A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Módulo: Prevenção e Combate a Incêndios - Aula 06 FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Módulo: Prevenção e Combate a Incêndios - Aula 06 FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho."— Transcrição da apresentação:

1

2 Módulo: Prevenção e Combate a Incêndios - Aula 06 FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho

3 Identificar os equipamentos de combate ao fogo em GLP; Articular todas as técnicas de prevenção e combate a incêndios com vistas a avaliação de riscos e composição de plano de evacuação. Para construirmos essa competência, acessaremos as seguintes bases tecnológicas: Prevenção de Incêndios – GLP. Prática Interativa - Extintores; Prática Interativa – Mangueiras; Extintores Veiculares. COMPETÊNCIA QUE TRABALHAREMOS NESTE MÓDULO

4 Prevenção de Incêndios - GLP Sistema de Prevenção de Incêndio

5 Prevenção de Incêndios - GLP Gás Liquefeito de Petróleo (GLP)

6 Prevenção de Incêndios - GLP CARACTERÍSTICAS: De fácil combustão, inodoro, não corrosivo, atóxico, não poluente; mas se inalado produz efeitos anestésicos. Gás Liquefeito de Petróleo (GLP)

7 Prevenção de Incêndios - GLP Gás Liquefeito de Petróleo (GLP)

8 Prevenção de Incêndios - GLP Gás Liquefeito de Petróleo (GLP)

9 Prevenção de Incêndios - GLP Gás Liquefeito de Petróleo (GLP)

10 Prevenção de Incêndios - GLP Gás Liquefeito de Petróleo (GLP)

11 Prevenção de Incêndios - GLP Gás Liquefeito de Petróleo (GLP)

12 Prevenção de Incêndios - GLP Gás Liquefeito de Petróleo (GLP)

13 Prevenção de Incêndios - GLP Gás Liquefeito de Petróleo (GLP)

14 Prevenção de Incêndios - GLP ADQUIRA SEMPRE BOTIJÕES: - Sem danos físicos ou corrosões; - Com lacre e Etiqueta de Instruções de utilização; - Compatibilidade entre a etiqueta e o botijão; SAIBA QUE: - NENHUMA EMPRESA EXECUTA O ENCHIMENTO DE OUTRA. Gás Liquefeito de Petróleo (GLP)

15 Prevenção de Incêndios - GLP DICAS DE SEGURANÇA: - Armazene preferencialmente o Botijão P-13 fora de casa, em local coberto e arejado; - Respeite a distância segura das instalações elétricas (1,5m); - Nunca deixe o Botijão próximo a ralos ou grelhas de escoamento de águas ou a nível abaixo de ar condicionado. Gás Liquefeito de Petróleo (GLP)

16 Prevenção de Incêndios - GLP Gás Liquefeito de Petróleo (GLP)

17 Prevenção de Incêndios - GLP Gás Liquefeito de Petróleo (GLP)

18 Prevenção de Incêndios - GLP CONDIÇÕES GERAIS DE SEGURANÇA n Tubulação n Acesso à central n Instalação elétrica n Base dos recipientes nInstalação ao longo do limite de propriedade nEstado geral de conservação

19 Prevenção de Incêndios - GLP 2.Verificar as condições de segurança a. localização e construção da central

20 Prevenção de Incêndios - GLP 2. Verificar as condições de segurança b. verificar as distâncias de segurança

21 Prevenção de Incêndios - GLP 2. Verificar condições gerais de segurança c. estado de conservação dos recipientes, tubulações, registros e manômetros.

22 Prevenção de Incêndios - GLP 2. Verificar condições gerais de segurança d. placas: perigo-inflamável e proibido fumar.

23 Prevenção de Incêndios - GLP 2.Verificar as condições gerais de segurança e. proteção contra incêndio

24 Prevenção de Incêndios - GLP PROTEÇÃO POR APARELHOS EXTINTORES

25 Prevenção de Incêndios - GLP 3. Verificar condições específicas de segurança a. cobertura da central em material incombustível b. ventilação da central c. afastamento mínimo até a edificação.

26 Prevenção de Incêndios - GLP AFASTAMENTOS EM RELAÇÃO A PROJEÇÃO DA EDIFICAÇÃO

27 Prevenção de Incêndios – Central de GLP O abastecimento de GLP deve ser cortado conforme a necessidade

28 Prática Interativa - Extintores Os extintores deveram ficar localizados em locais estratégicos e livres de obstrução.

29 Prática Interativa - Extintores Escolha o tipo de extintor adequado para o tipo de incêndio; Remova a trava do gatilho; Aperte o gatilho e aproxime-se do incêndio (de acordo com o alcance do jato); Se possível, aproxime-se do incêndio em direção a favor do vento.

30 Prática Interativa - Extintores Dirija o jato do extintor: à base do fogo: água sobre as chamas: pó químico Elimine qualquer vestígio de fogo.

31 Prática Interativa - Mangueiras São necessárias, no mínimo, duas pessoas para manusear a mangueira de um hidrante. A mangueira deve ser acondicionada na caixa de hidrante em função do espaço disponível para manuseá-la, a fim de facilitar sua montagem para o combate ao fogo.

