A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FTIN Formação Técnica em Informática Sistema Operacional Proprietário Windows Prof. Walter Travassos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FTIN Formação Técnica em Informática Sistema Operacional Proprietário Windows Prof. Walter Travassos."— Transcrição da apresentação:

1 FTIN Formação Técnica em Informática Sistema Operacional Proprietário Windows Prof. Walter Travassos

2 SISTEMA OPERACIONAL PROPRIETÁRIO WINDOWS Aula 01

3 Competências do Módulo Instalação e configuração do sistema operacional. Instalação e configuração do sistema operacional. Implantação de serviços de rede. Implantação de serviços de rede. Técnicas e ferramentas de administração de rede e de conectividade. Técnicas e ferramentas de administração de rede e de conectividade.

4 Competências da Aula 01 Histórico do Sistema Operacional Windows. Introdução ao Windows 7, 8 e 2008 R2 Server.

5 Requisitos Virtual Box - Software de virtualização para criar ambientes de instalação de Sistemas distintos. Permite a utilização de um SO dentro de outro. https://www.virtualbox.org/

6 Requisitos Baixar os arquivos de instalação dos SO (.iso) Windows 7 (32 e 64 bits) – Trial R2 release candidate

7 Versões Atuais Windows é um sistema operacional produzido pela Microsoft para PC´s, notebooks, servidores, entre outros. Até pouco tempo o Windows 7 era a versão recente mais estável do Microsoft Windows. Em 26 de outubro de 2012 foi lançado o Windows 8.

8 Origem e História

9

10

11 Windows 95 Lançamento do Windows 95 – ygfqcQI ygfqcQI

12 Windows 7 Lançam Lançamento do Windows 7 Tecla windows

13 Windows 8 Lançam Lançamento do Windows 8

14 Windows 7 Windows 7 foi lançado para empresas no dia 22 de julho de 2009 e começou a ser vendido livremente para usuários comuns às 00:00 hora do dia 22 de outubro de 2009, menos de 3 anos depois do lançamento de seu predecessor, Windows Vista.

15 Versões do Windows 7 Windows 7 (o Vista também) está disponível em seis diferentes edições, porém apenas o Home Premium, Professional e Ultimate serão vendidos na maioria dos países. As outras três edições Starter, Home Basic e o Enterprise serão oferecidas para países com mercado em desenvolvimento. Cada versão possui limitações, apenas o Ultimate não tem limitações de uso.

16 Versões do Windows 7 É possível alterar a versão do Windows 7 sem precisar reinstalar todo o sistema operacional usando o Windows Anytime Upgrade. Tutorial

17 Versões do Windows 7 Com exceção do Starter, que só está disponível na arquitetura x86 (32 bits), todas as outras edições são em arquitetura x86 (32 bits) e x64 (64 bits). Responda no Fórum: Como saber se o processador de sua máquina é de 32 ou 64 bits?

18 Gerenciamento da Memória RAM Data de lançamento dos sistemas de 32 bits (1986)

19 Requisitos Mínimos - Windows 7 Home Premium – Professional - Ultimate

20 Requisitos Mínimos – Windows 8 Responda no Fórum E para o Windows 8? Quais os requisitos mínimos de instalação de suas versões?

21 Pirataria A pirataria de software refere-se a práticas que envolvem cópias de software não autorizadas.

22 Pirataria Quando um consumidor decide usar uma cópia não autorizada de um software, ele perde seu direito ao suporte, à documentação, às garantias e às atualizações periódicas fornecidas pelo fabricante do software. Além disso, software pirata pode conter vírus com potencial para danificar o disco rígido do cliente e o seu conteúdo.

23 Windows 2008 Windows Server 2008 é um sistema operacional para servidores da Microsoft. Essa nova versão sucedeu o Windows Server Lançado em 27 de fevereiro de 2008 o Windows Server 2008 foi conhecido pelo code name Server Longhorn até 16 de maio de 2007 quando Bill Gates, presidente da Microsoft, anunciou seu nome oficial.

24 Windows 2008 Foi lançado pouco depois do Windows 7. Sua facilidade de gerenciamento e desempenho foram determinantes para sua adoção em larga escala. Possui alto nível de segurança.

25 Improvements... Além das novas funcionalidades, o Windows Server 2008 fornece grandes melhorias ao sistema operacional base, quando comparado ao seu antecessor. Dentre elas destacam-se: Subsistema de rede Recursos avançados de segurança Acesso remoto de aplicações Gerenciamento centralizado de função de servidor....

26 Improvements... As ferramentas de monitoramento de confiabilidade e desempenho; Clustering failover; Implantação e o sistema de arquivos......estas melhorias e muitas outras ajudam as organizações a maximizar a flexibilidade, a disponibilidade e o controle de seus servidores.

