A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Escola Prática de Formação e Tecnologia Rua Quinta da Armada Nº108 4710-340 Braga Tef. 253 248 742.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Escola Prática de Formação e Tecnologia Rua Quinta da Armada Nº108 4710-340 Braga Tef. 253 248 742."— Transcrição da apresentação:

1 Escola Prática de Formação e Tecnologia Rua Quinta da Armada Nº Braga Tef

2 CURSO Instalação e Instalação e Manutenção de Manutenção de Sistemas Operativos Sistemas Operativos

3 Cuidados a ter na do PC Cuidados a ter na montagem do PC Utilize uma pulseira anti-estática para não danificar o computador, devido ao diferencial eléctrico entre o nosso corpo e o computador. Utilize uma pulseira anti-estática para não danificar o computador, devido ao diferencial eléctrico entre o nosso corpo e o computador.

4 Cuidados a ter na montagem do PC Escolha bem os componentes e o seu grau de compatibilidade. Escolha bem os componentes e o seu grau de compatibilidade.

5 Cuidados a ter na montagem do PC Tenha em atenção as instruções fornecidas com o manual da placa mãe, (Motherboard). Tenha em atenção as instruções fornecidas com o manual da placa mãe, (Motherboard).

6 Cuidados a ter na montagem do PC Na instalação das Memórias Ram, as patilhas brancas devem estar abertas. Depois de encaixadas, estas fecham-se automaticamente. Na instalação das Memórias Ram, as patilhas brancas devem estar abertas. Depois de encaixadas, estas fecham-se automaticamente. Para retirar a memória, basta abrir com cuidado, as patilhas para esta se soltar. Para retirar a memória, basta abrir com cuidado, as patilhas para esta se soltar.

7 Cuidados a ter na montagem do PC Os parafusos que servem de suporte nas Motherboards menos recentes, têm que levar uma pequena anilha de material isolante para não haver possíveis contactos entre a placa mãe e a caixa. Os parafusos que servem de suporte nas Motherboards menos recentes, têm que levar uma pequena anilha de material isolante para não haver possíveis contactos entre a placa mãe e a caixa.

8 Componentes de um PC Apresentação de todos Apresentação de todos os componentes que os componentes que constituem um PC constituem um PC

9 Vários Tipos de Caixas

10

11

12 Fonte de Alimentação

13 A fonte de alimentação recebe corrente alternada da rede eléctrica - 220V e transforma em corrente contínua de 5 e 12 volts, para a alimentação dos circuitos internos do computador. A fonte de alimentação recebe corrente alternada da rede eléctrica - 220V e transforma em corrente contínua de 5 e 12 volts, para a alimentação dos circuitos internos do computador.

14 Motherboard (Placa-Mãe)

15 É a placa mais importante do computador é nela que se vai ligar todos os componentes. Nela está inserida o processador, a memória RAM, e diversos interfaces. É a placa mais importante do computador é nela que se vai ligar todos os componentes. Nela está inserida o processador, a memória RAM, e diversos interfaces.

16 Microprocessador

17 Microprocessador O microprocessador ou simplesmente CPU O microprocessador ou simplesmente CPU (Central Processing Unit) ou UCP (Unidade Central de Processamento) – são circuitos integrados passíveis de ser programados para executar uma tarefa predefinida, basicamente manipulação e processamento de dados.

18 Memória Ram

19 È a memória principal do computador, permite tratar toda a informação introduzida pelo utilizador. Por isso lhe chamamos uma memória aleatória de escrita e de leitura, não podendo nela ser gravados quaisquer dados. È a memória principal do computador, permite tratar toda a informação introduzida pelo utilizador. Por isso lhe chamamos uma memória aleatória de escrita e de leitura, não podendo nela ser gravados quaisquer dados.

20 Disco Rígido

21 É um dispositivo de entrada e saída que lê e escreve informação em suportes magnéticos com a forma de pequenos discos feitos de um material rígido (disco – rígido ). Os discos rígidos têm, actualmente, capacidade de armazenamento na ordem dos muitos Giga bytes. É um dispositivo de entrada e saída que lê e escreve informação em suportes magnéticos com a forma de pequenos discos feitos de um material rígido (disco – rígido ). Os discos rígidos têm, actualmente, capacidade de armazenamento na ordem dos muitos Giga bytes.

