A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sun4all- Abril 2008 EB 2,3 Carteado Mena Darque Viana do Castelo Clube Astronomia na escola Navegar nas Ciências – Ciência Viva.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sun4all- Abril 2008 EB 2,3 Carteado Mena Darque Viana do Castelo Clube Astronomia na escola Navegar nas Ciências – Ciência Viva."— Transcrição da apresentação:

1 Sun4all- Abril 2008 EB 2,3 Carteado Mena Darque Viana do Castelo Clube Astronomia na escola Navegar nas Ciências – Ciência Viva

2 Apresentação do projecto Um monitor da Universidade de Coimbra veio falar-nos do projecto intitulado Sol para todos. Esse projecto consiste na realização de várias actividades que nos ajudam a aprofundar melhor os nossos conhecimentos sobre o Sol.

3 O Sol é fundamental para nós. É ele que nos ilumina e nos aquece há pelo menos cinco biliões de anos, permitindo a existência de vida na Terra. Os cientistas estudam a composição do Sol a partir da luz dele, decompondo-a no seu espectro, com a ajuda de um prisma, ou com a utilização do espectroscópio, aparelho especializado nessa tarefa. A sessão na escola: a importância do Sol

4 A sessão na escola: actividade solar Um dos fenómenos relacionados com a actividade solar são as manchas solares que são regiões da fotosfera (superfície do Sol) mais frias do que as regiões adjacentes. As manchas solares observadas variam de dia para dia, indicando a intensidade da actividade solar. O estudo das manchas é pois um elemento muito importante para o estudo dos fenómenos que ocorrem à superfície do Sol. A sessão na escola: actividade solar

5 Outros fenómenos são as protuberâncias e os flaires. As protuberâncias são enormes arcos de gás que se extendem por centenas de milhares de quilómetros na coroa solar. Um flare é uma explosão, uma enorme libertação de energia que ocorre na superfície do Sol. Protuberâncias Flare A sessão na escola: actividade solar

6 O Sol atravessa ciclos de actividade de aproximadamente 11 anos, sofrendo períodos de grandes tempestades e outros de acalmia. A actividade solar violenta ocorre geralmente perto das manchas solares, as regiões escuras e de grande concentração de campos magnéticos A sessão na escola: o ciclo solar

7 Actividades propostas pelo monitor Actividade 1 Contagem de manchas solares em diferentes dias. Esta actividade consiste em verificar a existência e fazer a contagem das manchas à superfície do Sol.

8 O número de manchas solares sofre grandes variações. Em alguns espectroheliogramas identificamos muitas manchas solares, correspondendo aos períodos de grande actividade do Sol. Noutros detectamos poucas ou não existiam manchas solares. Dia nº de grupos (g) nº de manchas (s) Indice de Wolf A partir das manchas solares calculamos o índice de Wolf.

9 Actividade 6 - Determinação das dimensões de uma protuberância.

10 A actividade consiste em fazer as medições de extensão e altura de uma protuberância num espectroheliograma. Em seguida determina-se a extensão e altura da protuberância em km, sabendo que o raio do Sol é igual a km.

11 Actividade 4 – Filme da rotação solar. Esta montagem consiste em fazer um filme em PowerPoint utilizando várias imagens do Sol, em dias consecutivos, pondo em evidência a rotação solar.

12

13

14 Balanço das actividades Aprendemos a olhar o Sol de forma muito diferente. Compreendemos que é um astro dinâmico e que o seu estudo nos pode revelar dados que são muito importantes para compreendermos fenómenos que ocorrem à superfície do nosso planeta.


Carregar ppt "Sun4all- Abril 2008 EB 2,3 Carteado Mena Darque Viana do Castelo Clube Astronomia na escola Navegar nas Ciências – Ciência Viva."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google