles do ser vivo são decompostas pelos fungos, mas as partes mais duras se conservam e fazem parte da rocha sedimentar.

10 CURIOSIDADE O petróleo vem de restos de animais e de plantas que depois de mortos se acumulam no fundo do mar, junto com os sedimentos que vão se juntando. Os micro-organismos realizam a decomposição desse material acumulado, resultando num óleo escuro. Esse óleo atravessa a rocha porosa e se infiltra principalmente em rochas calcárias.

11 ESPELEOTEMAS São estruturas formadas quando a água, contendo carbonato de cálcio dissolvido, que se infiltra pela rocha, encontra uma cavidade subterrânea (a caverna) e começa a gotejar. Ao evaporar, água possibilita a formação de cristais de carbonato de cálcio. ESTALACTITES: formam-se no teto ESTALAGMITES: formam-se no chão

12 ROCHAS METAMÓRFICAS São rochas que sofrem modificações em sua forma e composição originais em decorrência da pressão e do calor a que é submetida no interior da Terra. Exemplos de rochas metamórficas: gnaisse, ardósia e mármore.

13 O CICLO DAS ROCHAS


Carregar ppt "ROCHAS E MINERAIS Na crosta terrestre podemos encontrar minerais isolados ou reunidos. As rochas são combinações de minerais. E são classificadas quanto."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google