22 Fitas de Barramento (IDE)

23 É uma via de comunicação que transporta a informação, entre vários componentes do computador. É uma via de comunicação que transporta a informação, entre vários componentes do computador.

24 Drive Disquete

25 É um dispositivo de entrada e saída, escreve e lê informação em suportes magnéticos com a forma de pequenos discos flexíveis. As disquetes que conheceram uma maior divulgação têm um formato de 3,5 polegadas, com uma capacidade de 1,44 MBytes. É um dispositivo de entrada e saída, escreve e lê informação em suportes magnéticos com a forma de pequenos discos flexíveis. As disquetes que conheceram uma maior divulgação têm um formato de 3,5 polegadas, com uma capacidade de 1,44 MBytes.

26 Drive de CD Rom

27 Dispositivo que lê e também escreve informação em suportes ópticos. A gravação e leitura da informação baseia-se na tecnologia laser. Num futuro próximo será o substituto da drive Disquetes.

28 Drive de DVD

29 A principal diferença dos DVD`s relativamente aos CD`s reside na elevada capacidade de armazenamento de informação dos DVD`s, sendo estes mais utilizados para gravar filmes.

30 Placa Gráfica - (Placa de Vídeo)

31 Placa Gráfica. Dela depende a qualidade das imagens visualizadas no monitor, a sua principal função é transformar os dados que lhe são enviados pelo processador em imagem.

32 Placa de Som

33 A Placa de Som é necessária para ligarmos todos os periféricos que emitem som, como as colunas, drives CD`s, drives DVD`s, consolas de jogos, etc.

34 Placa de Rede

35 A Placa de Rede é necessária para ligarmos vários PC`s numa rede interna, como num escritório, numa escola, empresas, etc.

36 Modem

37 Modem Este Dispositivo utiliza-se para ligar um PC a uma rede externa, é utilizado basicamente para ligações á Internet.

38 Monitor

39 Monitor O monitor é por excelência o dispositivo de comunicação do computador para com o utilizador. O monitor é por excelência o dispositivo de comunicação do computador para com o utilizador.

40 Rato

41 Rato O rato é um dispositivo fundamental no trabalho com um computador. A maioria dos sistemas operativos, ambientes de trabalho e programas de aplicação, funcionam em grande medida com base em símbolos e outros grafismos no ecrã, sobre os quais o rato deve actuar. O rato é um dispositivo fundamental no trabalho com um computador. A maioria dos sistemas operativos, ambientes de trabalho e programas de aplicação, funcionam em grande medida com base em símbolos e outros grafismos no ecrã, sobre os quais o rato deve actuar.

42 Teclado

43 Teclado O teclado é um dispositivo de entrada de informação indispensável num computador, pois é através dele que os utilizadores podem introduzir dados, dar instruções ao sistema operativo e utilizar os diversos programas disponíveis no PC. O teclado é um dispositivo de entrada de informação indispensável num computador, pois é através dele que os utilizadores podem introduzir dados, dar instruções ao sistema operativo e utilizar os diversos programas disponíveis no PC.

44 Ligação das peças que formam um PC

45 Caixa - (Interior)

46 Resolução de uma Avaria Se ligarmos o computador e este não arrancar normalmente, como devemos proceder?

47 Passos a efectuar numa avaria Verificação dos cabos; Verificação dos cabos; Falha na fonte de alimentação; Falha na fonte de alimentação; Deficiência grave no micro processador; Deficiência grave no micro processador; Pilha descarregada; Pilha descarregada; Motherboard (placa mãe) danificada Motherboard (placa mãe) danificada

48 Passos a efectuar numa avaria Quando ligamos o PC ele emite toques sonoros (bips), estes são pistas valiosas sobre o que está errado. Quando ligamos o PC ele emite toques sonoros (bips), estes são pistas valiosas sobre o que está errado. Antes de consultar a tabela de (bips), devemos examinar o manual da Motherboard, para comparar a tabela com as sequências de (bips) emitidos. Antes de consultar a tabela de (bips), devemos examinar o manual da Motherboard, para comparar a tabela com as sequências de (bips) emitidos.


Carregar ppt "Escola Prática de Formação e Tecnologia Rua Quinta da Armada Nº108 4710-340 Braga Tef. 253 248 742."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google