A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FÓRMULAS ESTILÍSTICAS Plural de modéstia, plural majestático, fórmulas de cortesia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FÓRMULAS ESTILÍSTICAS Plural de modéstia, plural majestático, fórmulas de cortesia."— Transcrição da apresentação:

1 FÓRMULAS ESTILÍSTICAS Plural de modéstia, plural majestático, fórmulas de cortesia

2 Fórmulas estilísticas: plural de modéstia Plural de modéstia: emprego dos verbos e pronomes na 1ª pessoa do plural (nós) em substituição da 1ª pessoa do singular (eu), como tratamento de humildade e proximidade com os leitores e ouvintes.

3 Fórmulas estilísticas: plural de modéstia Plural de modéstia: Frequente nos oradores dos mais diversos quadrantes ou em trabalhos científicos. Com esta fórmula linguística cria- se o efeito de expressão de um pensamento colectivo, suavizando o modo impositivo das afirmações. Ex: Queremos, com isto, dizer que é nossa intenção fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para resolver o problema.

4 Fórmulas estilísticas: plural majestático Plural majestático: fórmula idêntica ao plural de modéstia. Há contextos em que este uso da 1ª pessoa do plural, que se pretende de proximidade, é preferentemente tomado como sinal de engrandecimento e elevação de quem o usa. Ex: Nós, por graça de Deus rei de Portugal, declaramos ser nossa vontade aqui mandar erigir um templo que testemunhe esta nossa grande vitória.

5 Fórmulas estilísticas: fórmulas de cortesia Fórmulas de cortesia: -Imperfeito de cortesia: produz o efeito de distanciar cortesmente um pedido ou uma pergunta. (Queria um café, por favor.) -Terceira pessoa de cortesia: requerimentos dirigidos a pessoas de hierarquia superior (Ana Martins … solicita … / pede que lhe …)


Carregar ppt "FÓRMULAS ESTILÍSTICAS Plural de modéstia, plural majestático, fórmulas de cortesia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google