A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Do RNA às Proteínas. Manual de instruções Peças Montar as peças na ordem correta até obter o modelo...

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Do RNA às Proteínas. Manual de instruções Peças Montar as peças na ordem correta até obter o modelo..."— Transcrição da apresentação:

1 Do RNA às Proteínas

2 Manual de instruções Peças Montar as peças na ordem correta até obter o modelo...

3 Manual de instruções: DNA Construção das peças: proteínas Construir as peças e montá- las até obter o organismo...

4 Água Gorduras Minerais Proteínas Através de suas proteínas, os demais componentes são meramente estruturais... Como funciona um organismo?

5 Cópias do manual de instruções: Replicação do DNA garante que os organismos serão construídos corretamente, geração após geração. Além disso, cada célula do corpo deve ter uma cópia do manual, de modo a saber quais proteínas produzir e quando produzi-las. Separação do tipo de peça que deve ser construído: Transcrição do RNA – Repare que cada peça deve ser construída a seu tempo. Com isso, o RNA leva a mensagem do que deve ser construído agora para o citoplasma. Construção das peças: Tradução das proteínas no citoplasma

6 Como sequências de apenas 4 bases poderiam conter o manual de instruções do organismo? codifiquem Seria necessário codificar, ou seja, fazer com que uma base, ou conjunto de bases, codifiquem um aminoácido... Código Morse.

7 O conjunto ficaria limitado a 4 aminoácidos. A T C G aa 1 aa 2 aa 3 aa 4

8 Código binário (0,1) diferentes combinações de zeros e uns codificam diferentes caracteres

9 (2+8=10) (16+8=24) (128+64=192) ( =186)

10 AC aa1 CA aa2 AG aa3 GA aa4 AT aa5 TA aa6 CG aa7 GC aa8 CT aa9 TC aa10 GT aa11 TG aa12 O conjunto ficaria restrito a 12 aminácidos de um total de 20.

11 Código Genético

12 Cada códon tem 3 bases (triplete) Degenerado: 18 dos 20 aminoácidos são codificados por mais de um triplete Ordenado: cada códon só pode ser lido de um lado e em uma direção Quase universal: quase todos os organismos possuem o mesmo código

13 61 dos 42 códons codificam os 20 aa. 3 são códons stop Códon de iniciação= Metionina

14 Câncer hereditário: O vilão escondido no código genético (Boa Saúde – UOL) Regime segundo cada código genético (veja on line) Cientistas mapeiam o código genético da malária Desvendando com hesitação o meu código genético (JC )

15 A U G G C A G U C U U C C A G Trp Met Gly Ala Val Phe Gln Os códons são lidos sequencialmente Cada códon é lido somente uma vez Cada base é lida somente uma vez 5´ 3´

16 Converter o que está escrito em uma língua em outra, de modo que outras pessoas, que falam línguas diferentes, possam compreender. DNARNAProteína transcrição Tradução A informação passa da língua dos ácidos nucléicos para a língua das proteínas...

17 Ribossomos: rRNA + proteínas mRNA tRNA Aminoácidos

18 Abra o arquivo translation.mov e veja um esquema simplificado da tradução das proteínas

19 Os ribossomos, que nada mais são que moléculas formadas por proteínas e RNA ribossômico devem ser montados na célula. Eles devem estar à disposição para entrar em ação a qualquer momento… Os aminoácidos devem ser produzidos pelas células do organismo ou mesmo ingeridos na alimentação (aqueles que um organismo não produz são chamados de aminoácidos essenciais).

20 mRNA deve ser transcrito no núcleo e repassado ao citoplasma. Ele também deve ser editado para que possa ser traduzido corretamente. Se você não se lembra como isso acontece, assista aos seguintes filmes, e veja como ele é produzido, modificado e editado: Transcription.mov Mrnaprocessing.mov Mrnasplicing.mov

21 RNAs transportadores Devem ser combinados aos ribossomos corretos, para que a tradução ocorra corretamente. Enzimas que unem os tRNAs a seus respectivos aminoácidos utilizam as formas dos diferentes tRNAs e dos aminoácidos para fazer a montagem. Estas diferenças de forma são fundamentais para que o processo de tradução ocorra corretamente.

22 Repare que o sítio de ligação dos aminoácidos e dos tRNAs dependem da estrutura tridimensional destas moléculas. tRNA Aminoacil tRNA sintetase

23 A subunidade menor do ribossomo encontra o cap 5 do mRNA. Esta subunidade caminha pelo mRNA até encontrar o códon de iniciação, que é o AUG, logo preenchido pelo tRNA-Met.

24 O complexo subunidade menor, tRNA, rRNA encontra a subunidade maior do ribossomo

25 Depois disso, os sucessivos tRNAs são adicionados ao sítio A do ribossomo O tRNA a ser adicionado no próximo códon é necessariamente o que contém o anti-códon apropriado.

26 Se nenhum tRNA for adicionado, o sítio A fica vazio e é então preenchido pelo fator de terminação, e todo o complexo se desfaz.

27 As estruturas das proteínas predizem suas funções Enzimas devem ter estruturas específicas nos sítios ativos para o reconhecimento dos reagentes

28

29 Proteínas de membrana devem ter estruturas que permitam a passagem de substâncias ou a transdução de sinal. Devem ter componentes hidrofóbicos em contato com a camada bilipídica, e hidrofílicos em contato com a matriz extracelular e com o citoplasma.

30

31 Histonas devem ter uma estrutura que permita o correto enovelamento do DNA. Caso contrário, não é possível o enovelamento, e a reprodução celular fica comprometida.

32

33 Assim como a estrutura está relacionada à função das moléculas, ela também está relacionada ao tempo de duração das mesmas Exemplos claros disso são as diferenças entre o DNA e o RNA, que você já deve ter decorado várias vezes..

34 DNA Fita dupla Pentose = desoxirribose Timina RNA Fita simples Pentose = ribose Uracila Esta estrutura protege as bases, que ficam na parte interna, hidrofóbica da molécula. A fita simples deixa as bases mais expostas a reações Repare que a timina tem um metil que a Uracila não tem,o que lhe confere mais estabilidade

35 Toda a estrutura do DNA (desoxirribose, timina, o fato de estar em dupla fita), além do fato de estar armazenado no núcleo, indicam que o DNA é uma molécula a ser preservada. É nela que o manual de instruções de como construir um organismo é gravado. Lembre-se que cada célula precisa ter uma cópia funcional do manual, já que cada uma delas monta peças especificas, fundamentais para a formação do organismo

36 Por outro lado o RNA parece bem mais frágil Se pensarmos em função, ele deve ser produzido no momento em que uma determinada proteína se faz necessária. Além disso, ele não deve ficar eternamente na célula, de modo que se for rapidamente degradado, permite que um mecanismo de liga-desliga seja eficiente.


Carregar ppt "Do RNA às Proteínas. Manual de instruções Peças Montar as peças na ordem correta até obter o modelo..."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google