A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Comemoração: 24 de Janeiro

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Comemoração: 24 de Janeiro"— Transcrição da apresentação:

1 Comemoração: 24 de Janeiro
São Francisco de Sales Doutor da Igreja Comemoração: 24 de Janeiro

2 São Francisco de Sales nasceu em 21 de agosto de 1567, em Thorens, na Sabóia. Era de família aristocrática e tinha seis irmãos. Estudou retórica, filosofia e teologia em Paris, com padres jesuítas, entre 1583 e Durante este período sofreu profunda tentação e encontrou refúgio em Nossa Senhora, a quem se consagrou, fazendo votos de castidade. Em 1588 foi estudar direito em Pádua, onde se doutorou em 1592.

3 A família esperava que em seu regresso ele se tornasse político e se casasse com uma nobre herdeira da região, mas o jovem revelou seu interesse pela vida eclesiástica. Apesar das contrariedades familiares, São Francisco de Sales recebe o sacerdócio através de Claude de Granier, bispo de Genebra, em 18 de dezembro de 1593.

4 Por causa da Reforma, o episcopado de Genebra tinha sido transferido para Annecy. Lá, São Francisco de Sales se dedicou a pregar e ouvir confissões. Em 1594 ofereceu-se para evangelizar Le Chablais. Arriscando a própria vida, viajou por toda a região fazendo pregações e acabou por converter diversos calvinistas. Foi enviado a Roma, contrariado, por Claude de Granier, que o escolhera seu coadjutor O Papa Clemente VIII confirmou a escolha.

5 Em 1602, com a morte de Claude de Granier, Francisco de Sales foi consagrado bispo de Genebra. Ele instituiu instruções para a catequese de fiéis, visitou as paróquias da diocese, criou regras para o clero e reformou as comunidades religiosas.

6 Amava profundamente os pobres, e levava uma vida simples e modesta para poder ajudar os mais necessitados. Confessava, aconselhava os fiéis e pregava sem cessar. Ainda encontrou tempo para publicar diversos livros:Controvérsias, panfletos para a conversão dos habitantes de Le Chablis. Na primeira parte defende a autoridade da Igreja, e nas outras partes apresenta as regras da fé que não eram seguidas pelos hereges.

7 Filotéia: Introdução à Vida Devota, um trabalho para guiar as almas do mundo ao caminho da devoção. Na primeira parte, ensina a alma a se libertar do gosto e da tendência do pecado; na segunda, ensina a união com Deus através de orações e dos sacramentos; na terceira, exercita a união com Deus com a prática da virtude; na quarta, fortalece a alma contra a tentação; e, na última, ensina a perseverar.

8 Cartas, um conjunto de mais de 2.000 cartas.
- Tratado do Amor de Deus - Teotimo, composto por 12 livros.- Sermões, de antes e depois de sua consagração como bispo. Cartas, um conjunto de mais de cartas. Junto com Santa Francisca de Chantal, fundou em 1607 a Congregação das Visitandinas da Virgem, para mulheres jovens e viúvas que queriam a vida religiosa mas não tinham força ou vocação para a extrema austeridade das ordens. Entrou em contato com todos os eclesiásticos de sua época, especialmente São Vicente de Paula.

9 Em 1622 acompanhou a corte de Sabóia em uma viagem à França
Em 1622 acompanhou a corte de Sabóia em uma viagem à França. Aqui, em 27 de dezembro, foi encontrado apoplético. Recebeu a extrema-unção e fez sua profissão-de-fé, repetindo constantemente "Seja feita a vontade de Deus. Jesus, meu Deus e meu tudo." Faleceu no dia seguinte, com apenas 56 anos de idade. Seu corpo foi transladado de volta para o Convento das Visitandinas de Annecy, mas seu coração foi mantido em Lyon.

10 As freiras visitandinas, por causa da Revolução Francesa, levaram-lhe o coração para Veneza, onde é venerado até hoje. São Francisco de Sales foi beatificado em 1661 e canonizado em 1665 pelo Papa Alexandre VII, e Pio IX, atendendo ao pedido de muitos bispos, proclamou São Francisco de Sales Doutor da Igreja, em Em 1923, Pio XI o declara padroeiro da boa imprensa e dos jornalistas católicos.

11 Além da Congregação das Visitandinas, ele inspirou, mesmo após a morte, vários clérigos e várias congregações, as quais se formaram sob seu patronato: entre outras, os Missionários de São Francisco de Sales, de Annecy; a Ordem dos Salesianos, fundada em Turim, Itália, por Dom Bosco e devotado ao ensino cristão de crianças pobres; e a Oblatas de São Francisco de Sales, fundada em Troyes, França, pelo Padre Brisson. 

12 música - Quão Grande És Tu Violino Imagens - Trabalhadas por Graziela
Texto - Internet música - Quão Grande És Tu Violino Imagens - Trabalhadas por Graziela Formatação - Altair Castro 31/06/2010


Carregar ppt "Comemoração: 24 de Janeiro"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google