A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Exercícios de Revisão Redes de Computadores Edgard Jamhour Segundo Bimestre.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Exercícios de Revisão Redes de Computadores Edgard Jamhour Segundo Bimestre."— Transcrição da apresentação:

1 Exercícios de Revisão Redes de Computadores Edgard Jamhour Segundo Bimestre

2 Exercício 1. Supondo que o switch 1 é root, defina o estado de cada porta para a seguinte rede de switches. –Estados : B = Bloqueado, R = Root e D=Designada G 4 100M 6 7 1a1b 3a 2b 2a 6a 5c Custo: 1 Gbps = Mbps = Mbps = 100 2c 3b 5b5a 7a 4a 4b 100M

3 Preencha o resultado do Exercício 1 na tabela abaixo SwitchCusto até o root Porta RootPortas Designadas Portas Bloqueadas

4 Exercício 2. Considerando os diferentes formatos de quadros Ethernet, indique as afirmações corretas. I.Os quadros do tipo Ethernet II trazem um campo em seu cabeçalho que identifica o protocolo de camada superior que está sendo transportado no campo de dados do quadro. II.Os quadros do tipo IEEE trazem em seu cabeçalho um campo que determina o tamanho do quadro em bytes. III.O padrão Ethernet II divide a camada de dados em duas sub- camadas: a sub-camada MAC (Medium Access Control) e a sub- camada LLC (Logical Link Control). IV.O padrão IEEE 802.1Q introduz um cabeçalho adicional nos quadros Ethernet II ou IEEE V.Os computadores enviam quadros com o cabeçalho IEEE 802.1Q para os switches, para identificar a que VLAN eles pertencem, quando as portas do switch estão no modo acesso. VI.A sub-camada LLC permite criar endereços para processos de forma similar ao TCP ou o UDP ao nível da camada de rede. VII.O tamanho máximo do campo de dados de um quadro Ethernet é denominado MTU (Máxima Unidade Transportável), e corresponde a 1500 bytes tanto para o Ethernet II quanto para o IEEE Todas 2.Nenhuma 3.Apenas a I e a II 4.Todas menos a V 5.Todas menos a IV 6.As afirmações I, II, IV e VII. 7.As afirmações I, II e IV.

5 Exercício 3. Considerando o funcionamento dos switches Ethernet, indique as afirmativas verdadeiras. I.Os switches Ethernet possuem internamente uma tabela que relaciona os endereços físicos (MAC) dos computadores as portas aos quais eles estão conectados. II.Quando um quadro com endereço MAC de destino desconhecido (não existente na tabela) é enviada para o switch, ele replica o quadro para todas as suas portas. III.Quando um quadro com um endereço broadcast como MAC de destino é enviado para o switch, ele envia o quadro para todas as suas portas. IV.Caso as portas do switch estejam divididas em VLANs, ao receber um quadro com endereço de destino em broadcast, ele repassa o quadro apenas para para as porta que pertença as mesmas VLANs. V.A divisão de um switch em VLANs não interfere na atribuição de endereços IPs aos computadores, uma vez que o switches operam na camada de enlace (camada 2 do modelo OSI) e o IP é um protocolo da camada de rede (camada 3 do modelo OSI). 1.Todas 2.Todas, menos a V 3.Todas, menos a IV e a V 4.Toda menos a primeira. 5.Nenhuma afirmação está correta.