32 Prática Interativa - Mangueiras *Verificar se a pressão na linha é compatível com a pressão de trabalho de mangueira. *Seguir as instruções contidas na Norma NBR INSPEÇÃO, MANUTENÇÃO E CUIDADOS EM MANGUEIRAS DE INCÊNDIO. *A mangueira de incêndio deve ser utilizada por pessoal treinado. *Não arrastar a mangueira sem pressão. Isso causa furos no vinco.

33 Prática Interativa - Mangueiras *Não armazenar sob a ação direta dos raios solares e/ou vapores de produtos químicos agressivos. *Não utilizar a mangueira para nenhum outro fim (lavagem de garagens, pátios etc.) que não seja o combate a incêndio.

34 Prática Interativa - Mangueiras *Para a sua maior segurança, não utilize as mangueiras das caixas/abrigos em treinamentos de brigadas, evitando danos e desgastes. As mangueiras utilizadas em treinamento de brigadas devem ser mantidas somente para este fim. *Evitar a queda das uniões. *Nunca guardar a mangueira molhada após a lavagem, uso ou ensaio hidrostático.

35 Prática Interativa – Transporte Primeiro método: A junta de união da mangueira deve estar sempre voltada para quem vai transportá-la. O bombeiro, com um dos joelhos apoiado sobre o solo, inclina o corpo para frente e segura lateralmente o rolo de mangueira com ambas das mãos.

36 Prática Interativa - Transporte Segundo método: Nesse caso a mangueira é transportada e apoiada sobre a palma da mão, com o braço estendido próximo ao corpo, mantendo a junta de união voltada para frente e para baixo. O levantamento inicial da mangueira já aduchada, é análogo ao procedimento do primeiro método.

37 Prática Interativa - Transporte

38 Prática Interativa Redução: É uma peça metálica de engate rápido, utilizada para reduzir o diâmetro dos hidrantes ou mangueiras de 63mm para 38mm.

39 Prática Interativa Derivante : Aparelho metálico com registros, introdução de 63mm e expedições de 38mm, todas de engate rápido. É utilizado no termino da linha adutora, possibilitando a armação de suas linhas de ataque, quando existe uma certa distância entre o Hidrante mais próximo e o local do incêndio.

40 Prática Interativa Linha de Ataque: Linha Direta:

41 Prática Interativa 1 metro N.º 1 – Chefe da linha de ataque – Guia da Linha N.º 2, 3 e 4 Auxiliar da linha de ataque Responsáveis pela segurança da linha N.º 5 – Auxiliar operador do hidrante

42 Extintores Veiculares 1. Posicione-se a favor do vento e aproxime-se do foco do incêndio cuidadosa e progressivamente. 2. Através de uma pequena abertura do capô do motor e com o extintor na posição vertical Acione a válvula completamente para provocar o abafamento do fogo.

43 Extintores Veiculares 4. Movimente o jato para a esquerda e para a direita em forma de leque. 5. No caso de combustível líquido, evite atacar o fogo com pressão muito forte sobre a superfície. Assim você evita o alargamento da área de combustão. 6. No final, assegure-se de que não houve reignição.

44 Extintores Veiculares Mensalmente ou sempre que possível, ele deve dar uma olhadinha no extintor, verificando: Se o ponteiro de indicador de pressão não esta na FAIXA VERMELHA Se a aparência geral do extintor não apresenta sinais de ferrugem, riscos amassados etc Se as instruções de operação estão visíveis

45 Extintores Veiculares Se o lacre de inviolabilidade permanece intacto. Se as datas-limite de garantia, validade da carga e teste hidrostático estão dentro do prazo. Se o bico da válvula permanece desobstruído.

46 Extintores Veiculares Selos e Certificação do organismo credenciado pelo INMETRO Extintores novos Extintores de manutenção Selo adesivo Serigrafia Intituto Nacional de Metrologia, Normatização e Qualidade Industrial

47 Se seus sonhos estiverem nas nuvens, não se preocupe, pois eles estão no lugar certo; Agora, construa os alicerces. Para meditar: Provérbios 16:32-33

48 1ª) Faça uma pesquisa nas diversas fontes disponíveis, e relate como fazer manutenção, qual a melhor maneira de conservar e armazenar, os extintores, (mínimo de 10 linhas). Obs: Informe sobre todos os cuidados técnicos de conservação que devem ser adotados, antes e depois da utilização de cada item citado.ATIVIDADE

49 2ª) Relate sobre o funcionamento: a) De 02 (dois) itens necessários num Sistemas de Prevenção e Combate Contra Incêndios; b) 02 (dois) Meios que Retardam a Propagação do Fogo; e 02 (duas) vias de Evacuação em casos de Sinistros. Cite exemplos e envie fotos para cada caso citado.. As respostas da atividade deverão ser com um mínimo de 5 linhas para cada item citado, fonte arial, tam 12. (texto copiado da web será invalidado, assim como atividades iguais). ATIVIDADE


Carregar ppt "Módulo: Prevenção e Combate a Incêndios - Aula 06 FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google