A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AMAR O PRÓXIMO Clique para passagem de slides Ligue o som.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AMAR O PRÓXIMO Clique para passagem de slides Ligue o som."— Transcrição da apresentação:

1

2 AMAR O PRÓXIMO Clique para passagem de slides Ligue o som

3 Quantas vezes você já ouviu falar sobre o amor ao próximo? Certamente muitas. Uns compreendem o significado do amor ao próximo; outros não.E poucos compreendem o que Cristo quer dizer com a expressão amai os vossos inimigos.

4 A grande dificuldade está na compreensão da profundidade do amor recomendado por Jesus. Como amar alguém que nos ofende, que nos prejudica, que nos persegue, que nos causa o mal? Aí reside o problema.

5 Não é racional, para a maioria de nós, amar essas pessoas. Extrapola o bom senso; é paradoxal! Pelo menos quando se tem em mente o conceito que temos da palavra amor.

6 Porque o conceito do amor é variado entre nós. Conceitua-se amor como paixão, carinho, amizade, afeição, caridade...Nesse contexto há o amor entre um homem e uma mulher, entre irmãos, entre amigos. Até o ato sexual já foi definido como fazer amor.

7 Jesus, falando aos fariseus sobre o amor ao próximo, ensinou a conhecida parábola do bom samaritano. Contou sobre um homem que, atacado por assaltantes, jazia ferido à beira da estrada. Por ali passaram um sacerdote e um levita, mas nada fizeram para ajudar o pobre homem.

8 O único que socorreu aquele homem foi um samaritano (os samaritanos não se davam bem com os judeus; não eram amigos). O samaritano limpou-lhe as feridas, colocou-o em sua montaria, levou-o a uma hospedaria e deixou dinheiro suficiente com o proprietário para custear os gastos com o tratamento do ferido. E se o dinheiro não fosse suficiente, ele pagaria a diferença quando retornasse.

9 O samaritano praticou um ato de amor ao próximo, e esse próximo não era seu amigo. O samaritano não necessitou de expressões exteriores como abraços, risos, beijos, palavras de carinho, para demonstrar o amor ao próximo.

10 Para demonstrar nosso amor ao próximo, e nosso próximo não é apenas nosso parente, amigo ou conhecido, mas até nosso inimigo, não temos necessidade desses gestos, que muitas vezes são hipócritas.

11 O samaritano não pensou no perigo que corria ao socorrer um estranho naquele lugar deserto, não pensou no trabalho de conduzi-lo a uma hospedaria, não pensou no tempo que perderia em sua viagem, não hesitou em limpar as feridas, e não pensou no dinheiro que desembolsaria e que, provavelmente, não receberia de volta.

12 Ele pensou apenas em socorrer o ferido. no bem-estar de seu próximo. Ele pensou apenas na solidariedade, mesmo em se tratando de alguém que não se dava com seu povo, porque os samaritanos eram vistos pelos judeus com menosprezo.

13 Quantos de nós teríamos agido da mesma forma? O amor ao próximo do qual Jesus falava não era, certamente, o amor da compreensão dos homens. Esse amor de Cristo transcende todos os conceitos de amor formulados pelos homens. Ele é plenamente representado no capítulo 13 da primeira carta do apóstolo Paulo aos Coríntios: não é ciumento, não é possessivo, é benigno, paciente, não busca seus próprios interesses, tudo sofre, tudo suporta...

14 Amamos o próximo quando desejamos para ele aquilo que desejamos para nós, e não desejamos para ele aquilo que não queremos para nós.

15 Amamos o próximo quando olhamos para ele sem prestar atenção à sua cor, raça, condição social, política, religiosa, intelectual.

16 Amamos o nosso próximo quando respeitamos suas opiniões e pontos de vista, mesmo que não concordemos com ele.

17 Amamos o nosso próximo quando dele recebemos espinhos e devolvemos-lhe flores, quando enxugamos suas lágrimas, quando lhe dirigimos um sorriso em resposta a um olhar rancoroso, quando aplicamos a ele uma gota de perdão a cada gota de ofensa recebida.

18 Amamos nosso próximo quando estendemos a mão ao caído, quando choramos com os que choram, quando perdoamos suas ofensas, quando olhamos para suas virtudes e não para seus defeitos, quando não apenas nos compadecemos diante de uma criança faminta, mas partimos da emoção para a ação, e saciamos a sua fome.

19 O amor ao próximo não pode estar circunscrito apenas aos nossos entes queridos. E, mesmo entre os familiares, há, naturalmente, uma graduação de amor, pelo esposo ou esposa, pai e mãe, irmãos, tios, primos, etc. Ama-se mais este que aquele. Não devia ser assim; em Cristo devemos amar igualmente a todos.

20 Amamos nosso próximo quando olhamos para ele com o olhar de Jesus.

21 Créditos: texto e formatação: Nerivaldo nerivaldo.lopes imagens: magia gifs música:Forever you and I (E.Cortazar) data:


Carregar ppt "AMAR O PRÓXIMO Clique para passagem de slides Ligue o som."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google