27 Benefícios do Windows Server 2008 O Windows Server 2008 proporciona benefícios em quatro áreas principais: 1.WEB 2.Virtualização 3.Segurança 4.Base Sólida para as Cargas de Trabalho Corporativas

28 Linha do Tempo

29 Windows 2008 R2

30 A Microsoft melhorou o que já estava bom! Ao invés de lançar um Service Pack para o Windows 2008 Server, foi lançada uma nova versão.

31 Versões Cada versão do Windows Server 2008 R2 fornece funcionalidades-chave para suporte a empresas e desafios de TI de qualquer tamanho.

32 Versões

33 Foundation É uma base de tecnologia para iniciantes eficaz em termos de custo, voltada a proprietários de pequenas empresas e generalistas de TI que dão suporte a empresas. O Foundation é uma tecnologia de preço acessível, fácil de implantar, comprovada e confiável, que fornece às organizações a base necessária para executar as aplicações mais comuns e compartilhar informações e recursos.

34 Standard É o sistema operacional Windows Server mais robusto até hoje. Com recursos Web e de virtualização integrada e aprimorada, ele foi criado para aumentar a confiabilidade e a flexibilidade da infraestrutura do seu servidor, enquanto poupa tempo e reduz os custos. Poderosas ferramentas dão a você mais controle sobre seus servidores e dinamizam as tarefas de configuração e gerenciamento.

35 Enterprise É uma plataforma de servidor avançada que oferece suporte mais eficaz em relação ao custo e também é confiável para cargas de trabalho críticas. Essa versão oferece recursos inovadores para virtualização, economia de energia e gerenciamento, como também facilita o acesso dos funcionários móveis aos recursos da empresa.

36 Datacenter É uma plataforma de classe corporativa para implantar aplicações críticas e virtualização de larga escala em servidores pequenos e grandes. Reduz custos de infraestrutura, consolidando as aplicações com os direitos de licenciamento para a virtualização ilimitados. Aumento de 2 para 64 processadores. Essa versão fornece uma base para criação de soluções corporativas de virtualização e de escalabilidade horizontal.

37 Web Server É uma plataforma potente de aplicações e serviços Web. Inclui o IIS 7.5., foi projetado exclusivamente como um servidor voltado para a Internet oferecendo ferramentas aperfeiçoadas de administração e diagnóstico. Possui Servidor Web e de DNS integrados, como também confiabilidade e escalabilidade aprimoradas. Essa plataforma permite gerenciar ambientes mais exigentes.

38 HPC O HPC (high-performance computing), fornece ferramentas de classe corporativa para um ambiente de HPC altamente produtivo. Ele pode escalonar-se eficientemente para milhares de núcleos de processamento e inclui consoles de gerenciamento que ajudam a monitorar e manter pró ativamente a integridade e estabilidade do sistema. A interoperabilidade e flexibilidade de agendamento de tarefas permite a integração entre plataformas de HPC baseadas no Windows e em Linux. Requer hardware de servidor que suporte a arquitetura.

39 for Itanium-Based Systems for Itanium-Based Systems É uma plataforma de classe corporativa para implantar aplicações críticas. Ajuda a melhorar a disponibilidade com o Clustering Failover e recursos de particionamento dinâmico de hardware. Virtualize implantações com direitos para executar um número ilimitado de instâncias virtuais do Windows Server*. Requer uma tecnologia de virtualização de terceiros. O Hyper-V não está disponível para sistemas baseados em Itanium.

40 1ª Parte Cite 3 diferenças entre o Windows 7 e o Windows 8. ATIVIDADEATIVIDADE

41 2ª Parte Informe qual versão do Windows 2008 R2 Server deve ser utilizada em cada situação: a)Servidor simples totalmente integrado. b)Workstation para uso doméstico e computadores de pouco recurso. c)Servidor de virtualização com pouca escalabilidade. ATIVIDADEATIVIDADE

42 3ª Parte Faça um resumo histórico das versões do Windows Server e cite, no mínimo, uma melhoria em cada versão. ATIVIDADEATIVIDADE

43 É obrigatório colocar a fonte de pesquisa. Atividades iguais a de outros colegas serão invalidadas. Prazo de entrega: até 22/12/2012 até às 23:55h ATIVIDADEATIVIDADE

44 DÚVIDAS Fórum Fórum Chat (terça) – 18/12/ h às 20:30h. Chat (terça) – 18/12/ h às 20:30h.

45 Leitura Complementar Visão geral do Windows Server dores/windowsserver2008/evaluation/ overview.mspx dores/windowsserver2008/evaluation/ overview.mspx


Carregar ppt "FTIN Formação Técnica em Informática Sistema Operacional Proprietário Windows Prof. Walter Travassos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google