6 Exercício 4. Considerando o funcionamento do Ethernet, indique as alternativas verdadeiras. I.Os Hubs são dispositivos de camada 1, que operam sempre em broadcast físico, pois são incapazes de interpretar os endereços físicos no cabeçalho dos quadros. II.Em um Hub, apenas um computador pode transmitir de cada vez. Esse controle é feito pelos próprios computadores através do protocolo CSMA/CD (Carrier Sense Multiple Access with Collision Detection) III.Hubs, assim como switches, não podem ser cascateados em loop, sem a utilização de um protocolo do tipo spanning tree. IV.Computadores ligados a dois switches diferentes, necessariamente recebem endereços IP pertencentes a sub-redes diferentes, mesmo que esses switches sejam cascateados sem VLANs. V.Os quadros enviados por um computador conectado sozinho a porta de um switch em modo half-duplex podem sofrer colisão com outros quadros. 1.Apenas I e II 2.Apenas I e V 3.Apenas I, II e V 4.Todas menos a IV 5.Todas menos a III 6.Todas 7.Nenhuma

7 INTERNET 1 Clientes / / / /25 DNS /25 Servidor DHCP / / / /25 Clientes Servidor HTTP /25 Servidor DNS /25 23 Agente Relay Cenário 1: Considere o seguinte cenário de uma configuração utilizando DHCP.

8 1. Subnet netmask Subnet netmask Ambas 4. Nenhuma ( ) range ( ) range ( ) range ( ) option routers ( ) option routers ( ) option routers ( ) default-lease-time 1D ( ) option domain-name-servers ( ) option domain-name-servers Exercício 5: Defina as opções e demais parâmetros que devem constar na configuração do servidor DHCP, supondo que ele deve configurar os clientes nas duas subredes.

9 I. Este cenário de rede não irá funcionar, pois os clientes conectados ao roteador 1 não conseguem enviar mensagens de DHCPDISCOVER ao servidor DHCP, pois os roteadores 1 e 2 não irão propagar as mensagens em broadcast. II. Para que os clientes possam receber endereços do servidor DHCP, é necessário incluir o agente relay também no roteador 2, para que ele propague as mensagens DHCPDISCOVER em broadcast. III. O servidor DHCP fornece as seguintes informações aos clientes conectados ao roteador 1: endereço IP da rede /25, gateway default , servidor DNS primário e servidor DNS secundário O endereço do servidor HTTP não é configurado pelo servidor DHCP. IV. As mensagens trocadas entre os clientes e o servidor DHCP são definidas pelo protocolo BOOTP (Bootstrap Protocol), que corresponde a um protocolo de aplicação transportado pelo protocolo UDP. V. Para manter seu endereço, o cliente precisa enviar mensagens do tipo DHCPDISCOVER periodicamente para o servidor DHCP. Exercício 6: Indique as afirmativas verdadeiras em relação ao cenário 1.

10 Cenário 2: Considere a seguinte configuração de rede estruturada em VLANs SWITCH 1 SWITCH 2 C B VLAN 1 VLAN 1,2,3 A VLAN 2 VLAN / /24 VLAN / /24 R VLAN 2 D Internet / /30

11 I. Os computadores A e B pertencem a sub-rede /24. II. O computador B se comunica com o computador D diretamente, pois eles estão no mesmo switch. III. Um pacote enviado de B para C segue o trajeto B Switch2 Roteador Switch1 C. IV.Um pacote enviado de A para D segue o trajeto A Switch1 Roteador Switch2 D. V.Uma mensagem em broadcast enviada por A irá apenas para D. VI.O gateway default do computador D é Exercício 7: Indique as afirmativas verdadeiras em relação ao cenário 2.

12 Cenário 3: Considere a seguinte configuração de rede estruturada em VLAN. SWITCH 1 SWITCH 2 C B VLAN 1 Trunk VLAN 1,2,3 A D VLAN 2 VLAN 3 VLAN / / /24 1 Trunk VLAN 1,2,3 eth0.1= /24 eth0.2= /24 eth0.3= /24 Internet / /30

13 I.Tabela de roteamento dos computador A. II.Tabela de roteamento do roteador R. III. Seqüência de transmissão de um pacote enviado de C para B. IV. Todos os endereços que podem ser alocados para o computador D. Exercício 8: Em relação ao cenário 3, defina.


Carregar ppt "Exercícios de Revisão Redes de Computadores Edgard Jamhour Segundo Bimestre."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google